Relato de classificação
Indy Mid-Ohio

IndyCar: Newgarden conquista pole por apenas três milésimos em Mid-Ohio

Americano da Penske larga da ponta do grid pela terceira vez na temporada; Pato O'Ward, líder do campeonato, não passa do Q1

Pole sitter Josef Newgarden, Team Penske Chevrolet

Josef Newgarden conseguiu sua terceira pole da temporada na IndyCar com um grande esforço pela Penske, batendo Colton Herta, da Andretti Autosport em sua última tentativa de volta e garantindo a ponta do grid em Mid-Ohio

Completaram o Fast Six Marcus Ericsson, Will Power, Scott Dixon e Alexander Rossi. O líder do campeonato, Pato O'Ward, foi eliminado ainda no Q1. A corrida está marcada para às 12h45 no horário de Brasília, com transmissão da TV Cultura na TV aberta

Leia também:

Q1 (Grupo 1)

Will Power sofreu uma falha elétrica durante sua volta de saída e teve que ir imediatamente para uma nova ECU. Parecia que ele inadvertidamente tinha atrapalhado o Arrow McLaren SP de Felix Rosenqvist, mas nenhuma ação foi tomada.

Jack Harvey parou sua Meyer Shank Racing logo após a bandeira quadriculada e enquanto Alexander Rossi respondeu terminando em oitavo, Simon Pagenaud abriu caminho para terceiro. Rob Edwards, o estrategista de Rossi, argumentou então com os comissários que o americano deveria se classificar, porque não só Harvey tinha que ser penalizado por causar uma bandeira amarela, mas Pagenaud deveria perder seu melhor tempo por não desacelerar.

No fim, a IndyCar penalizou Harvey, Pagenaud e Rossi, com todos perdendo seus melhores tempos - mas o segundo melhor do americano foi o suficiente para colocá-lo em sexto.

Avançaram Josef Newgarden, Alex Palou, Power, Graham Rahal, Sebastien Bourdais e Rossi.

Cla # Piloto Equipe Voltas Tempo Diferença Intervalo Mph
1 2 United States Josef Newgarden United States Team Penske 7 1'06.016     123.132
2 10 Spain Alex Palou United States Chip Ganassi Racing 7 1'06.513 0.496 0.496 122.214
3 12 Australia Will Power United States Team Penske 4 1'06.542 0.525 0.029 122.160
4 15 United States Graham Rahal United States Rahal Letterman Lanigan Racing 7 1'06.560 0.543 0.018 122.127
5 14 France Sébastien Bourdais United States A.J. Foyt Enterprises 7 1'06.611 0.594 0.051 122.033
6 27 United States Alexander Rossi United States Andretti Autosport 7 1'06.645 0.628 0.033 121.971
7 7 Sweden Felix Rosenqvist United States Schmidt Peterson Motorsports 6 1'06.789 0.773 0.144 121.707
8 22 France Simon Pagenaud United States Team Penske 8 1'06.843 0.826 0.053 121.609
9 59 United Kingdom Max Chilton United Kingdom Carlin 7 1'06.847 0.830 0.003 121.603
10 30 Japan Takuma Sato United States Rahal Letterman Lanigan Racing 7 1'07.095 1.078 0.247 121.153
11 4 Canada Dalton Kellett United States A.J. Foyt Enterprises 7 1'07.586 1.569 0.491 120.272
12 60 United Kingdom Jack Harvey United States Michael Shank Racing 7 1'07.674 1.657 0.087 120.117
13 48 United States Jimmie Johnson United States Chip Ganassi Racing 7 1'08.407 2.390 0.733 118.829

Q1 (Grupo 2)

Colton Herta liderou os tempos com 1:06.268, à frente dos carros Ganassi de Scott Dixon e Marcus Ericsson, enquanto Ryan Hunter-Reay e James Hinchcliffe garantiram que todos os quatro Andretti passassem para o Grupo 2. O sexto foi o corajoso Rinus VeeKay, voltando para IndyCar com oito pinos na clavícula após seu acidente de bicicleta.

Scott McLaughlin ficou de fora por 0,006seg, Romain Grosjean também não conseguiu avançar. No entanto, a surpresa ficou com a eliminação de Pato O’Ward, líder do treino da manhã, que ficou em 10º. O candidato ao título disse que o carro se comportou diferente com os pneus, mas também admitiu que não pilotou muito bem.

Cla # Piloto Equipe Voltas Tempo Diferença Intervalo Mph
1 26 United States Colton Herta United States Andretti Autosport 7 1'06.268     122.665
2 9 New Zealand Scott Dixon United States Chip Ganassi Racing 7 1'06.323 0.054 0.054 122.563
3 8 Sweden Marcus Ericsson United States Chip Ganassi Racing 7 1'06.458 0.190 0.135 122.314
4 28 United States Ryan Hunter-Reay United States Andretti Autosport 7 1'06.596 0.327 0.137 122.061
5 29 Canada James Hinchcliffe United States Andretti Autosport 7 1'06.715 0.447 0.119 121.843
6 21 Netherlands Rinus Kalmthout United States Ed Carpenter Racing 7 1'06.725 0.456 0.009 121.825
7 3 New Zealand Scott McLaughlin United States Team Penske 7 1'06.731 0.462 0.006 121.814
8 18 United Arab Emirates Ed Jones United States Dale Coyne Racing 6 1'06.788 0.519 0.056 121.710
9 51 France Romain Grosjean United States Dale Coyne Racing 7 1'06.864 0.595 0.076 121.572
10 5 Mexico Patricio O'Ward United States Schmidt Peterson Motorsports 7 1'06.867 0.599 0.003 121.565
11 45 United States Santino Ferrucci United States Rahal Letterman Lanigan Racing 6 1'06.925 0.656 0.057 121.461
12 20 United States Conor Daly United States Ed Carpenter Racing 7 1'07.070 0.801 0.145 121.198
13 52 United States Ryan Norman United States Dale Coyne Racing 7 1'07.471 1.202 0.401 120.478

Q2

Alex Palou, Marcus Ericssson e Scott Dixon foram à pista logo no início da sessão e cada um se revezou no topo antes de apostar em pneus novos

Sebastien Bourdais sofreu uma penalidade de drive-thru por exceder o limite de velocidade no pitlane, o que arruinou suas chances.

Josef Newgarden, Colton Herta, Will Power e Alexander Rossi eram a classe em campo, separados por um décimo de segundo, enquanto uma volta tardia de Dixon e Ericsson tirou Palou dos seis primeiros.

Graham Rahal venceu dois dos carros da Andretti que saíram do Grupo 2, mas ele não avançou para a disputa pela pole e sairá da oitava posição do grid.

Cla # Piloto Equipe Voltas Tempo Diferença Intervalo Mph
1 2 United States Josef Newgarden United States Team Penske 7 1'06.163     122.860
2 26 United States Colton Herta United States Andretti Autosport 7 1'06.203 0.040 0.040 122.786
3 12 Australia Will Power United States Team Penske 7 1'06.238 0.075 0.035 122.720
4 27 United States Alexander Rossi United States Andretti Autosport 7 1'06.245 0.082 0.006 122.708
5 9 New Zealand Scott Dixon United States Chip Ganassi Racing 6 1'06.277 0.114 0.032 122.648
6 8 Sweden Marcus Ericsson United States Chip Ganassi Racing 7 1'06.449 0.286 0.172 122.330
7 10 Spain Alex Palou United States Chip Ganassi Racing 7 1'06.488 0.325 0.038 122.259
8 15 United States Graham Rahal United States Rahal Letterman Lanigan Racing 7 1'06.594 0.431 0.106 122.064
9 29 Canada James Hinchcliffe United States Andretti Autosport 7 1'06.613 0.450 0.018 122.030
10 28 United States Ryan Hunter-Reay United States Andretti Autosport 7 1'06.751 0.588 0.138 121.777
11 21 Netherlands Rinus Kalmthout United States Ed Carpenter Racing 7 1'06.767 0.604 0.015 121.749
12 14 France Sébastien Bourdais United States A.J. Foyt Enterprises 6 1'06.923 0.760 0.156 121.465

Firestone Fast Six

Newgarden rodou o percurso de mais de 3 km em 1:06.673, em uma velocidade média de aproximadamente 121 mph, para superar Herta por apenas 0,003seg. Esses dois pareciam estar em uma liga própria, pois Will Power escorregou no que deveria ter sido sua melhor volta no Fast Six, de modo que a primeira acabou sendo a mais rápida.

Isso permitiu a Marcus Ericsson da Chip Ganassi Racing passar à frente dele e chegar ao terceiro lugar.

O companheiro de equipe de Ericsson, Scott Dixon, seis vezes vencedor em Mid-Ohio, terminou em sexto, à frente de Alexander Rossi.

Cla # Piloto Equipe Voltas Tempo Diferença Intervalo Mph
1 2 United StatesJosef Newgarden United StatesTeam Penske 4 1'06.673     121.919
2 26 United StatesColton Herta United StatesAndretti Autosport 4 1'06.677 0.003 0.003 121.913
3 8 SwedenMarcus Ericsson United StatesChip Ganassi Racing 3 1'07.072 0.398 0.395 121.195
4 12 AustraliaWill Power United StatesTeam Penske 4 1'07.116 0.442 0.043 121.115
5 9 New ZealandScott Dixon United StatesChip Ganassi Racing 4 1'07.135 0.461 0.019 121.080
6 27 United StatesAlexander Rossi United StatesAndretti Autosport 4 1'07.218 0.544 0.082 120.932

F1 2021: Verstappen VOA, Norris ASSOMBRA e Mercedes em DESESPERO; acompanhe debate do quali | Q4

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

TELEMETRIA: Quais as esperanças de Hamilton na Áustria? Rico Penteado responde

 

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
David Malsher
Indy
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Indy: Palou vê Penske de Newgarden quebrar para garantir vitória em Road America
Próximo artigo Indy: Newgarden vence em Mid-Ohio e encerra jejum da Penske

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros