Newgarden vence final da Indy em St. Pete, mas Dixon é terceiro e confirma o hexa
Pole position com a Penske, australiano Will Power fez trapalhadas e foi o 'vilão' da corrida que consagrou o neozelandês
Em um final de temporada espetacular no GP de St. Pete neste domingo, o norte-americano Josef Newgarden brilhou para vencer mais uma prova da IndyCar com a Penske, mas viu o rival Scott Dixon conquistar o título de 2020.
O veterano neozelandês chegou em terceiro para assegurar o hexacampeonato da maior categoria de monopostos dos Estados Unidos, consagrando mais uma boa estratégia da Chip Ganassi. O mexicano Pato O'Ward teve atuação sólida e terminou em segundo com a McLaren.
A corrida
Na largada, Power manteve a ponta, à frente da trinca da Andretti, composta pelos norte-americanos Alexander Rossi e Herta, além do canadense James Hinchcliffe. Já os candidatos ao título começaram de forma conservadora, com Dixon ficando em 11º e Newgarden em oitavo.
Logo no começo da prova, Power cometeu um erro, foi ultrapassado pelos concorrentes da Andretti e caiu para quarto. Na briga pelo campeonato, Newgarden manteve sua posição e Dixon subiu para 10º.
Na 20ª volta de um total de 100, Newgarden aparecia em sétimo, dois postos à frente de Dixon. No pelotão da frente, as posições se mantiveram, com Rossi na ponta, seguido por Herta, Hinchcliffe e Power. O'Ward fechava o top-5.
Dez giros depois, Dixon fez seu pit stop. Newgarden também parou e retornou à disputa dois postos à frente do rival, no meio do bolo. Na volta 32, Power foi para os boxes e voltou à pista perto do companheiro de Penske, mas acabou atrapalhando Newgarden.
No fim das contas, não houve maiores incidentes e Newgarden apareceu em sexto, com Power em oitavo e Dixon em 11º. À frente, os pilotos da Andretti fizeram seus pit stops e mantiveram a ponta, com Rossi na liderança, seguido por Herta e Hinchcliffe.
Na volta 37, Power voltou a se atrapalhar e causou a primeira bandeira amarela, após dar uma bater no muro e dar 'chilique' (veja abaixo). Na relargada, Newgarden saltou para quarto, mas logo houve outro acidente. Desta vez, com o norte-americano Santino Ferrucci, da Dale Coyne.
Após a saída do pace car, o carro de segurança da Indy, outro acidente, agora com o neozelandês Scott McLaughlin, novo piloto da Penske, e o holandês Rinus VeeKay, eleito o 'novato do ano' com a Dale Coyne.
A relargada seguinte não teve batidas e Rossi se manteve na liderança, à frente de Herta, Hinchcliffe, Newgarden, O'Ward e Dixon. Na volta 63, porém, Herta escapou e perdeu a vice-liderança, voltando ao traçado atrás de Rossi, Hinchcliffe e Newgarden.
Três giros depois, Newgarden fez novo pit stop. Dixon parou na sequência e voltou em 11º, dois postos atrás do rival. O pelotão da Andretti também fez paradas, mas Rossi escapou e bateu logo na sequência, causando nova bandeira amarela a 30 voltas do fim.
Após a relargada, feita no giro de nº 75, Herta apareceu na liderança, à frente de Hinchcliffe. O novato espanhol Alex Palou, da Dale Coyne, saltou para terceiro, seguido por Newgarden, O'Ward e Dixon.
Mas a 'paz' no GP de St. Pete não durou muito, já que o norte-americano Marco Andretti teve furo de pneu e bateu a máquina da equipe da família. Logo na sequência, quem teve problemas foi Hinchcliffe, que errou e quebrou a asa dianteira. Nova bandeira amarela.
A relargada não demorou e Newgarden foi com tudo para cima, passando Palou e Herta, que perdeu duas posições. Na sequência, quem vacilou foi Palou, promovendo Dixon momentaneamente a terceiro, atrás de Herta e do líder Newgarden. Veja no vídeo abaixo:
Entretanto, a bandeira amarela logo tremulou. A batida da vez foi com o novato norte-americano Oliver Askew, que está de saída da McLaren. De todo modo, o outro piloto da equipe soube aproveitar.
Na relargada, O'Ward se consolidou no pelotão da frente e apareceu em segundo após novo erro de Herta, que caiu para o meio do bolo. Com isso, Dixon voltou ao terceiro posto, que havia sido brevemente perdido. As posições se mantiveram e o neozelandês pôde celebrar.
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Mph | Pits | Abandono |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Josef Newgarden | Team Penske | 100 | 2:06'12.594 | 85.572 | 2 | |||
2 | 5 | Patricio O'Ward | Arrow McLaren SP | 100 | 2:06'16.735 | 4.140 | 4.140 | 85.525 | 2 | |
3 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 100 | 2:06'18.750 | 6.156 | 2.015 | 85.502 | 2 | |
4 | 14 | Sébastien Bourdais | A.J. Foyt Enterprises | 100 | 2:06'20.008 | 7.413 | 1.257 | 85.488 | 3 | |
5 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 100 | 2:06'22.347 | 9.752 | 2.339 | 85.462 | 2 | |
6 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | 100 | 2:06'23.172 | 10.577 | 0.824 | 85.452 | 2 | |
7 | 8 | Marcus Ericsson | Chip Ganassi Racing | 100 | 2:06'23.664 | 11.069 | 0.492 | 85.447 | 3 | |
8 | 4 | Charlie Kimball | A.J. Foyt Enterprises | 100 | 2:06'28.452 | 15.858 | 4.788 | 85.393 | 2 | |
9 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | 100 | 2:06'28.969 | 16.374 | 0.516 | 85.387 | 2 | |
10 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | 100 | 2:06'29.369 | 16.774 | 0.400 | 85.383 | 2 | |
11 | 88 | Colton Herta | Andretti Harding Steinbrenner Autosport | 100 | 2:06'36.809 | 24.214 | 7.440 | 85.299 | 2 | |
12 | 59 | Max Chilton | Carlin | 100 | 2:06'43.067 | 30.472 | 6.257 | 85.229 | 3 | |
13 | 55 | Alex Palou | Dale Coyne Racing with Team Goh | 100 | 2:06'56.173 | 43.579 | 13.106 | 85.082 | 5 | |
14 | 26 | James Hinchcliffe | Andretti Autosport | 100 | 2:07'16.660 | 1'04.066 | 20.487 | 84.854 | 4 | |
15 | 21 | Rinus Kalmthout | Ed Carpenter Racing | 98 | 2:06'42.716 | 2 Laps | 2 Laps | 83.528 | 4 | |
16 | 7 | Oliver Askew | Arrow McLaren SP | 98 | 2:06'44.803 | 2 Laps | 2.087 | 83.505 | 3 | |
17 | 20 | Conor Daly | Ed Carpenter Racing | 98 | 2:06'45.131 | 2 Laps | 0.327 | 83.502 | 5 | |
18 | 10 | Felix Rosenqvist | Chip Ganassi Racing | 98 | 2:06'48.202 | 2 Laps | 3.070 | 83.468 | 5 | |
19 | 60 | Jack Harvey | Michael Shank Racing | 97 | 2:06'43.786 | 3 Laps | 1 Lap | 82.664 | 3 | |
20 | 98 | Marco Andretti | Andretti Herta Autosport with Marco & Curb-Agajani | 74 | 1:32'27.264 | 26 Laps | 23 Laps | 86.443 | 3 | Acidente |
21 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | 69 | 1:24'03.831 | 31 Laps | 5 Laps | 88.647 | 2 | Acidente |
22 | 3 | Scott McLaughlin | Team Penske | 46 | 55'37.108 | 54 Laps | 23 Laps | 89.323 | 2 | Acidente |
23 | 18 | Santino Ferrucci | Dale Coyne Racing with Vasser Sullivan | 40 | 45'16.537 | 60 Laps | 6 Laps | 95.416 | 1 | Acidente |
24 | 12 | Will Power | Team Penske | 35 | 37'21.460 | 65 Laps | 5 Laps | 101.184 | 1 | Acidente |
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