Recomendado para você

Fraga segue na ponta: confira a classificação da Stock Car após a etapa noturna de Cuiabá

Fraga segue na ponta: confira a classificação da Stock Car após a etapa noturna de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Fraga segue na ponta: confira a classificação da Stock Car após a etapa noturna de Cuiabá
ESPN transmite a estreia de Diogo Moreira na MotoGP; confira horários do teste de pós-temporada em Valência

ESPN transmite a estreia de Diogo Moreira na MotoGP; confira horários do teste de pós-temporada em Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
ESPN transmite a estreia de Diogo Moreira na MotoGP; confira horários do teste de pós-temporada em Valência
VÍDEO: F1 faz parceria com Fortnite e lança itens das equipes; veja trailer

VÍDEO: F1 faz parceria com Fortnite e lança itens das equipes; veja trailer

Fórmula 1
Fórmula 1
VÍDEO: F1 faz parceria com Fortnite e lança itens das equipes; veja trailer
CEO da McLaren queria Valentino Rossi na Indy 500, diz jornalista

CEO da McLaren queria Valentino Rossi na Indy 500, diz jornalista

Indy
Indy
CEO da McLaren queria Valentino Rossi na Indy 500, diz jornalista
Yamaha confirma troca para motores V4 na MotoGP a partir de 2026

Yamaha confirma troca para motores V4 na MotoGP a partir de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Yamaha confirma troca para motores V4 na MotoGP a partir de 2026
Hamilton critica pilotos aposentados e promete apoio aos novatos da F1

Hamilton critica pilotos aposentados e promete apoio aos novatos da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Hamilton critica pilotos aposentados e promete apoio aos novatos da F1
VÍDEO: Morbidelli bate antes da largada em Valência, fratura a mão e está fora do teste de pós-temporada da MotoGP

VÍDEO: Morbidelli bate antes da largada em Valência, fratura a mão e está fora do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
VÍDEO: Morbidelli bate antes da largada em Valência, fratura a mão e está fora do teste de pós-temporada da MotoGP
Temporada 2 da A2RL termina de forma dramática

Temporada 2 da A2RL termina de forma dramática

Patrocinado
Patrocinado
Temporada 2 da A2RL termina de forma dramática
Patrocinado

Finais da Temporada 2 da A2RL mostram que muita coisa pode acontecer em pouco tempo

A tecnologia evolui rapidamente na temporada da Abu Dhabi Autonomous Racing League

A2RL event in Abu Dhabi

A2RL event in Abu Dhabi

Foto de: Spacesuit Media / A2RL

A segunda temporada da A2RL chegou a uma conclusão emocionante no Circuito Yas Marina de Abu Dhabi, com a atual campeã TUM cruzando a linha de chegada em uma final com seis carros autônomos, a primeira do mundo.

Leia também:

18 meses após o primeiro evento da categoria, a segunda temporada da Abu Dhabi Autonomous Racing League mostrou o quanto as equipes e suas tecnologias evoluíram. Enquanto o evento de 2024 mostrou a prova de conceito, a final de 2025 provou a rapidez e o sucesso com que a tecnologia pode evoluir.

A2RL event in Abu Dhabi

Evento A2RL em Abu Dhabi

Foto de: Spacesuit Media / A2RL

O final da temporada da A2RL contou com três eventos. Uma corrida Silver composta por testes de tempo em que Code-19, FRVIAV, TGM, Fly Eagle e Rapson percorreram o traçado norte do Circuito Yas Marina o mais rápido possível. No final, a TGM garantiu uma vitória convincente.

Este ano viu o retorno de um evento de destaque em 2024: Human Vs AI (Humano x IA). O ás da F1 Daniil Kvyat, mais uma vez, enfrentou um piloto da A2RL - este ano da atual campeã TUM - no Circuito Yas Marina. No primeiro ano, Kvyat superou a máquina não tripulada por uma margem convincente, mas este ano prometeu uma diferença muito menor.

Nos testes, o carro da TUM registrou tempos competitivos, o que significa que havia um desafio maior para o piloto da primeira divisão. Os dois lutaram em uma perseguição emocionante. Kvyat deu ao piloto autônomo uma vantagem de 10 segundos e, depois de duas voltas de aquecimento com a estrela da F1 mantendo a distância, a perseguição começou.

Com apenas 10 voltas no traçado norte do Circuito Yas Marina para alcançar seu concorrente, o carro de Kvyat diminuiu a diferença de forma convincente nas primeiras voltas, ficando a uma distância mínima até o final da última volta. A exibição terminou com a IA cruzando a linha de chegada menos de um segundo à frente do humano - um grande salto em relação à reunião inaugural da série que mostra o quanto os pilotos de IA evoluíram.

A diferença de um ano para o outro mostra que, nesse ambiente extremo do mundo real, é possível fazer progressos. A lacuna tecnológica está diminuindo diante de um público ao vivo, e a A2RL não tem medo de mostrar seu funcionamento.

A progressão ano a ano fica clara no resultado, mostrando novamente um rápido progresso. Kvyat acrescentou: "Se olharmos para trás, quando o desenvolvimento da A2RL começou há alguns anos, com talvez minutos de diferença entre um piloto humano e o carro com IA, para 10 segundos em nossa primeira exibição no ano passado, e agora a diferença foi reduzida drasticamente para frações de segundo, o progresso é impressionante. Como entusiasta de tecnologia e piloto, é fantástico fazer parte desse desenvolvimento desde o início. Estar na pista com um piloto de IA é diferente de tudo e foi divertido trazer uma batalha emocionante para os fãs nesta noite".

