Recomendado para você

Clerot é 2º e Fefo Barrichello é 30º no primeiro dia de testes da F3 em Ímola

Clerot é 2º e Fefo Barrichello é 30º no primeiro dia de testes da F3 em Ímola

F3
F3
Clerot é 2º e Fefo Barrichello é 30º no primeiro dia de testes da F3 em Ímola
F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil

F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil
MotoGP confirma retorno da Repsol ao Mundial em 2026; entenda

MotoGP confirma retorno da Repsol ao Mundial em 2026; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP confirma retorno da Repsol ao Mundial em 2026; entenda
VÍDEO: NASCAR revela traçado do circuito de rua na base naval de San Diego

VÍDEO: NASCAR revela traçado do circuito de rua na base naval de San Diego

NASCAR Cup
NASCAR Cup
VÍDEO: NASCAR revela traçado do circuito de rua na base naval de San Diego
F1: Seu Jorge, Thiaguinho e mais; confira programação completa da Fanzone para o GP de São Paulo

F1: Seu Jorge, Thiaguinho e mais; confira programação completa da Fanzone para o GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Seu Jorge, Thiaguinho e mais; confira programação completa da Fanzone para o GP de São Paulo
F1: Bortoleto espera "deixar tudo para trás e focar" no GP do México

F1: Bortoleto espera "deixar tudo para trás e focar" no GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Bortoleto espera "deixar tudo para trás e focar" no GP do México
Gabriel Gomez disputa o título da Euro F4 em Monza

Gabriel Gomez disputa o título da Euro F4 em Monza

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez disputa o título da Euro F4 em Monza
Félix da Costa assina com Alpine no WEC após saída polêmica da Porsche na F-E

Félix da Costa assina com Alpine no WEC após saída polêmica da Porsche na F-E

WEC
WEC
Bahrein
Félix da Costa assina com Alpine no WEC após saída polêmica da Porsche na F-E
Coluna

Coluna do Vicente Sfeir: A base do automobilismo brasileiro e a comparação com o kart mundial

Colunista de mercado do Motorsport.com Brasil, Vicente Sfeir fala sobre o Campeonato Brasileiro de Kart, realizado no fim de semana

Gaetano di Mauro

Nas últimas duas semanas, em Cascavel, no Paraná, tivemos a realização do 54º Campeonato Brasileiro de Kart. É sempre muito bacana vivenciar esse evento, o principal do Kartismo Brasileiro, além de poder comparar a evolução de pilotos, equipes, equipamentos e organização da base do nosso automobilismo. Estive também recentemente no Mundial de Kart em PFI na Inglaterra (2017). Foi a minha primeira vez em um evento de Kart Internacional e justo em um Mundial.

Leia também:

Vou começar falando do nosso campeonato nacional. Grids cheios é a primeira impressão positiva que temos ao acompanhar os treinos e corridas classificatórias do meio da semana. Devido ao grande número de categorias, o campeonato é dividido em duas fases. Na primeira semana, foram oito categorias. Na segunda, mais 11. Mais de 450 pilotos inscritos, alguns deles correndo em mais de uma categoria durante as duas fases.

Tanto no Brasileiro quanto no Mundial você tem a oportunidade de acompanhar as voltas em tempo real, através de site ou aplicativos no celular. Os resultados válidados são divulgados pelo site oficial da cronometragem.

Um grande avanço nos últimos dois anos foi a transmissão na SporTV, dando exposição e visibilidade para os jovens talentos do nosso automobilismo. Uma boa audiência é a consequência de corridas extremamente disputadas do começo ao fim.

Entretanto, indo um pouco mais no detalhe, alguns problemas já começam a aparecer. O regulamento é escrito sem que a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) tenha todas ferramentas adequadas para monitorar e aplicar as regras, o que acaba prejudicando alguns e favorecendo outros.

Neste ano, o campeonato nacional implementou uma regra que é usada nos campeonatos da Europa, a fim de evitar o bate-bate, para que a corrida possa ser realizada de forma mais limpa. O piloto que chegar ao parque fechado com o seu bico para dentro (travas internas) recebe uma punição de 5 a 10 segundos no tempo total da prova.

A vistoria é feita de forma visual pelo comissário e registrada em uma fotografia para questionamentos futuros. Isso surte efeito e os pilotos devem ser mais conservadores na forma em que vão atacar seus adversários numa ultrapassagem. Esta punição, por exemplo, acabou penalizando o multicampeão André Nicastro e beneficiando outro multicampeão, Olin Galli, na disputa do título da categoria Internacional OK. Ponto para o Brasileiro, portanto. 

No sentido oposto, vão as normas de tempo mínimo: para o piloto deixar o parque fechado e ingressar na pista para tomada de tempo; para práticas como retirada de motores e peças fora do regulamento sem o registro; e para a checagem da forma como os pilotos usam os quatro jogos de pneus, entre lacrados de treino e corrida.

Um fato excepcional manchou bastante a imagem do campeonato: no término da categoria Sudam Junior, o pai de um piloto entrou no parque fechado e agrediu fisicamente um garoto de 14 anos. O homem teve que ser preso em uma sala do kartódromo para não ser linchado pelos mecânicos e a polícia chegou para o levar preso para a delegacia. Esse episódio aconteceu ao vivo durante a transmissão da corrida final.

É sabido que temos que melhorar em vários aspectos, mas o fato de sermos o campeonato nacional com o maior número de inscritos do planeta já nos enche com a esperança de que jovens talentos irão nos representar em diferentes categorias do mundo pelas próximas gerações! Aproveito, então, para parabenizar os apoiadores e incentivadores da base do esporte a motor e, claro, os Campeões Brasileiros de 2019.

GALERIA: Fotos do 54º Campeonato Brasileiro de Kart, disputado em Cascavel

Largada da Graduado
Danillo Ramalho foi o Bi-Campeão da Sênior
Christiano Matheis e Valdeno Brito - Vencedores da Super Sênior
Olin Galli conquistou seu nono título do Brasileiro
Campeões da CODASUR Junior
Gaetano di Mauro, penta na KZ Graduados
Lucas Staico
Gabriel Crepaldi
Diego Ramos
Dennis Dirani
10
Artigo anterior Gaetano di Mauro fatura penta no Campeonato Brasileiro de Kart
Próximo artigo Veja os motivos por trás do patrocínio do jovem Emmo Fittipaldi, de apenas 12 anos de idade

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros