Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Relato de classificação

Herta supera Power e Newgarden fica pelo caminho em briga por pole

Principais concorrentes ao título não foram bem na classificação e brasileiros largam do fundo do grid

Colton Herta, Harding Steinbrenner Racing Honda

Novato sensação da temporada 2019 da IndyCar, Colton Herta voltou a cravar uma pole position e vai largar em primeiro na etapa de Portland neste fim de semana. O norte-americano da Harding marcou seu melhor registro no tempo de 57s811 e conquistou a posição de honra.

Em segundo, vem o australiano Will Power. O piloto da Penske ficou a menos de dois centésimos do líder e terminou à frente do neozelandês Scott Dixon. O representante da Chip Ganassi ficou o 0s024 do líder no treino classificatório deste sábado.

O britânico Jack Harvey, da Meyer Shank SPM, larga em quarto, à frente do sueco Felix Rosenqvist, novato da Chip Ganassi. Piloto norte-americano da Andretti, Ryan Hunter-Reay completa os seis mais velozes.

Entre os postulantes ao título da temporada, Dixon se deu bem, já que os rivais à sua frente na tabela de classificação ficaram mais para trás. Norte-americano da Andretti, Alexander Rossi larga em sétimo, enquanto o conterrâneo Josef Newgarden sai do 13º posto com a Penkse. Da mesma equipe, o francês Simon Pagenaud parte do 18º lugar.

Já os brasileiros não tiveram sorte com o carro da AJ Foyt. O experiente Tony Kanaan larga em 19º, enquanto o jovem Matheus Leist sai de 21º. A corrida está prevista para começar às 16h30 (de Brasília) deste domingo.

Gerações estelares de clãs da IndyCar

A expectativa pelo futuro de Herta já é uma realidade mais do que palpável, uma vez que o norte-americano vem dando dor de cabeça aos consagrados veteranos da Indy.

O jovem também representa mais um episódio de envolvimento de diferentes gerações de uma mesma família na categoria. Entre os clãs, está o do brasileiro Emerson Fittipaldi, bicampeão da Fórmula 1 e das 500 Milhas de Indianápolis, e seu sobrinho Christian, vice-campeão da Indy 500. Confira abaixo:

Colton e Bryan Herta
Caso mais recente de diferentes gerações de uma mesma família na IndyCar. O pai teve resultados consistentes, mas o filho tem tudo para superar as marcas de Bryan
Bryan Herta
Contando as épocas de CART, Champ Car e Indy, Bryan soma 10 pole positions e 4 vitórias. Ele foi oitavo em três temporadas. O patriarca é mais famoso por chefiar equipe própria que levou Dan Wheldon à vitória nas 500 Milhas de Indianápolis em 2011. Herta também fez parceria com Michael Andretti no time que deu a Alexander Rossi o triunfo da Indy 500 de 2016
Colton Herta
Em sua primeira temporada completa, o filho já quebrou os recordes de vencedor mais jovem e pole mais novo. Tudo isso com 19 anos. O futuro é mais do que promissor para Colton
Marco, Michael e Mario Andretti
O 'clã' Andretti é um dos mais famosos do automobilismo mundial. As gerações mais antigas estão diretamente envolvidas no meio até hoje
Mario Andretti
Tudo por causa de Mario Andretti, uma verdadeira lenda do esporte a motor. O norte-americano de origem italiana ganhou a Indy 500 em 1969, foi campeão da Fórmula 1 em 1978 e retornou aos Estados Unidos para conquistar a temporada 1984
Michael Andretti
Michael também teve uma carreira de sucesso, embora tenha fracassado em sua passagem na Fórmula 1 como companheiro de Ayrton Senna na McLaren em 1993. O norte-americano foi campeão da Indy em 1991 e venceu 42 corridas na categoria, com 32 poles
Marco Andretti
Filho de Michael, Marco ainda não repetiu as glórias das gerações anteriores, mas tem sólida carreira na Indy. O piloto tem 20 pódios, 5 poles e duas vitórias. Com 32 anos, ainda tem tempo para conquistas com a equipe da família
Bobby Rahal e Graham Rahal
Outro clã norte-americano de sucesso, os Rahal têm no patriarca um exemplo de sucesso
Bobby Rahal
Ele é tricampeão da Indy (1986, 1987 e 1992) e venceu uma edição das 500 Milhas de Indianápolis, em 1986. Além disso, já trabalhou na parte administrativa da Jaguar na F1 e é um dos sócios da equipe pela qual seu filho corre, a Rahal Letterman Lanigan (RLL)
Graham Rahal
Graham já tem 24 pódios, 6 vitórias e 3 poles na Indy. Com 30 anos, o filho de Bobby ainda tem bastante tempo para chegar às conquistas
Al Unser, Jr., Al Unser III, Bobby Unser e Al Unser, Sr.
O clã Unser é o maior vencedor da história das 500 Milhas. Com três diferentes campeões de duas gerações, a família conquistou nove triunfos na Indy 500
Bobby Unser
O representante mais velho do clã é Bobby, que venceu as 500 Milhas três vezes (1968, 1975 e 1981). Ele também chegou a disputar uma corrida na F1, com a BRM, em 1968
Al Unser
Ao lado de Rick Mears e AJ Foyt, Al é um dos maiores vencedores de toda a história das 500 Milhas, com quatro conquistas (1970, 1971, 1978 e 1987)
Al Unser Jr
Filho de Al e sobrinho de Bobby, 'Junior' venceu as 500 Milhas duas vezes, em 1992 e 1994. Neste último ano, conquistou o título da Indy, assim como em 1990
Christian Fittipaldi e Emerson Fittipaldi
O último clã desta lista é brasileiro. Os Fittipaldi são um exemplo de sucesso em diversas áreas do automobilismo mundial. Hoje representada pelos irmãos Pietro e Enzo, a família teve em Emerson seu primeiro grande campeão
Emerson Fittipaldi
A bordo da Lotus, o 'Rato' conquistou seu primeiro título da F1 em 1972, com direito a narração de seu pai, o radialista Wilson Fittipaldi, o Barão. O bi veio em 1974, com a McLaren. Nos Estados Unidos, conquistou o título da Indy em 1989, mesmo ano em que venceu as 500 Milhas pela primeira vez. Em 1993, veio o bi da Indy 500
Christian Fittipaldi
Sobrinho de Emerson e filho de Wilsinho, que também correu na F1, Christian passou pelas duas categorias. Na Indy, seu resultado de maior destaque foi o segundo lugar na Indy 500 de 1995, vencida por Jacques Villeneuve. Além disso, Christian venceu 2 corridas na categoria e subiu em 20 pódios, além de ter feito uma pole
17
Artigo anterior Sato segura Carpenter e vence em Gateway; Kanaan conquista pódio após dois anos
Próximo artigo Sem Pocono e com Richmond, IndyCar revela calendário de 2020

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros