Sato vence em Portland após largar em 20º; Fittipaldi é 9º
Dixon sai como grande vencedor da etapa, depois de se envolver em acidente no início e chegar à frente de Rossi e Power
Estratégia. Esta foi a palavra que reinou para definir o vencedor da etapa de Portland da Indy neste domingo. Se aproveitando da sequência de bandeiras amarelas e de decisões erradas de pilotos como Alexander Rossi e Josef Newgarden, o japonês Takuma Sato foi o grande nome da prova.
Sato apareceu na frente no terço final da corrida, segurou o ímpeto de Ryan Hunter-Reay nos giros finais e conseguiu triunfar pela terceira vez na carreira. Sebastien Bourdais foi o terceiro colocado, completando o pódio.
O líder do campeonato, Scott Dixon, terminou em quinto, posição não imaginada no início da corrida. Um acidente envolvendo cinco carros, e que ele era um dos envolvidos, quase o tirou da briga. Mas aos poucos o neozelandês se recuperou e conseguiu chegar à frente de Rossi, que foi o oitavo, e Power, que teve problemas e foi o 21º.
Pietro Fittipaldi foi o brasileiro melhor colocado, finalizando em nono. Tony kanaan foi o 11º e Maheus Leist o 14º.
Com os resultados, faltando apenas uma corrida, Dixon manteve a liderança, com 598 pontos. Rossi tem 29 a menos e a dupla da Penske, Power e Newgarden, tem 87 a menos. A etapa de Sonoma, no dia 16 de setembro, terá pontuação dobrada.
A Corrida
Logo na largada, um toque envolvendo James Hichcliffe e Zach Veach acabou atingindo Scott Dixon, Ed Jones, Graham Rahal e Marco Andretti que acabou com seu carro com as quatro rodas no ar e, obviamente, trouxe a primeira bandeira amarela da prova.
Na relargada, Power manteve a liderança, mas por pouco tempo, já que o piloto da Penske enfrentava problemas de câmbio nas primeiras curvas, caindo para a 12ª posição. Alexander Rossi assumia a ponta, seguido de Hunter-Reay e Newgarden. Kanaan era o melhor brasileiro do início da corrida, na 11ª posição, Matheus Leist era o 13º e Pietro Fittipaldi, o 14º.
Mesmo envolvido no acidente inicial, Dixon tentava fazer uma corrida de recuperação, na 15ª posição, na 20ª volta.
Rossi dava indicações de que partiria para uma estratégia de três paradas, fazendo seu primeiro pit stop na 29ª volta.
Após os ciclo, Rossi voltou à ponta, mas Power foi o último a parar na 37ª volta, o que poderia fazê-lo adotar uma estratégia de dois pits.
Na 43ª volta, Power saiu da pista na curva antes da reta de chegada e foi parar na terra, trazendo nova bandeira amarela. O piloto foi para os pits para tentar retornar.
Na relargada, Rossi permaneceu dominando, à frente de Newgarden, Hunter-Reay, Jordan King e Zach Veach. Leist era o sexto, Kanaan o oitavo e Fittipaldi, o 14º.
Na abertura do 49º giro, Newgarden ultrapassou Rossi e King fez o mesmo sobre Hunter-Reay pelo terceiro posto.
Nova bandeira amarela foi acionada quando Zach Veach foi para a terra, em posição parecida com o acidente de Power. Antes do recomeço, os líderes aproveitaram para novo pit stop.
A relargada foi dada na volta 61, com a liderança de Hunter-Reay, seguido de Takuma Sato, Sebastien Bourdais e Dixon, que não fizeram a parada durante a amarela.
Santino Ferrucci parou na pista e os pilotos que estavam na liderança no stint anterior aproveitaram para fazer o último pit stop. Em seguida, a direção de prova decidiu acionar a bandeira amarela.
Faltando 25 para o fim, a corrida voltou a acontecer sob bandeira verde, com Chilton na frente, seguido de Sato, Hunter-Reay, Bourdais e Dixon. Newgarden era o 10 e Rossi ocupava a 11ª colocação.
Restando 20 giros, Chilton foi para os pits e Sato herdava a ponta. Todos dali em diante estavam na mesma situação de combustível. O japonês aproveitou as bandeiras amarelas para aparecer na briga.
Nas voltas finais, Hunter-Reay não conseguiu ultrapassar Sato, que venceu pela terceira vez em sua carreira na Indy. Bourdais levou a última posição do pódio. Dixon terminou em quinto. Pietro confirmou o nono lugar, Tony o 11ª e Leist ficou em 14º.
A Indy retorna em Sonoma, no dia 16 de setembro, na decisão do campeonato.
Resultado final
Cla | # | Piloto | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Mph | Pits | Abandono | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 30 | Takuma Sato | 105 | 2:00'09.7537 | 102.971 | 3 | |||||
2 | 28 | Ryan Hunter-Reay | 105 | 2:00'10.3621 | 0.6084 | 0.6084 | 102.962 | 2 | |||
3 | 18 | Sébastien Bourdais | 105 | 2:00'11.5803 | 1.8266 | 1.2182 | 102.944 | 4 | |||
4 | 21 | Spencer Pigot | 105 | 2:00'14.3094 | 4.5557 | 2.7291 | 102.905 | 3 | |||
5 | 9 | Scott Dixon | 105 | 2:00'15.0752 | 5.3215 | 0.7658 | 102.895 | 4 | |||
6 | 22 | Simon Pagenaud | 105 | 2:00'21.2142 | 11.4605 | 6.1390 | 102.807 | 4 | |||
7 | 23 | Charlie Kimball | 105 | 2:00'21.7594 | 12.0057 | 0.5452 | 102.799 | 4 | |||
8 | 27 | Alexander Rossi | 105 | 2:00'23.1306 | 13.3769 | 1.3712 | 102.780 | 3 | |||
9 | 19 | Pietro Fittipaldi | 105 | 2:00'28.1290 | 18.3753 | 4.9984 | 102.709 | 3 | |||
10 | 1 | Josef Newgarden | 105 | 2:00'29.5581 | 19.8044 | 1.4291 | 102.688 | 3 | |||
11 | 14 | Tony Kanaan | 105 | 2:00'31.8899 | 22.1362 | 2.3318 | 102.655 | 3 | |||
12 | 6 | Carlos Munoz | 105 | 2:00'32.4606 | 22.7069 | 0.5707 | 102.647 | 3 | |||
13 | 88 | Gabby Chaves | 105 | 2:00'33.4675 | 23.7138 | 1.0069 | 102.633 | 3 | |||
14 | 4 | Matheus Leist | 105 | 2:00'39.5495 | 29.7958 | 6.0820 | 102.547 | 3 | |||
15 | 20 | Jordan King | 105 | 2:00'41.8889 | 32.1352 | 2.3394 | 102.514 | 3 | |||
16 | 60 | Jack Harvey | 105 | 2:00'42.1728 | 32.4191 | 0.2839 | 102.510 | 3 | |||
17 | 32 | Alfonso Celis Jr. | 105 | 2:00'58.5575 | 48.8038 | 16.3847 | 102.278 | 4 | |||
18 | 59 | Max Chilton | 105 | 2:01'04.9660 | 55.2123 | 6.4085 | 102.188 | 3 | |||
19 | 26 | Zach Veach | 104 | 2:00'45.9269 | 1 Lap | 1 Lap | 101.481 | 3 | |||
20 | 39 | Santino Ferrucci | 101 | 2:00'42.3067 | 4 Laps | 3 Laps | 98.603 | 2 | |||
21 | 12 | Will Power | 98 | 2:00'43.9627 | 7 Laps | 3 Laps | 95.652 | 4 | |||
22 | 5 | James Hinchcliffe | 76 | 1:53'35.4864 | 29 Laps | 22 Laps | 78.843 | 5 | |||
23 | 15 | Graham Rahal | 4 | 1:28'13.1705 | 101 Laps | 72 Laps | 5.343 | 2 | Accident | ||
24 | 10 | Ed Jones | 0.9205 | 105 Laps | 4 Laps | Accident | |||||
25 | 98 | Marco Andretti | 1.0311 | 105 Laps | 0.1106 | Accident |
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