Rossi arrisca na estratégia e vence em Mid-Ohio
Pole position, piloto da Andretti apostou em corrida com menos paradas para troca de pneus e faturou vitória da 13ª etapa da Indy
O circuito de Mid-Ohio foi o palco da 13ª etapa da Indy de 2018 neste domingo, em prova programada para 90 voltas, e o nome da corrida foi o pole position Alexander Rosssi, que apostou em uma estratégia de apenas duas paradas nos pits e cruzou a linha de chegada na primeira posição mais de 14 segundos à frente do segundo.
A segunda posição ficou com o novato Robert Wickens, seguido por Will Power, que em Mid-Ohio fez sua 200ª largada na IndyCar, em terceiro. O atual campeão da categoria, Josef Newgarden, ficou em quarto e Scott Dixon, que neste domingo alcançou a marca de 300 corridas na Indy, completou o top 5.
O domingo não foi dos brasileiros em Mid-Ohio, com Tony Kanaan completando a prova em 18º, Matheus Leist em 19º e Pietro Fittipaldi em 23º.
A corrida:
Pole position, Alexander Rossi acelerou forte e disparou na ponta, seguido por Will Power em segundo e Josef Newgarden, que largou em quarto e superou Ryan Hunter-Reay nas primeiras curvas.
Entre os brasileiros, Tony Kanaan largou bem e subiu da 19ª para a 18ª posição. Matheus Leist também ganhou uma posição e subiu de 21º para 20º, enquanto Pietro Fittipaldi perdeu um posto e caiu para 23º.
Após dez voltas, Rossi seguia na ponta, pouco mais de dois segundos à frente de Will Power. Enquanto isso Kannan continuava com sua corrida de recuperação e já figurava em 13º. Leist também ganhou posições e ocupava o 17º posto, enquanto Fittipaldi era o 23º e penúltimo, graças a uma parada para troca de pneus antecipada pela Dale Coyne.
Com a maioria dos pilotos já tendo feito suas paradas para reabastecimento e troca de pneus, apenas os quatro primeiros colocados, Rossi, Power, Newgarden e Scott Dixon se mantinham na pista, após 20 voltas, com quatro segundos separando o primeiro do quarto.
Quatro voltas mais tarde, Newgarden aproveita o tráfego de retardatários para atacar e tomar a liderança de Rossi. Logo após passar Rossi, Newgarden foi chamado pela Penske para entrar nos pits para reabastecimento e troca de pneus e devolveu a ponta ao piloto da Andretti.
Rossi deixou a ponta pouco depois, pois precisou entrar nos pits para trocar seus pneus que estavam muito desgastados e para reabastecer. Com isso a liderança passou às mãos de Robert Wickens.
Enquanto isso, Leist seguia em 17º seguido de perto por Kanaan, o 18º. Fittipaldi, que seguia em 23º, enfrentava problemas com a falta de combustível e para não ficar pelo caminho, começou a andar muito lento para conseguir entrar nos pits. Enquanto fazia sua parada, Fittipaldi acabou caindo para último.
Pouco antes da metade da corrida, programada para 90 voltas, Wickens, que começava a enfrentar problemas com o desgaste dos pneus, entrou nos pits e cedeu a liderança para Will Power, com Newgarden em segundo e Rossi em terceiro.
Na volta 50, Power entrou nos pits e devolveu a ponta ao pole position Alexander Rossi. Na volta à pista, Power e Newgarden quase se tocaram em uma disputa pela terceira posição, que acabou ficando com o atual campeão da Indy e companheiro do australiano na Penske.
Faltando 30 voltas para o final e mais de 20 segundos à frente do segundo colocado Robert Wickens, Rossi entrou nos pits para sua última parada nos pits e, enquanto trocava pneus e reabastecia seu carro, só foi superado pelo novato canadense.
Após a parada de Wickens, Rossi voltou à liderança para não mais sair e cruzar a linha de chegada na primeira posição, com o canadense em segundo e Power em terceiro.
Resultado final:
Cla | # | Piloto | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Mph | Pits | Abandono | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 27 | Alexander Rossi | 90 | 1:44'15.2137 | 116.957 | 2 | |||||
2 | 6 | Robert Wickens | 90 | 1:44'28.0422 | 12.8285 | 12.8285 | 116.718 | 3 | |||
3 | 12 | Will Power | 90 | 1:44'29.9223 | 14.7086 | 1.8801 | 116.683 | 3 | |||
4 | 1 | Josef Newgarden | 90 | 1:44'33.2202 | 18.0065 | 3.2979 | 116.621 | 3 | |||
5 | 9 | Scott Dixon | 90 | 1:44'34.1519 | 18.9382 | 0.9317 | 116.604 | 3 | |||
6 | 18 | Sébastien Bourdais | 90 | 1:44'34.7449 | 19.5312 | 0.5930 | 116.593 | 3 | |||
7 | 28 | Ryan Hunter-Reay | 90 | 1:44'36.6751 | 21.4614 | 1.9302 | 116.557 | 3 | |||
8 | 22 | Simon Pagenaud | 90 | 1:44'37.0383 | 21.8246 | 0.3632 | 116.551 | 3 | |||
9 | 15 | Graham Rahal | 90 | 1:44'38.3631 | 23.1494 | 1.3248 | 116.526 | 3 | |||
10 | 26 | Zach Veach | 90 | 1:44'39.6067 | 24.3930 | 1.2436 | 116.503 | 3 | |||
11 | 98 | Marco Andretti | 90 | 1:44'51.8043 | 36.5906 | 12.1976 | 116.277 | 3 | |||
12 | 20 | Jordan King | 90 | 1:44'56.6139 | 41.4002 | 4.8096 | 116.188 | 3 | |||
13 | 21 | Spencer Pigot | 90 | 1:44'58.5477 | 43.3340 | 1.9338 | 116.152 | 3 | |||
14 | 5 | James Hinchcliffe | 90 | 1:45'19.3019 | 1'04.0882 | 20.7542 | 115.771 | 3 | |||
15 | 10 | Ed Jones | 90 | 1:45'22.3293 | 1'07.1156 | 3.0274 | 115.716 | 4 | |||
16 | 23 | Charlie Kimball | 89 | 1:44'27.2853 | 1 Lap | 1 Lap | 115.435 | 3 | |||
17 | 30 | Takuma Sato | 89 | 1:44'28.5511 | 1 Lap | 1.2658 | 115.412 | 3 | |||
18 | 14 | Tony Kanaan | 89 | 1:44'51.5590 | 1 Lap | 23.0079 | 114.989 | 3 | |||
19 | 4 | Matheus Leist | 89 | 1:44'55.2694 | 1 Lap | 3.7104 | 114.922 | 3 | |||
20 | 60 | Jack Harvey | 89 | 1:44'57.8555 | 1 Lap | 2.5861 | 114.875 | 3 | |||
21 | 32 | Rene Binder | 89 | 1:45'14.0237 | 1 Lap | 16.1682 | 114.580 | 3 | |||
22 | 88 | Conor Daly | 88 | 1:43'34.4175 | 2 Laps | 1 Lap | 115.109 | 4 | |||
23 | 19 | Pietro Fittipaldi | 88 | 1:44'25.6829 | 2 Laps | 51.2654 | 114.167 | 3 | |||
24 | 59 | Max Chilton | 88 | 1:44'32.1536 | 2 Laps | 6.4707 | 114.049 | 4 |
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