Hinchcliffe acerta na tática e vence em Long Beach
Apesar da pole, Helio Castroneves terminou em nono. Tony Kanaan foi o 15º











Após quase dois anos, James Hinchcliffe venceu uma corrida na Indy. O feito aconteceu neste domingo (9) em Long Beach. O piloto canadense dominou a segunda metade da prova, em uma estratégia à prova de bandeiras amarelas. Seu último triunfo havia sido em abril de 2015, em Avondale, no ano em que viria a se acidentar gravemente em Indianápolis.
O piloto que mais incomodou Hinch foi Ryan Hunter-Reay, mas ele acabou abandonando a prova faltando cinco voltas para o fim. Scott Dixon foi outro que liderou, mas por conta da tática, não esperando tantas bandeiras amarelas, o piloto da Ganassi teve que se contentar com a quarta posição. Sébastien Bourdais e Josef Newgarden fecharam o pódio.
Os brasileiros não foram bem. Apesar da pole, Helio Castroneves perdeu posições logo no início e nunca voltou a brigar pela liderança. Acabou terminando em nono. Tony Kanaan também não foi à frente e ainda teve um pneu furado no final. O baiano acabou na 15ª colocação.
A Corrida
Helio Catroneves largou mal e caiu da liderança para a sexta posição. Ainda na volta inaugural, Charlie Kimball e Will Power se tocaram e o piloto da Penske foi para o muro, trazendo a bandeira amarela. Com o vacilo do brasileiro, Scott Dixon assumiu a ponta.
Na relargada Dixon manteve o comando, mas com a pressão de James Hinchcliffe. Na sexta volta, Tony Kanaan, que parou nos pits para trocar a asa, era o 15º. Nos dez primeiros giros, Simon Pagenaud, que largou em último, já era o 11°, em grande recuperação. Castroneves fez sua primeira parada na volta 15.
Após o ciclo de paradas, Dixon retomou aponta, com Hinchcliffe se aproximando. No giro 30, Helinho era o sexto e Kanaan era o 10º.
O baiano fez outra parada na volta 36 e o paulista na 38.
Na metade da corrida, Dixon fez sua parada, apostando na estratégia de três pit stops. Hunter-Reay tinha uma tática de duas e liderava até então.
A certa altura, enquanto o líder não parava, o neozelandês mantinha a quinta posição, pouco mais de 15 segundos atrás do ponteiro, não querendo uma bandeira amarela.
Hunter-Reay parou na volta 57, junto com Rossi. Hinchcliffe na 58, retornando na frente dos dois. Enquanto isso, Dixon voltou à liderança, recebendo a pressão de Newgarden.
Obedecendo a tática, Dixou parou faltando 22 giros. Quando voltou, Rossi parou na pista, trazendo a segunda bandeira amarela da corrida. O piloto da Chip Ganassi era o quinto colocado, atrás de Newgarden. Hinch era o líder faltando 20 voltas.
Na relargada, o canadense se manteve no comando, com alguns retardatários atrapalhando seus principais rivais. Kannan era 12º e Castroneves era 15º. Mas o brasileiro da Ganassi teve um corte no pneu esquerdo traseiro, após toque de Mikhail Aleshin. Após passar pelos boxes, Tony voltou na 15ª posição.
As voltas finais estariam reservadas para a briga final entre Hinch e Hunter-Reay, mas o piloto do carro #28 parou na pista quando faltavam apenas cinco voltas, trazendo mais uma amarela.
Sébastian Bourdais era o novo segundo colocado e cabia a ele desafiar o triunfo de Hinchcliffe. Mas não foi o que aconteceu. Depois de dois anos, o canadense voltou a triunfar na Indy. Castroneves finalizou em nono e Kanaan em 15º.
A próxima etapa da Indy será em Barber, no dia 23.
Confira o resultado final
Cla | # | Piloto | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | Mph | Pits | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 5 | ![]() |
85 | ||||||||
2 | 18 | ![]() |
85 | 1.4940 | |||||||
3 | 2 | ![]() |
85 | 2.3160 | |||||||
4 | 9 | ![]() |
85 | 2.7832 | |||||||
5 | 1 | ![]() |
85 | 3.3934 | |||||||
6 | 19 | ![]() |
85 | 5.7951 | |||||||
7 | 14 | ![]() |
85 | 6.9393 | |||||||
8 | 20 | ![]() |
85 | 9.0570 | |||||||
9 | 3 | ![]() |
85 | 9.3403 | |||||||
10 | 15 | ![]() |
85 | 17.8632 | |||||||
11 | 7 | ![]() |
85 | 34.1093 | |||||||
12 | 12 | ![]() |
84 | 1 lap | |||||||
13 | 8 | ![]() |
84 | 1 lap | |||||||
14 | 10 | ![]() |
84 | 1 lap | |||||||
15 | 4 | ![]() |
84 | 1 lap | |||||||
16 | 21 | ![]() |
84 | 1 lap | Accident | ||||||
17 | 28 | ![]() |
79 | 6 laps | Spun off | ||||||
18 | 26 | ![]() |
78 | 7 laps | Spun off | ||||||
19 | 98 | ![]() |
62 | 23 laps | Mechanical | ||||||
20 | 27 | ![]() |
14 | 71 laps | Spun off | ||||||
21 | 83 | ![]() |
1 | 84 laps | Accident |
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.