IMSA: Derani e Fraga lideram após etapa de Watkins Glen
Brasileiros também dominam campeonato norte-americano de endurance

Pipo Derani conquistou seu terceiro pódio na temporada 2023 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, neste domingo (25), com o segundo lugar nas 6 Horas de Watkins Glen, quinta etapa do campeonato e a terceira válida pelo Campeonato Norte-americano de Endurance.
Vencedor das 12 Horas de Sebring, em março, Derani também foi ao pódio com o #31 Whelen Engineering Cadillac V-Series.R na etapa anterior, em Laguna Seca, com um terceiro lugar.
Com o resultado, Derani e o britânico Alexander Sims voltaram à liderança geral do IMSA, com 1602 pontos, contra 1538 dos vice-líderes Connor De Phillippi e Nick Yelloy, que venceram a prova no domingo, após a desclassificação por irregularidade técnica no Porsche 963 de Nick Tandy e Mathieu Jaminet, que havia cruzado a linha de chegada em primeiro.
Pelo Campeonato Norte-Americano de Endurance, que inclui as quatro provas longas da temporada, Derani e Sims lideram junto com o companheiro Jack Aitken, que também esteve a bordo do Cadillac #31 em Glen. Os três somam 33 pontos, contra 26 de Filipe Albuquerque, Louis Deletraz e Rick Taylor.
“O carro esteve bom o tempo todo. Infelizmente, no penúltimo pit stop, tivemos um problema com a pressão dos pneus, que comprometeu o nosso ritmo. Depois, fui bloqueado por um GT e acabamos nos tocando”, contou Derani.
“A partir daí, nossa corrida já estava comprometida e não tínhamos como chegar no líder. Mas, no geral, foram pontos importantes, então, vamos seguir lutando”, completou o brasileiro de 29 anos.
Já Felipe Fraga, venceu a etapa de Watkins Glen, só que na classe LMP3. O brasileiro esteva ao lado de Gar Robinson e de Josh Burdon. O trio também lidera na tabela geral da classe e também no campeonato Endurance.
Outro brasileiro que conseguiu grande resultado foi Daniel Serra, que ao lado de Davide Rigon, terminou a etapa levando a Ferrari 296 GT3 à segunda posição. A vitória ficou com a dupla do Lexus RC F GT3 de Jack Hawksworth e Ben Barnicoat.
Os outros brasileiros não tiveram boa jornada, com Pietro Fittipaldi (LMP2), Felipe Nasr (GTP) e Augusto Farfus (GTP) não completando a corrida.
Resultados
Cla | Classe | # | Piloto | Chassi | Voltas | Tempo | Dif. | Intervalo | Abandono | Pits | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | GTP | 25 | BMW M Hybrid V8 | 201 | 6:03'09.715 | 2.120 | 2.120 | 9 | |||||
2 | GTP | 31 | Cadillac V-Series.R | 201 | 6:03'21.793 | 14.198 | 12.078 | 7 | |||||
3 | GTP | 60 | Acura ARX-06 | 201 | 6:03'30.136 | 22.541 | 8.343 | 9 | |||||
4 | GTP | 5 | Porsche 963 | 199 | 6:03'55.761 | 2 Laps | 2 Laps | 7 | |||||
5 | GTP | 01 | Cadillac V-Series.R | 197 | 6:03'57.781 | 4 Laps | 2 Laps | 13 | |||||
6 | LMP2 | 04 | Nolan Siegel |
ORECA LMP2 07 | 196 | 6:03'12.433 | 5 Laps | 1 Lap | 7 | ||||
7 | LMP2 | 18 | Christian Rasmussen |
ORECA LMP2 07 | 196 | 6:03'12.758 | 5 Laps | 0.325 | 8 | ||||
8 | LMP2 | 52 | Alex Quinn |
ORECA LMP2 07 | 196 | 6:03'38.709 | 5 Laps | 25.951 | 7 | ||||
9 | LMP2 | 35 | ORECA LMP2 07 | 195 | 6:03'09.245 | 6 Laps | 1 Lap | 10 | |||||
10 | LMP2 | 8 | ORECA LMP2 07 | 195 | 6:04'08.010 | 6 Laps | 58.765 | 13 | |||||
11 | LMP2 | 88 | ORECA LMP2 07 | 193 | 6:03'32.007 | 8 Laps | 2 Laps | 10 | |||||
12 | LMP3 | 74 | Ligier JS P320 | 189 | 6:03'40.345 | 12 Laps | 4 Laps | 5 | |||||
13 | LMP3 | 30 | Ligier JS P320 | 189 | 6:03'44.634 | 12 Laps | 4.289 | 5 | |||||
14 | LMP3 | 17 | Duqueine D08 | 189 | 6:03'50.460 | 12 Laps | 5.826 | 6 | |||||
15 | LMP3 | 36 | Glenn van |
Ligier JS P320 | 188 | 6:03'15.339 | 13 Laps | 1 Lap | 8 | ||||
16 | LMP3 | 13 | Duqueine D08 | 188 | 6:03'17.742 | 13 Laps | 2.403 | 7 | |||||
17 | LMP3 | 4 | Seth Lucas Tonis Kasemets |
Ligier JS P320 | 187 | 6:03'30.893 | 14 Laps | 1 Lap | 8 | ||||
18 | LMP3 | 33 | Ligier JS P320 | 187 | 6:03'46.125 | 14 Laps | 15.232 | 8 | |||||
19 | LMP3 | 54 | Jason Rabe Andrew Pinkerton |
Ligier JS P320 | 185 | 6:03'34.704 | 16 Laps | 2 Laps | 10 | ||||
20 | GTD | 12 | Lexus RC F GT3 | 183 | 6:03'19.892 | 18 Laps | 2 Laps | 5 | |||||
21 | GTD PRO | 14 | Lexus RC F GT3 | 183 | 6:03'25.979 | 18 Laps | 6.087 | 6 | |||||
22 | GTD PRO | 62 | Ferrari 296 GT3 | 183 | 6:03'27.343 | 18 Laps | 1.364 | 7 | |||||
23 | GTD PRO | 3 | Corvette C8.R GTD | 183 | 6:03'28.559 | 18 Laps | 1.216 | 8 | |||||
24 | GTD PRO | 79 | Mercedes AMG GT3 | 183 | 6:03'36.787 | 18 Laps | 8.228 | 6 | |||||
25 | GTD | 1 | BMW M4 GT3 | 183 | 6:03'37.453 | 18 Laps | 0.666 | 7 | |||||
26 | GTD | 16 | Porsche 911 GT3 R (992) | 183 | 6:03'43.707 | 18 Laps | 6.254 | 8 | |||||
27 | GTD PRO | 023 | Aston Martin Vantage GT3 | 183 | 6:03'51.029 | 18 Laps | 7.322 | 9 | |||||
28 | GTD | 66 | Sheena Monk |
Acura NSX GT3 | 183 | 6:03'54.273 | 18 Laps | 3.244 | 6 | ||||
29 | GTD PRO | 9 | Porsche 911 GT3 R (992) | 183 | 6:03'58.185 | 18 Laps | 3.912 | 7 | |||||
30 | GTD | 27 | Aston Martin Vantage GT3 | 183 | 6:04'01.064 | 18 Laps | 2.879 | 7 | |||||
31 | GTD | 23 | Onofrio Triarsi Charles Scardina |
Ferrari 296 GT3 | 183 | 6:04'01.918 | 18 Laps | 0.854 | 8 | ||||
32 | GTD | 78 | Patrick Liddy |
Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 183 | 6:04'03.348 | 18 Laps | 1.430 | 7 | ||||
33 | GTD | 93 | Acura NSX GT3 | 183 | 6:04'04.772 | 18 Laps | 1.424 | 7 | |||||
34 | GTD | 44 | Aston Martin Vantage GT3 | 183 | 6:04'05.910 | 18 Laps | 1.138 | 6 | |||||
35 | GTD | 92 | Porsche 911 GT3 R (992) | 183 | 6:04'06.449 | 18 Laps | 0.539 | 8 | |||||
36 | dnf | LMP3 | 85 | Daniel Goldburg |
Duqueine D08 | 182 | 5:56'35.570 | 19 Laps | 1 Lap | Retirement | 8 | ||
37 | GTD | 77 | Porsche 911 GT3 R (992) | 182 | 6:03'13.984 | 19 Laps | 6'38.414 | 8 | |||||
38 | GTD | 32 | Mercedes AMG GT3 | 182 | 6:03'17.251 | 19 Laps | 3.267 | 8 | |||||
39 | LMP2 | 11 | ORECA LMP2 07 | 182 | 6:03'18.686 | 19 Laps | 1.435 | 13 | |||||
40 | GTD | 96 | BMW M4 GT3 | 182 | 6:03'25.238 | 19 Laps | 6.552 | 8 | |||||
41 | GTD | 80 | Seb Priaulx |
Porsche 911 GT3 R (992) | 182 | 6:03'29.301 | 19 Laps | 4.063 | 8 | ||||
42 | GTD | 70 | McLaren 720S GT3 EVO | 182 | 6:03'35.965 | 19 Laps | 6.664 | 8 | |||||
43 | GTD | 83 | Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 182 | 6:03'36.317 | 19 Laps | 0.352 | 7 | |||||
44 | GTD | 91 | Alan Metni |
Porsche 911 GT3 R (992) | 181 | 6:03'08.434 | 20 Laps | 1 Lap | 11 | ||||
45 | dnf | GTD PRO | 95 | BMW M4 GT3 | 179 | 5:54'14.056 | 22 Laps | 2 Laps | Retirement | 8 | |||
46 | dnf | GTP | 10 | Acura ARX-06 | 176 | 5:24'19.736 | 25 Laps | 3 Laps | Retirement | 10 | |||
47 | dnf | GTD | 47 | Ferrari 296 GT3 | 158 | 5:17'52.933 | 43 Laps | 18 Laps | Retirement | 9 | |||
48 | dnf | GTD PRO | 61 | Ferrari 296 GT3 | 134 | 5:14'51.113 | 67 Laps | 24 Laps | Retirement | 10 | |||
49 | dnf | LMP3 | 38 | Christopher Allen Connor Bloum Alex Kirby |
Ligier JS P320 | 109 | 3:33'39.581 | 92 Laps | 25 Laps | Retirement | 3 | ||
50 | dnf | GTD PRO | 63 | Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 108 | 3:33'38.603 | 93 Laps | 1 Lap | Retirement | 4 | |||
51 | dnf | GTD | 42 | Luke Berkeley |
Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 105 | 3:33'37.593 | 96 Laps | 3 Laps | Retirement | 6 | ||
52 | GTP | 7 | Porsche 963 | 100 | 6:03'49.233 | 101 Laps | 5 Laps | 8 | |||||
53 | dnf | LMP2 | 20 | ORECA LMP2 07 | 60 | 5:16'19.569 | 141 Laps | 40 Laps | Retirement | 10 | |||
54 | dnf | GTD | 57 | Mercedes AMG GT3 | 32 | 1:15'06.174 | 169 Laps | 28 Laps | Retirement | 2 | |||
55 | dnf | LMP2 | 51 | ORECA LMP2 07 | 7 | 19'22.140 | 194 Laps | 25 Laps | Retirement | 1 | |||
56 | dnf | GTP | 24 | BMW M Hybrid V8 | 0 |
Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate se já há como comparar Verstappen e Senna na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.