Sato faz história, supera Castroneves e vence Indy 500
Ex-piloto da F1 se torna primeiro japonês a vencer 500 Milhas de Indianápolis em estreia de Fernando Alonso na categoria
As 500 Milhas de Indianápolis conta com mais um país em seu hall de vencedores: o Japão. O ex-piloto da F1, Takuma Sato venceu pela segunda vez na categoria, a primeira em circuito oval na tarde deste domingo (28). O triunfo veio após intensa batalha com Helio Castroneves nas voltas finais.
O brasileiro terminou na segunda posição e buscava a quarta vitória em Indy. O outro brasileiro da prova, Tony Kanaan, finalizou em quinto, atrás de Ed Jones e Max Chilton.
A prova teve a participação de Fernando Alonso, que largou em quinto, chegou a liderar, mas voltou a ter pesadelos com o motor Honda, que estourou faltando 21 voltas para o fim.
A corrida também foi marcada pelo forte acidente com Scott Dixon, que atingiu Jay Howard após o britânico bater no muro. O piloto da Chip Ganassi voou e bateu seu carro de cabeça para baixo no muro de proteção. Ambos não sofreram lesões e saíram caminhando.
A Corrida
A largada da 101ª edição das 500 Milhas de Indianápolis foi limpa e Scott Dixon manteve a ponta. Alonso caiu para a nona posição, Tony Kanaan saltou para a quarta e Helio Castroneves caiu para o 21º lugar.
Mas logo, o piloto baiano assumiu a ponta, na sétima volta, fazendo a dobradinha da Ganassi com o neozelandês. O vencedor de 2016, Alexander Rossi, ocupava a terceira posição.
Na 28ª volta, Kanaan fez sua primeira parada programada, abrindo o ciclo de pit stops em bandeira verde. No reposicionamento, Ed Carpenter assumiu a liderança, com Alonso em terceiro, Tony em quarto e Castroneves em 12º.
Mas logo o espanhol sentiu o gosto de liderar uma Indy 500, deixando Carpenter para trás no 38º giro.
A primeira amarela veio na 54ª volta, com o forte acidente entre Dixon e Jay Howard. O britânico bateu no muro e foi para o meio da pista, com o pole da prova acertando o carro #77. Em seguida, ele capotou e acertou o muro de cabeça para baixo. Ambos os pilotos saíram caminhando e a bandeira vermelha foi acionada, para limpeza da pista e reparos no alambrado.
Mais de meia hora depois, a corrida voltou ao status de bandeira amarela e em seguida, a relargada foi dada com Alonso na ponta. Mas o espanhol foi superado por Takuma Sato, Rossi e Ryan Hunter-Reay.
A segunda interrupção veio pelo acidente de Conor Daly, que foi para o muro e por Jack Harvey, que se perdeu e foi parar no lado interno da pista.
A esta altura, Kanaan era o sétimo e Castroneves aproveitou para ir aos pits.
A prova foi reiniciada na volta 75, quando Rossi voltou à liderança, sendo superado depois por Hunter-Reay.
A terceira bandeira amarela foi acionada na volta 81, por um detrito que saiu do carro de Marco Andretti. Na mesma volta, Power, Max Chilton e Helinho relargaram na frente, por não terem parado durante a amarela.
Quase na metade da prova, Helinho assumiu a liderança, superando Hunter-Reay, mesmo tendo a asa traseira direita quebrada, como resultado do acidente de Dixon.
Na 105ª volta o piloto de Ribeirão Preto foi para os pits, já que estava em uma estratégia diferente dos demais, que pararam dez giros depois.
O veteraníssimo Buddy Lazier trouxe a quarta amarela do dia na 122ª volta. Ele perdeu o controle do carro na saída da curva 2 e foi direto para o muro.
Na relargada, que aconteceu no giro 130, Hunter-Reay manteve a ponta, com Alonso em segundo, Castroneves em quarto e Kanaan em quinto. O espanhol reassumiu a liderança, quando mais uma amarela foi acionada por detritos na pista.
A corrida teve pouca ação após a bandeira verde já que o motor de Hunter-Reay estourou na volta 137 e trouxe a sexta interrupção.
Alonso relargou na nona posição, devido à estratégia de oito pilotos que não pararam. Mas Charlie Kimball, novo líder, não completou sequer uma volta, devido a mais uma amarela ocasionada por detritos, depois que Ed Carpenter atingiu o russo Mikhail Aleshin.
No recomeço, Chilton era o novo líder, mas Helio começava a crescer, ocupando o quinto posto, Tony em oitavo e Alonso em nono.
Mais um motor Honda, o de Kimball, não resistiu e trouxe mais uma amarela para a prova, faltando 32 para o fim. Zach Veach também ficou parado na pista.
Todos, exceto Chilton e Jones, pararam. Helio foi o mais rápido entre os que fizeram pit stops. Kanaan relargou em sétimo e Alonso em nono lugar.
No recomeço, Chilton manteve a ponta, com briga insana entre Jones, Castroneves e Sato.
Na volta 179 o motor Honda de Fernando Alonso também estourou, abreviando a prova do piloto espanhol.
Novamente o período de bandeira verde foi encurtado, desta vez com acidente envolvendo James Davison e Oriol Servia. Outros pilotos foram coletados, como Will Power e James Hinchcliffe.
No recomeço, faltando dez voltas, Chilton manteve a liderança e Castroneves avançava.
Restando apenas sete giros, Helinho passou Chilton e assumia a liderança, mas Sato a tomava na volta seguinte para não perder mais.
A próxima etapa da Indy acontece em Detroit, no próximo fim de semana.
Resultado final
Cla | # | Piloto | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | Mph | Pits | |||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 26 | Takuma Sato | 200 | - | |||||||
2 | 3 | Helio Castroneves | 200 | 0.2011 | 0.201 | 0.201 | |||||
3 | 19 | Ed Jones | 200 | 0.5278 | 0.528 | 0.327 | |||||
4 | 8 | Max Chilton | 200 | 1.1365 | 1.137 | 0.609 | |||||
5 | 10 | Tony Kanaan | 200 | 1.6472 | 1.647 | 0.511 | |||||
6 | 22 | Juan Pablo Montoya | 200 | 1.7154 | 1.715 | 0.068 | |||||
7 | 98 | Alexander Rossi | 200 | 2.4222 | 2.422 | 0.707 | |||||
8 | 27 | Marco Andretti | 200 | 2.5410 | 2.541 | 0.119 | |||||
9 | 88 | Gabby Chaves | 200 | 3.8311 | 3.831 | 1.290 | |||||
10 | 14 | Carlos Munoz | 200 | 4.5319 | 4.532 | 0.701 | |||||
11 | 20 | Ed Carpenter | 200 | 4.6228 | 4.623 | 0.091 | |||||
12 | 15 | Graham Rahal | 200 | 5.0310 | 5.031 | 0.408 | |||||
13 | 7 | Mikhail Aleshin | 200 | 5.6993 | 5.699 | 0.668 | |||||
14 | 1 | Simon Pagenaud | 200 | 6.0513 | 6.051 | 0.352 | |||||
15 | 17 | Sebastian Saavedra | 200 | 12.6668 | 12.667 | 6.616 | |||||
16 | 21 | J.R. Hildebrand | 199 | 1 lap | 1 volta | 1 volta | |||||
17 | 63 | Pippa Mann | 199 | 1 lap | 1 volta | 0.000 | |||||
18 | 11 | Spencer Pigot | 193 | 7 laps | 7 voltas | 6 voltas | |||||
19 | 2 | Josef Newgarden | 185 | 15 laps | 15 voltas | 8 voltas | |||||
20 | 18 | James Davison | 183 | 17 laps | 17 voltas | 2 voltas | Accident | ||||
21 | 16 | Oriol Servia | 183 | 17 laps | 17 voltas | 0.000 | Accident | ||||
22 | 5 | James Hinchcliffe | 183 | 12 laps | 17 voltas | Accident | |||||
23 | 12 | Will Power | 183 | 12 laps | 17 voltas | 0.000 | Accident | ||||
24 | 29 | Fernando Alonso | 179 | 21 laps | 21 voltas | 4 voltas | Mechanical | ||||
25 | 83 | Charlie Kimball | 166 | 34 laps | 34 voltas | 13 voltas | Mechanical | ||||
26 | 40 | Zach Veach | 155 | 45 laps | 45 voltas | 11 voltas | Mechanical | ||||
27 | 28 | Ryan Hunter-Reay | 136 | 64 laps | 64 voltas | 19 voltas | Mechanical | ||||
28 | 24 | Sage Karam | 125 | 75 laps | 75 voltas | 11 voltas | Mechanical | ||||
29 | 44 | Buddy Lazier | 118 | 82 laps | 82 voltas | 7 voltas | Accident | ||||
30 | 4 | Conor Daly | 65 | 135 laps | 135 voltas | 53 voltas | Accident | ||||
31 | 50 | Jack Harvey | 65 | 135 laps | 135 voltas | 0.000 | Accident | ||||
32 | 9 | Scott Dixon | 52 | 148 laps | 148 voltas | 13 voltas | Accident | ||||
33 | 77 | Jay Howard | 45 | 155 laps | 155 voltas | 7 voltas | Accident |
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