Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Conteúdo especial

Como serão os carros da F1, WEC e NASCAR em 2030?

Charles Bradley, editor-chefe do Motorsport.com, pediu a designers um exercício de futurologia ao imaginarem o que as pistas poderão aguardar daqui alguns anos

Fantasy F1 design of the future

"Há sempre a oportunidade de apresentar uma boa solução de design ao invés do contrário."

Esta é uma declaração que está em minha cabeça até hoje. O homem que disse isso, Peter Stevens, projetou o carro da McLaren de rua, bem como o Jaguar XJ220, duas criações fabulosas e icônicas. Ele tem um bom registro no esporte também, se envolvendo com o Subaru Impreza do WRC e do BMW V12 LMR.

Ele entrou em contato comigo há alguns anos, porque ficou enfurecido com as abominações visuais criadas pelos novos regulamentos dos bicos da F1 e eu lhe dei um palanque para desabafar sua raiva. Ele sentiu que os carros de F1 devem ter um visual bonito e ter o máximo de desempenho.

Como ele, acredito que o topo do esporte deve ter a excelência em design. E quando se trata de aerodinâmica, a F1 se sobressai claramente no mais alto grau.

"Um bom desenho pode melhorar os negócios"

Recentemente, falei com Nick Downes que desenhou os carros da Jordan no final dos anos 1990 e ele comentou como é irônico hoje a F1 ter aversão quando se fala de ousadia no design, algo que sempre esteve em seu DNA.

Downes entrou na esfera da competição após escrever cartas para construtores de automóveis, proprietários de equipe de F1 e Bernie Ecclestone, há 30 anos, sugerindo que "um bom projeto iria melhorar seus negócios". Acho que ainda é válido hoje (a propósito, Bernie respondeu a Nick, que projetou o logotipo 'voador' da F1).

Quando a Fórmula 1 redesenhou seu carro de 2009, provou que pode ousar e ser diferente. Mas não demorou muito para que todos aqueles apêndices aerodinâmicos voltasse a preencher as superfícies novamente.

Conclusão

Poderiam existir áreas em um carro de corrida que seriam 'zonas proibidas' para a equipe que cuida de aerodinâmica, em que desenhistas adicionariam algumas formas mais atraentes?

Pedimos a alguns designers a olharem para a frente, em 2030, em um exercício sem limites para mostrar como o esporte pode parecer daqui a 14 anos.

Portanto, tome alguns momentos para rever seus conceitos sobre o futuro de como o esporte a motor - da F1, passando pela LMP1 e até mesmo a NASCAR - pode ter como visual.

Confira a galeria abaixo e diga o que você achou

O carro da F1 de 2030
O carro da F1 de 2030
O carro da F1 de 2030
O carro da F1 de 2030
O carro da F1 de 2030
O carro da LMP1 de 2030
O carro da LMP1 de 2030
O carro da LMP1 de 2030
O carro da LMP1 de 2030
O carro da LMP1 de 2030
O carro da NASCAR de 2030
O carro da NASCAR de 2030
O carro da NASCAR de 2030
O carro da NASCAR de 2030
O carro da NASCAR de 2030
O carro da NASCAR de 2030
O carro da NASCAR de 2030
17
Artigo anterior Pilotos estão entre os mais bem pagos em lista da Forbes
Próximo artigo Fim de semana teve novo líder na F1 e "varrida" na NASCAR

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros