Pole position, Montoya volta a vencer na Indy 14 anos depois em Pocono
Castroneves é o segundo após punição a Will Power; Kanaan aposta em estratégia diferente e perde vitória a três voltas do fim
A última vitória de Montoya na Indy havia sido ainda pela CART em 2000, em Saint Louis.
Castroneves deu um grande passo no campeonato chegando em segundo, diminuindo de 40 pontos a liderança de Will Power no campeonato. Agora os dois estão empatados (power tem uma vitória a mais e por isso fica na frnete). O australiano acabou fechando o brasileiro em uma tentativa de ultrapassagem, e teve julgada pela Indy como ilegal a manobra. Power teve de cumprir um drive-through e chegou em 10º.
Quem também teve azar foi Tony Kanaan, que foi o 11º. O piloto da Chip Ganassi liderava até a antepenúltima volta, mas teve de fazer um splash and go após apostar em pelo menos mais uma bandeira amarela nas últimas 40 voltas. Isso não aconteceu, e o brasileiro teve de parar e chegou em 11º, último entre os que fizeram as 200 voltas estipuladas para a corrida.
Fechando o bom domingo para a Colômbia, Carlos Muñoz foi o terceiro no GP, que não teve muitas emoções. Graham Rahal protagonizou a única bandeira amarela do dia.
No início, Will Power partiu para o primeiro lugar, deixando a briga pelo segundo entre Marco Andretti, Montoya e Carlos Muñoz. Partindo de oitavo, Kanaan foi para quarto rapidamente. Na volta 10 os cinco primeiros eram Power, Montoya, Muñoz, Kanaan e Andretti. Todos tentavam economizar combustível, principalmente Montoya, que caiu para quarto até a volta 30.
Após a primeira janela de pits, na qual Hunter-Reay teve problemas mecânicos, Power voltou na frente de novo, com Montoya em segundo, Muñoz em terceiro e Kanaan e Briscoe logo atrás. Hélio Castroneves era o sexto.
Com o ritmo fraco dos primeiros, que salvavam combustível, Castroneves chegou ao Top 5. O #3 fez a ultrapassagem em Briscoe e Muñoz na volta 50, indo para quarto. Enquanto isso, Kanaan ia para a liderança, passando Montoya e Power. O brasileiro manteve a ponta após a segunda parada nos pits. Montoya pulou para segundo, com Power em terceiro e Castroneves em quarto. Pouco aconteceu na corrida até a volta 100. Kanaan era o mais rápido da pista, e escolheu stints curtos para continuar liderando depois da terceira parada.
Na volta 110, Kanaan era o líder com Montoya, Power, Castroneves e Aleshin atrás. Depois da quarta parada, entre as voltas 121 e 127, Power ganhou a posição de Montoya no box e se aproximou de Kanaan. Hélio não fez uma boa troca e ficou 4.5s atrás.
Na volta 153 aconteceu a quinta parada de Kanaan e Castroneves. No entanto, Power e Montoya voltar à frente fazendo a parada duas voltas depois. Sete voltas depois veio a primeira bandeira amarela, após Graham Rahal bater. O Top 5 era Power, Montoya, Kanaan, Castroneves e Muñoz.
Kanaan trocou a estratégia e parou na volta 162. Na relargada, Montoya e Muñoz passaram Power. Em seguida Castroneves passou o australiano, mas Power deu o troco. TK era o 11º e economizava combustível. Hélio tentou passar Power de novo, mas o australiano mexeu seu carro duas vezes, o que é proibido pelo regulamento, o que lhe deu um drive-through.
A 20 voltas do fim começaram as paradas de splash and go para Muñoz, Castroneves, Montoya e Power. Kanaan ganhou estas posições e foi para liderança a seis voltas do fim após a parada de Newgarden. No entanto o brasileiro teve de parar e perdeu a liderança, deixando a vitória para Montoya.
A próxima corrida acontece no fim de semana que vem em Iowa, no sábado à noite.
Confira o resultado após 200 voltas:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.