Helio Castroneves dá show e faz história ao vencer 500 Milhas de Indianápolis pela quarta vez
Top 3 foi completado pelos pilotos Álex Palou e Simon Pagenaud; Kanaan foi 10º e Pietro Fittipaldi 25º
Hlio Castroneves foi o grande destaque da 105ª edição das 500 Milhas de Indianápolis depois de superar Álex Palou na prova neste domingo (30). Com a vitória, o brasileiro garantiu o tetra e entrou para o hall dos maiores vencedores das 500 Milhas. Apenas três pilotos têm quatro vitórias na corrida: Anthony Joseph Foyt, Al Unser e Rick Mears.
O top 3 foi completado por Palou e Simon Pagenaud. Já os brasileiros Tony Kanaan e Pietro Fittipaldi terminaram em 10º e em 25º, respectivamente
A prova da Indy, que contou com o maior público de um evento esportivo desde o início da pandemia da Covid-19 no primeiro semestre de 2020, apresentou uma luta intensa entre Castroneves e Palou até a última volta.
O Início da prova
Antes mesmo da largada da 105ª edição da Indy500, Will Power apresentou problemas e precisou ir para os boxes na volta de apresentação. O piloto australiano voltou à pista rapidamente.
A largada da corrida foi tranquila e sem incidentes. Colton Herta pulou na frente de Scott Dixon e assumiu a ponta. O brasileiro Hélio Castroneves ganhou duas posições também logo nos estágios iniciais, subindo para o sexto lugar.
Pietro Fittipaldi teve um começo de prova complicado. O piloto largou em 13º lugar e na volta 6 já havia perdido três posições, ficando em 16º.
O piloto de 20 anos Rinus Veekay, que fez o terceiro melhor tempo na classificação, administrou ultrapassagens em cima de Herta e Dixon, assumindo a liderança da corrida ainda nas primeiras voltas.
Em uma luta entre brasileiros, Castroneves levou a melhor e fez uma ultrapassagem sobre Tony Kanaan na volta 17, se colocando no top-5.
Stefan Wilson causou uma confusão no pitlane na volta 32. Ao entrar para fazer sua primeira parada no primeiro quarto, Wilson perdeu o controle do carro e bateu no muro dentro da área dos boxes, causando uma bandeira amarela. O piloto britânico teve que abandonar a prova logo após o acidente, registrando apenas 12 pontos na corrida.
Dixon teve sua estratégia atrapalhada por conta da batida de Wilson. Na hora de ir aos boxes, o piloto da Chip Ganassi tinha muito pouco combustível e, por isso, teve problemas para sair do pitlane. O australiano conseguiu sair, mas foi de uma ponta à outra do grid, voltando apenas na 31ª posição, duas voltas atrás dos líderes. Alex Rossi também perdeu muito tempo nos boxes e voltou atrás de Dixon, em 32º.
Na volta 46, Will Power sofreu uma punição por não manter o ritmo atrás do safety car.
A relargada aconteceu na volta 47 e o brasileiro Hélio Castroneves rapidamente saltou duas posições, assumindo o terceiro lugar.
Fechando o primeiro quarto, Daly fez uma ultrapassagem sobre Veekay e garantiu a ponta na volta 50.
Segundo quarto da prova
Na volta 69, Helio Castroneves se colocou na segunda posição ao ultrapassar Colton Herta. Daly mantinha a liderança até a volta 72 - quando fez sua parada - e o brasileiro assumiu a ponta. O P1 de Castroneves, no entanto, durou pouco. O piloto foi para os boxes na volta 78 para trocar os pneus.
Na volta 100, o top-5 era Daly, Veekay, O'ward, Hunter-Reay e Herta.
Terceiro quarto da prova
No início do terceiro quarto da prova, na volta 105, os brasileiros Helio Castroneves, Tony Kanaan e Pietro Fittipaldi estavam em 5º, 22º e 25º. Castroneves logo subiu para a terceira posição, na volta 111- ficando atrás apenas de O'Ward e Palou.
O piloto da Penske, Scott McLaughlin tomou uma punição na volta 117 por ter entrado muito rápido no pitlane e ter colocado os mecânicos em risco - ao tentar frear, o neozelandês quase perdeu o controle do monoposto.
Graham Rahal protagonizou o segundo acidente da corrida.
No volta 119, terceiro quarto da prova, o carro de Rahal não teve a roda traseira esquerda bem presa em sua parada nos boxes. Ao sair dos pitlane, portanto, a roda se soltou, fazendo com que o monoposto do piloto atingisse o muro com força. Conor Daly atropelou o pneu voador do carro do norte-americano e a segunda bandeira da corrida foi acionada. Os pilotos Hélio Castroneves e Álex Palou passavam ao lado de Rahal no momento da batida.
Helinho foi para cima de Palou na relargada, na volta 125, e assumiu a liderança passando por fora na curva um. Na sequência, Palou ainda perdeu a segunda posição para O'Ward, que superou Helinho já na volta seguinte.
Aparentemente, Castroneves usou a estratégia de não correr na ponta durante a prova, na tentativa de economizar combustível e pneus.
Com a parada do líder Palou, o top-5 na volta 150 era: Castroneves, O'ward, Power, Montoya e Ericsson.
Últimas 50 voltas
Faltando 46 voltas para o fim, Pietro Fittipaldi apresentava um bom desempenho na quinta colocação e rapidamente saltou para o quarto lugar - ficando à frente de Scott Dixon.
A apenas 43 voltas para o fim da corrida, o top-5 era: Rosenqvist, Fittipaldi, Dixon, Bourdais e Jones.
Dixon, na ponta, tenta postergar o máximo a sua parada e vai para os boxes faltando 38 voltas para o encerramento da prova. Deste modo, Palou se coloca na primeira posição, seguido de Hélio Castroneves.
Faltando 31 voltas, Castroneves ataca o espanhol Álex Palou e assume a ponta - os pilotos fazem suas últimas paradas logo em seguida.
A luta entre os dois continua. Na volta 185, Helio foi para o ataque sobre Palou e completa a ultrapassagem, mas, em seguida, perde a posição para o espanhol.
Faltando apenas 10 voltas, o top-5 era: Rosenqvist, Sato, Palou, Castroneves e O'Ward.
Hélio Castroneves, há 6 voltas para o fim, se encaminha para o tetracampeonato na Indy500. O piloto assume a ponta, seguido de Álex Palou.
Depois de uma intensa luta entre os pilotos, Castroneves se segura na liderança e vence a corrida. Os brasileiros Tony Kanaan e Pietro Fittipaldi terminaram em 10º e em 25º, respectivamente.
Veja o resultado:
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Mph | Pits | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 06 | Helio Castroneves | Michael Shank Racing | 200 | 2:37'19.384 | 190.690 | 5 | ||||||
2 | 10 | Alex Palou | Chip Ganassi Racing | 200 | 2:37'19.877 | 0.492 | 0.492 | 190.680 | 5 | ||||
3 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | 200 | 2:37'19.947 | 0.562 | 0.069 | 190.679 | 6 | ||||
4 | 5 | Patricio O'Ward | Arrow McLaren SP | 200 | 2:37'20.325 | 0.940 | 0.378 | 190.671 | 5 | ||||
5 | 20 | Ed Carpenter | Ed Carpenter Racing | 200 | 2:37'20.627 | 1.242 | 0.301 | 190.665 | 5 | ||||
6 | 45 | Santino Ferrucci | Rahal Letterman Lanigan Racing | 200 | 2:37'28.472 | 9.087 | 7.845 | 190.507 | 6 | ||||
7 | 24 | Sage Karam | Dreyer & Reinbold Racing | 200 | 2:37'32.820 | 13.435 | 4.348 | 190.419 | 5 | ||||
8 | 21 | Rinus Kalmthout | Ed Carpenter Racing | 200 | 2:37'33.626 | 14.241 | 0.805 | 190.403 | 5 | ||||
9 | 86 | Juan Pablo Montoya | Arrow McLaren SP | 200 | 2:37'34.265 | 14.880 | 0.639 | 190.390 | 5 | ||||
10 | 48 | Tony Kanaan | Chip Ganassi Racing | 200 | 2:37'34.827 | 15.442 | 0.562 | 190.379 | 7 | ||||
11 | 8 | Marcus Ericsson | Chip Ganassi Racing | 200 | 2:37'35.901 | 16.516 | 1.073 | 190.357 | 6 | ||||
12 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | 200 | 2:37'41.689 | 22.304 | 5.787 | 190.241 | 5 | ||||
13 | 47 | Conor Daly | Ed Carpenter Racing | 200 | 2:37'42.076 | 22.692 | 0.387 | 190.233 | 5 | ||||
14 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | 200 | 2:37'42.680 | 23.295 | 0.603 | 190.221 | 5 | ||||
15 | 1 | J.R. Hildebrand | A.J. Foyt Enterprises | 200 | 2:37'42.912 | 23.527 | 0.232 | 190.216 | 7 | ||||
16 | 26 | Colton Herta | Andretti Autosport with Curb-Agajanian | 200 | 2:37'48.187 | 28.802 | 5.275 | 190.110 | 5 | ||||
17 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 200 | 2:37'58.025 | 38.641 | 9.838 | 189.913 | 6 | ||||
18 | 60 | Jack Harvey | Michael Shank Racing | 200 | 2:37'59.541 | 40.157 | 1.516 | 189.883 | 6 | ||||
19 | 98 | Marco Andretti | Andretti Herta-Haupert with Marco & Curb-Agajanian | 200 | 2:37'59.743 | 40.359 | 0.201 | 189.879 | 6 | ||||
20 | 3 | Scott McLaughlin | Team Penske | 200 | 2:38'00.218 | 40.833 | 0.474 | 189.869 | 8 | ||||
21 | 29 | James Hinchcliffe | Andretti Steinbrenner Autosport | 200 | 2:38'00.231 | 40.846 | 0.012 | 189.869 | 5 | ||||
22 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 200 | 2:38'00.960 | 41.576 | 0.729 | 189.854 | 6 | ||||
23 | 4 | Dalton Kellett | A.J. Foyt Enterprises | 199 | 2:37'25.606 | 1 Lap | 1 Lap | 189.612 | 6 | ||||
24 | 59 | Max Chilton | Carlin | 199 | 2:37'35.319 | 1 Lap | 9.713 | 189.417 | 8 | ||||
25 | 51 | Pietro Fittipaldi | Dale Coyne Racing with RWR | 199 | 2:37'40.795 | 1 Lap | 5.475 | 189.308 | 6 | ||||
26 | 14 | Sébastien Bourdais | A.J. Foyt Enterprises | 199 | 2:37'44.737 | 1 Lap | 3.941 | 189.229 | 6 | ||||
27 | 7 | Felix Rosenqvist | Arrow McLaren SP | 199 | 2:37'45.510 | 1 Lap | 0.773 | 189.213 | 8 | ||||
28 | 18 | Ed Jones | Dale Coyne Racing with Vasser Sullivan | 199 | 2:37'56.345 | 1 Lap | 10.835 | 188.997 | 6 | ||||
29 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | 198 | 2:37'40.728 | 2 Laps | 1 Lap | 188.358 | 10 | ||||
30 | 12 | Will Power | Team Penske | 197 | 2:37'33.267 | 3 Laps | 1 Lap | 187.554 | 6 | ||||
31 | 16 | Simona de Silvestro | Paretta Autosport | 169 | 2:21'09.195 | 31 Laps | 28 Laps | 179.592 | 5 | Acidente | |||
32 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | 118 | 1:33'12.579 | 82 Laps | 51 Laps | 189.894 | 3 | Roda | |||
33 | 25 | Stefan Wilson | Andretti Autosport | 32 | 22'19.035 | 168 Laps | 86 Laps | 215.080 | Acidente |
Christian Fittipaldi REVELA detalhes DESCONHECIDOS do dia da MORTE de SENNA
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST: O que a liderança inédita de Verstappen representa na F1?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.