Com direito a recorde, Toyota mantém pole provisória
Kamui Kobayashi crava 3min14s791 na segunda parte da classificação das 24 Horas de Le Mans e é o nome mais rápido da pista
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    O Toyota #7 vem se tornando o carro a ser batido em Le Mans. Na segunda parte do treino classificatório para as 24 Horas, o carro da montadora japonesa, que já havia conseguido ser o melhor na quarta-feira, manteve a pole provisória, mas desta vez com estilo. Mais uma vez, Kamui Kobayashi foi o melhor e com direito a recorde histórico da pista de La Sarthe, com 3min14s791.
O Porsche #1, de Neel Jani, Andre Lotterer e Nick Tandy é atualmente o segundo do grid. O treino foi marcado pelo acidente de Erik Maris, gerando um longo período de bandeira vermelha, alongando em 30 minutos o período da sessão para compensar a perda.
Na LMP2, o carro de Roberto Gonzalez, Simon Trummer E Vitaly Petrov foi o mais rápido. O melhor trio com brasileiro foi o #13 de Nelsinho Piquet, David Heinemeier Hansson e Mathias Beche em quarto na classe e 10º no geral.
Bruno Senna, que terá a companhia de Julien Canal e Nicolas Prost, está a uma posição atrás. 
Na mesma classe, André Negrão foi o 10º e Rubens Barrichello foi o 19º.
Na LMGTE Pro, o Aston Martin #97 de Daniel Serra foi o mais veloz, com a 32ª posição no geral. Tony Kanaan foi o 11ª e Pipo Derani o 13º.
O Corvette de Fernando Rees foi o quarto na classe LMGTE Am e viu o trio de Robert Smith, Will Stevens e Dries Vanthoor, da Ferrari, comandar a classe, com o 45º tempo no geral.
Resultado
| Cla | # | Pilotos | Carro | Class | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h | 
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | 7 |   Stéphane Sarrazin   Kamui Kobayashi   Mike Conway  | 
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 22 | 3'14.791 | 251.882 | ||
| 2 | 1 |   Andre Lotterer   Neel Jani   Nick Tandy  | 
Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 21 | 3'17.259 | 2.468 | 2.468 | 248.730 | 
| 3 | 2 |   Timo Bernhard   Brendon Hartley   Earl Bamber  | 
Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 21 | 3'18.067 | 3.276 | 0.808 | 247.716 | 
| 4 | 8 |   Anthony Davidson   Kazuki Nakajima   Sébastien Buemi  | 
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 2 | 3'19.431 | 4.640 | 1.364 | 246.021 | 
| 5 | 9 |   Nicolas Lapierre   Jose Maria Lopez   Yuji Kunimoto  | 
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 20 | 3'19.889 | 5.098 | 0.458 | 245.458 | 
| 6 | 25 |   Vitaly Petrov   Simon Trummer   Roberto Gonzalez  | 
Oreca 07 | LMP2 | 16 | 3'25.549 | 10.758 | 5.660 | 238.699 | 
| 7 | 4 |   Marco Bonanomi   Oliver Webb   Dominik Kraihamer  | 
ENSO CLM P1/01 | LMP1 | 4 | 3'26.026 | 11.235 | 0.477 | 238.146 | 
| 8 | 38 |   Oliver Jarvis   Ho-Pin Tung   Thomas Laurent  | 
Oreca 07 | LMP2 | 21 | 3'26.776 | 11.985 | 0.750 | 237.282 | 
| 9 | 24 |   Jean-Eric Vergne   Jonathan Hirschi   Tor Graves  | 
Oreca 07 | LMP2 | 14 | 3'26.871 | 12.080 | 0.095 | 237.173 | 
| 10 | 13 |   Nelson Piquet Jr.   David Heinemeier Hansson  Mathias Beche  | 
Oreca 07 | LMP2 | 21 | 3'27.021 | 12.230 | 0.150 | 237.002 | 
| 11 | 31 |   Bruno Senna   Julien Canal   Nicolas Prost  | 
Oreca 07 | LMP2 | 19 | 3'27.564 | 12.773 | 0.543 | 236.382 | 
| 12 | 37 |   David Cheng   Tristan Gommendy   Alex Brundle  | 
Oreca 07 | LMP2 | 17 | 3'28.432 | 13.641 | 0.868 | 235.397 | 
| 13 | 26 |   Roman Rusinov   Pierre Thiriet   Alex Lynn  | 
Oreca 07 | LMP2 | 17 | 3'28.580 | 13.789 | 0.148 | 235.230 | 
| 14 | 36 |   Romain Dumas   Gustavo Menezes   Matthew Rao  | 
Alpine A470 | LMP2 | 19 | 3'28.856 | 14.065 | 0.276 | 234.919 | 
| 15 | 22 |   Jose Gutierrez   Memo Rojas   Ryo Hirakawa  | 
Oreca 07 | LMP2 | 15 | 3'28.937 | 14.146 | 0.081 | 234.828 | 
| 16 | 35 |   Nelson Panciatici   Pierre Ragues   André Negrao  | 
Alpine A470 | LMP2 | 21 | 3'29.328 | 14.537 | 0.391 | 234.390 | 
| 17 | 28 |   François Perrodo   Emmanuel Collard   Matthieu Vaxivière  | 
Oreca 07 | LMP2 | 23 | 3'29.333 | 14.542 | 0.005 | 234.384 | 
| 18 | 40 |   Richard Bradley   James Allen   Franck Matelli  | 
Oreca 07 | LMP2 | 21 | 3'29.396 | 14.605 | 0.063 | 234.313 | 
| 19 | 47 |   Roberto Lacorte   Giorgio Sernagiotto   Andrea Belicchi  | 
Dallara P217 | LMP2 | 18 | 3'30.014 | 15.223 | 0.618 | 233.624 | 
| 20 | 45 |   Vincent Capillaire   Mark Patterson   Matt McMurry  | 
Ligier JSP 217 | LMP2 | 20 | 3'30.164 | 15.373 | 0.150 | 233.457 | 
| 21 | 27 |   Sergey Sirotkin   Viktor Shaytar   Mikhail Aleshin  | 
Dallara P217 | LMP2 | 13 | 3'30.262 | 15.471 | 0.098 | 233.348 | 
| 22 | 21 |   Felix Rosenqvist   Henrik Hedman   Ben Hanley  | 
Oreca 07 | LMP2 | 17 | 3'30.369 | 15.578 | 0.107 | 233.230 | 
| 23 | 32 |   Filipe Albuquerque   William Owen   Hugo Sadeleer  | 
Ligier JSP 217 | LMP2 | 18 | 3'30.693 | 15.902 | 0.324 | 232.871 | 
| 24 | 23 |   Nathanael Berthon   Fabien Barthez   Timothé Buret  | 
Ligier JSP 217 | LMP2 | 18 | 3'31.346 | 16.555 | 0.653 | 232.152 | 
| 25 | 29 |   Jan Lammers   Rubens Barrichello   Frits van Eerd  | 
Dallara P217 | LMP2 | 19 | 3'31.766 | 16.975 | 0.420 | 231.691 | 
| 26 | 39 |   James Winslow   Eric Trouillet   Enzo Guibbert  | 
Oreca 07 | LMP2 | 9 | 3'32.987 | 18.196 | 1.221 | 230.363 | 
| 27 | 34 |   Karun Chandhok   Nigel Moore   Philip Hanson  | 
Ligier JSP 217 | LMP2 | 17 | 3'33.739 | 18.948 | 0.752 | 229.552 | 
| 28 | 49 | Rik Breukers   Miro Konopka   Konstantins Calko  | 
Ligier JSP 217 | LMP2 | 22 | 3'33.921 | 19.130 | 0.182 | 229.357 | 
| 29 | 17 |   Patrice Lafargue   Paul Lafargue   David Zollinger  | 
Ligier JSP 217 | LMP2 | 22 | 3'36.362 | 21.571 | 2.441 | 226.769 | 
| 30 | 43 |   Jeroen Bleekemolen   Ben Keating   Ricky Taylor  | 
Riley Mk. 30 | LMP2 | 14 | 3'37.350 | 22.559 | 0.988 | 225.739 | 
| 31 | 33 |   Jacques Nicolet   Erik Maris   Pierre Nicolet  | 
Ligier JSP 217 | LMP2 | 3 | 3'42.660 | 27.869 | 5.310 | 220.355 | 
| 32 | 97 |   Darren Turner   Jonathan Adam   Daniel Serra  | 
Aston Martin Vantage | LMGTE PRO | 12 | 3'51.860 | 37.069 | 9.200 | 211.612 | 
| 33 | 51 |   James Calado   Alessandro Pier Guidi   Michele Rugolo  | 
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 22 | 3'52.087 | 37.296 | 0.227 | 211.405 | 
| 34 | 95 |   Marco Sorensen   Nicki Thiim   Richie Stanaway  | 
Aston Martin Vantage | LMGTE PRO | 11 | 3'52.117 | 37.326 | 0.030 | 211.377 | 
| 35 | 82 |   Giancarlo Fisichella   Toni Vilander   Pierre Kaffer  | 
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 15 | 3'52.138 | 37.347 | 0.021 | 211.358 | 
| 36 | 92 |   Michael Christensen   Kevin Estre   Dirk Werner  | 
Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 20 | 3'52.177 | 37.386 | 0.039 | 211.323 | 
| 37 | 71 |   Sam Bird   Davide Rigon   Miguel Molina  | 
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 21 | 3'52.235 | 37.444 | 0.058 | 211.270 | 
| 38 | 64 |   Marcel Fassler   Oliver Gavin   Tommy Milner  | 
Chevrolet Corvette C7R | LMGTE PRO | 19 | 3'52.391 | 37.600 | 0.156 | 211.128 | 
| 39 | 69 |   Ryan Briscoe   Scott Dixon   Richard Westbrook  | 
Ford GT | LMGTE PRO | 14 | 3'52.496 | 37.705 | 0.105 | 211.033 | 
| 40 | 66 |   Stefan Mücke   Olivier Pla   Billy Johnson  | 
Ford GT | LMGTE PRO | 19 | 3'52.558 | 37.767 | 0.062 | 210.977 | 
| 41 | 91 |   Richard Lietz   Patrick Pilet   Frederic Makowiecki  | 
Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 20 | 3'52.593 | 37.802 | 0.035 | 210.945 | 
| 42 | 68 |   Tony Kanaan   Joey Hand   Dirk Müller  | 
Ford GT | LMGTE PRO | 16 | 3'52.626 | 37.835 | 0.033 | 210.915 | 
| 43 | 63 |   Jan Magnussen   Antonio Garcia   Jordan Taylor  | 
Chevrolet Corvette C7R | LMGTE PRO | 20 | 3'52.886 | 38.095 | 0.260 | 210.679 | 
| 44 | 67 |   Pipo Derani   Harry Tincknell   Andy Priaulx  | 
Ford GT | LMGTE PRO | 22 | 3'53.059 | 38.268 | 0.173 | 210.523 | 
| 45 | 84 |   Will Stevens   Robert Smith   Dries Vanthoor  | 
Ferrari 488 GTE | LMGTE AM | 18 | 3'53.981 | 39.190 | 0.922 | 209.693 | 
| 46 | 90 |   Rob Bell   Salih Yoluc   Euan Hankey  | 
Aston Martin Vantage | LMGTE AM | 18 | 3'54.319 | 39.528 | 0.338 | 209.391 | 
| 47 | 98 |   Pedro Lamy   Paul Dalla Lana   Mathias Lauda  | 
Aston Martin Vantage | LMGTE AM | 16 | 3'54.456 | 39.665 | 0.137 | 209.269 | 
| 48 | 50 |   Fernando Rees   Romain Brandela   Christian Philippon  | 
Chevrolet Corvette C7R | LMGTE AM | 16 | 3'54.559 | 39.768 | 0.103 | 209.177 | 
| 49 | 62 |   Townsend Bell   Bill Sweedler   Cooper MacNeil  | 
Ferrari 488 GTE | LMGTE AM | 19 | 3'54.576 | 39.785 | 0.017 | 209.162 | 
| 50 | 93 |   Patrick Long   Abdulaziz Al Faisal   Mike Hedlund  | 
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 17 | 3'54.621 | 39.830 | 0.045 | 209.121 | 
| 51 | 83 |   Andrea Bertolini   Tracy Krohn   Niclas Jönsson  | 
Ferrari 488 GTE | LMGTE AM | 20 | 3'54.813 | 40.022 | 0.192 | 208.950 | 
| 52 | 77 |   Christian Ried Matteo Cairoli   Marvin Dienst  | 
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 18 | 3'54.890 | 40.099 | 0.077 | 208.882 | 
| 53 | 55 |   Duncan Cameron   Marco Cioci   Aaron Scott  | 
Ferrari 488 GTE | LMGTE AM | 21 | 3'54.941 | 40.150 | 0.051 | 208.837 | 
| 54 | 99 |   Andrew Howard   Oliver Bryant   Ross Gunn  | 
Aston Martin Vantage | LMGTE AM | 17 | 3'55.046 | 40.255 | 0.105 | 208.743 | 
| 55 | 88 |   Khaled Al Qubaisi   Klaus Bachler   Stephane Lemeret  | 
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 19 | 3'55.468 | 40.677 | 0.422 | 208.369 | 
| 56 | 61 |   Matt Griffin   Mok Weng Sun   Keita Sawa  | 
Ferrari 488 GTE | LMGTE AM | 19 | 3'55.995 | 41.204 | 0.527 | 207.904 | 
| 57 | 54 |   Olivier Beretta   Francesco Castellacci   Thomas Flohr  | 
Ferrari 488 GTE | LMGTE AM | 19 | 3'57.005 | 42.214 | 1.010 | 207.018 | 
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.