Daniil Kvyat at the A2RL event in Abu Dhabi

Daniil Kvyat no evento A2RL em Abu Dhabi

Foto de: Spacesuit Media / A2RL

Com a multidão devidamente aquecida, era hora da final. É justo dizer que a grande final de 2024 foi um pouco... atrofiada. Por ter sido o primeiro evento desse tipo e com uma tecnologia que ainda estava engatinhando, o fato de ter acontecido foi incrível, mas com apenas um carro cruzando a linha de chegada na primeira vez, a pressão era grande para que o evento de 2025 fosse bem-sucedido.

Unimore, Kinetiz, TII Racing, PoliMOVE, Constructor e a atual campeã TUM deram a largada em uma cacofonia de ruídos maravilhosos movidos a Honda. Os pilotos derivados da Super Formula SF23 fizeram um show espetacular. A ausência de pilotos humanos acrescenta um ar extra de mistério aos procedimentos - cada IA é programada de forma diferente, na esperança de ser a mais rápida e de não se prender em outro carro (ou em uma parede). Como espectadores, não tínhamos ideia do que esperar - como eles reagiriam a cada desafio? Assim como os humanos macios e moles, eles têm seus próprios estilos e (mais ou menos) personalidades, mas como são relativamente novos, não sabíamos como eles eram. E, é claro, os pilotos de IA que conhecemos no ano passado evoluíram bastante.

Na final de 20 voltas, a TUM liderou até que uma ultrapassagem ousada da Unimore colocou os campeões em segundo lugar. Os dois disputaram com velocidades de mais de 200 km/h, encantando os torcedores nas arquibancadas. A distância entre os líderes e o resto do pelotão era mais do que respeitável, e a vitória de Unimore parecia garantida. Até que... o retardatário Constructor vacilou no meio da curva, parando. O carro da Unimore fez o possível para evitar o obstáculo, mas bateu nele, deslizando para fora da pista com danos na parte dianteira e saindo da corrida. Depois de uma bandeira amarela em toda a pista, a corrida recomeçou. A liderança da TUM era imponente e, exceto por uma infeliz rodada da Kinetiz, a corrida terminou com quatro carros cruzando a linha com confiança.

A2RL event in Abu Dhabi

Evento A2RL em Abu Dhabi

Foto de: Spacesuit Media / A2RL

Depois de uma corrida tensa com emoções, a TUM cruzou a linha confortavelmente em primeiro lugar para se tornar a campeã da A2RL de 2025, levando para casa a glória e uma boa parte do prêmio de 2,25 milhões de dólares.

Dr. Ing. Markus Lienkamp, chefe de 1equipe da TUM, foi sincero sobre o que aconteceu: [1] [2] "Na corrida final, largamos na pole, mas sabíamos que a Unimore estava atrás de nós. Na última sessão de treinamento, a Unimore estava ficando cada vez mais rápida, especialmente com pneus frios, e não podíamos melhorar muito mais com pneus frios porque nossos algoritmos não permitem isso - queríamos ser um pouco seguros... Eu esperava que eles nos ultrapassassem na volta 2. E foi o que aconteceu."

A2RL event in Abu Dhabi

Evento A2RL em Abu Dhabi

Foto de: Spacesuit Media / A2RL

O Prof. Dr.-Ing. Lienkamp acrescentou que eles esperavam se aproximar à medida que a borracha esquentasse, esperando eventualmente recuperar a primeira posição. Até que aconteceu o acidente. "Foi uma pena para nós, pois queríamos ver a ação com a Unimore até o final", lamentou o Prof. Lienkamp lamentou.

Marko Bertogna, chefe da Unimore Racing, acrescentou: "Fiquei muito, muito feliz com o desempenho que mostramos, fomos muito estáveis, atingindo o nível profissional que tivemos... A ultrapassagem que fizemos foi em nível profissional. Estou incrivelmente feliz com o resultado tecnológico, menos feliz com o resultado final."

A2RL event in Abu Dhabi

Evento A2RL em Abu Dhabi

Foto de: Spacesuit Media / A2RL

18 meses é muito tempo no mundo da tecnologia, e a diferença entre esta temporada e a anterior é evidente. Ninguém está mais satisfeito com seu progresso do que Stephane Timpano, CEO da ASPIRE (organizadora da A2RL e parte do Conselho de Pesquisa de Tecnologia Avançada do governo dos Emirados Árabes Unidos): "O que aconteceu hoje à noite não é apenas incrível - é o resultado de um trabalho muito árduo realizado por todas as equipes e pela equipe técnica da A2RL, que se empenhou tanto na tecnologia nos últimos 18 meses. Foi ótimo ver Abu Dhabi tão engajada e o público sentindo a emoção que se vê nas corridas profissionais".

Com o evento deste ano chegando ao fim, as equipes voltarão para casa com mais dados, mais ideias e mais motivação do que nunca para tornar a temporada de 2026 ainda mais selvagem e bem-sucedida do que antes. Veremos como o trabalho delas será recompensado no próximo ano.

Artigo anterior Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia
Próximo artigo Temporada 2 da A2RL termina de forma dramática

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros