Indy: Pato O'Ward conquista pole position da primeira corrida de Detroit
Mexicano larga da primeira colocação pela segunda vez na temporada e vê rivais pelo título distantes do pelotão da frente
Pato O'Ward voou em Detroit e foi o mais rápido entre os pilotos do Fast 12 para conquistar a pole position da primeira corrida do fim de semana da IndyCar, com Alexander Rossi e Romain Grosjean completando as três primeiras posições.
É a segunda vez no ano que o mexicano crava a primeira colocação no treino classificatório, a última vez foi logo na estreia da temporada, no Alabama. Ele ainda viu seus rivais pelo título Álex Palou e Scott Dixon não conseguirem bons resultados.
O espanhol líder da temporada não conseguiu um bom resultado no Grupo 1. Ele ficou de fora do top 6 que classificou para a parte final do treino.
O Grupo 2 teve emoção até os últimos segundos, Josef Newgarden encaixou ótima volta na parte final e Dixon, segundo colocado no campeonato, passou no limite para o Fast 12.
A parte final do treino que definiu os primeiros lugares foi movimentada, com muitas trocas de posição. Grosjean, Rossi, Colton Herta e Ryan Hunter-Reay chegaram a liderar os tempos, mas O'Ward encaixou uma boa volta no fim e sacramentou a pole.
Classificação do Grupo 1
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Mph |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | 5 | 1'15.850 | 111.535 | ||
2 | 51 | Romain Grosjean | Dale Coyne Racing with RWR | 7 | 1'16.671 | 0.820 | 0.820 | 110.341 |
3 | 21 | Rinus Kalmthout | Ed Carpenter Racing | 6 | 1'16.817 | 0.966 | 0.145 | 110.132 |
4 | 5 | Patricio O'Ward | Arrow McLaren SP | 6 | 1'16.840 | 0.989 | 0.023 | 110.098 |
5 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | 6 | 1'16.963 | 1.112 | 0.123 | 109.922 |
6 | 12 | Will Power | Team Penske | 6 | 1'17.034 | 1.183 | 0.070 | 109.821 |
7 | 29 | James Hinchcliffe | Andretti Steinbrenner Autosport | 5 | 1'17.069 | 1.218 | 0.034 | 109.772 |
8 | 8 | Marcus Ericsson | Chip Ganassi Racing | 5 | 1'17.157 | 1.307 | 0.088 | 109.645 |
9 | 20 | Conor Daly | Ed Carpenter Racing | 6 | 1'17.290 | 1.439 | 0.132 | 109.457 |
10 | 60 | Jack Harvey | Michael Shank Racing | 6 | 1'17.418 | 1.567 | 0.127 | 109.277 |
11 | 10 | Alex Palou | Chip Ganassi Racing | 6 | 1'17.519 | 1.668 | 0.101 | 109.135 |
12 | 48 | Jimmie Johnson | Chip Ganassi Racing | 6 | 1'19.094 | 3.243 | 1.575 | 106.961 |
13 | 4 | Dalton Kellett | A.J. Foyt Enterprises | 6 | 1'19.669 | 3.819 | 0.575 |
106.188 |
Classificação do Grupo 2
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Mph |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | 6 | 1'15.660 | 111.815 | ||
2 | 26 | Colton Herta | Andretti Autosport with Curb-Agajanian | 6 | 1'15.843 | 0.183 | 0.183 | 111.545 |
3 | 18 | Ed Jones | Dale Coyne Racing with Vasser Sullivan | 6 | 1'15.869 | 0.209 | 0.025 | 111.507 |
4 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 6 | 1'16.132 | 0.472 | 0.263 | 111.122 |
5 | 14 | Sébastien Bourdais | A.J. Foyt Enterprises | 6 | 1'16.133 | 0.473 | 0.001 | 111.120 |
6 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 6 | 1'16.315 | 0.654 | 0.181 | 110.856 |
7 | 7 | Felix Rosenqvist | Arrow McLaren SP | 6 | 1'16.462 | 0.801 | 0.146 | 110.643 |
8 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | 6 | 1'16.471 | 0.810 | 0.009 | 110.630 |
9 | 59 | Max Chilton | Carlin | 6 | 1'16.609 | 0.948 | 0.138 | 110.430 |
10 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | 6 | 1'16.669 | 1.008 | 0.060 | 110.344 |
11 | 45 | Santino Ferrucci | Rahal Letterman Lanigan Racing | 6 | 1'16.688 | 1.027 | 0.018 | 110.317 |
12 | 3 | Scott McLaughlin | Team Penske | 6 | 1'17.556 | 1.896 | 0.868 | 109.081 |
Fast 12
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Mph |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 5 | Patricio O'Ward | Arrow McLaren SP | 6 | 1'15.577 | 111.938 | ||
2 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | 6 | 1'15.658 | 0.080 | 0.080 | 111.818 |
3 | 51 | Romain Grosjean | Dale Coyne Racing with RWR | 7 | 1'15.743 | 0.165 | 0.084 | 111.693 |
4 | 18 | Ed Jones | Dale Coyne Racing with Vasser Sullivan | 6 | 1'15.811 | 0.234 | 0.068 | 111.592 |
5 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | 7 | 1'15.869 | 0.292 | 0.057 | 111.507 |
6 | 26 | Colton Herta | Andretti Autosport with Curb-Agajanian | 6 | 1'16.083 | 0.505 | 0.213 | 111.194 |
7 | 12 | Will Power | Team Penske | 6 | 1'16.087 | 0.510 | 0.004 | 111.187 |
8 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 6 | 1'16.129 | 0.551 | 0.041 | 111.127 |
9 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | 6 | 1'16.660 | 1.083 | 0.531 | 110.357 |
10 | 14 | Sébastien Bourdais | A.J. Foyt Enterprises | 5 | 1'17.433 | 1.855 | 0.772 | 109.255 |
11 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 5 | 1'17.868 | 2.290 | 0.434 | 108.645 |
12 | 21 | Rinus Kalmthout | Ed Carpenter Racing | 6 | 1'17.877 | 2.300 | 0.009 | 108.632 |
HELIO CASTRONEVES revela BASTIDORES da Indy500
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST: Erro de Hamilton mostra um campeão sob pressão?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.