Pilotos da Indy divergem sobre novas proteções de cockpit
Enquanto a Indy prefere o Aeroscreen, pilotos colocam em xeque as novas ideias: "teriam ajudado no acidente com Newgarden?", pergunta Hunter-Reay
Os pilotos Ryan Hunter-Reay e Bryan Herta concordam que a segurança dos cockpits deve ser uma das prioridades da Indy, mas ainda não têm certeza qual caminho a categoria deveria tomar nem se o Halo ou o Aeroscreen teriam ajudado na proteção em acidentes como o de Josef Newgarden, no Texas.
Enquanto Bill Pappas, vice-presidente da categoria, crê que na Indy o conceito mais indicado seja o do Aeroscreen, que vinha sendo desenvolvido pela Red Bull na F1, as opiniões no paddock se dividem.
"Aprimorar a segurança sempre é bom, mas gostaria de analisar de perto o acidente ocorrido com Josef para decidir se o Halo teria ajudado alguma coisa", disse Herta. "Que fique claro, não há nada de errado em tentar proteger os pilotos, só gostaria de saber se as novas proteções funcionariam bem".
"Afinal, toda evolução é válida. Se não houvesse isso, os pilotos ainda estariam correndo sem cinto de segurança e com um capacete de couro na cabeça".
Hunter-Reay, piloto da Andretti, concorda. "No caso do acidente com Josef, acredito que mesmo o santantônio foi comprometido. Se isso aconteceu, a estrutura do Halo também teria sido comprometida e ela poderia ir na direção do cockpit".
"Enfim, existem muitas informações que todos nós precisamos ter para entender melhor todo o funcionamento dos novos conceitos. Mas eu ficaria preocupado que algo não tão robusto como o atual santantônio falhasse em uma situação como aquela".
"Devemos fazer tudo o que for possível para melhorar a segurança. Mas eu estava falando com Ed Carpenter (dono da equipe de Newgarden) sobre isso. Se o santantônio pode falhar, como seria com algo que estruturalmente é mais frágil?"
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.