Recomendado para você

Stock Car: Ricardo Maurício triunfa em Cuiabá com vitória dupla

Stock Car: Ricardo Maurício triunfa em Cuiabá com vitória dupla

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Ricardo Maurício triunfa em Cuiabá com vitória dupla
Stock Car: Ricardo Maurício comanda e vence sprint de Cuiabá

Stock Car: Ricardo Maurício comanda e vence sprint de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Ricardo Maurício comanda e vence sprint de Cuiabá
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia
Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1

Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1
F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"

F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"
MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência
F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026

F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026
F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

Confusão nos boxes provocou quebra da Toyota em Le Mans

Kobayashi confundiu gesto “inoportuno” de piloto da LMP2 com a autorização de fiscal, o que causou falha de embreagem

#7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 Hybrid: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Stéphane Sarrazin
#7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 Hybrid: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Stéphane Sarrazin
#7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 Hybrid: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Stéphane Sarrazin
#7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 Hybrid: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Stéphane Sarrazin
#7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 Hybrid: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Stéphane Sarrazin
#7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 Hybrid: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Stéphane Sarrazin
#7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 Hybrid: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Stéphane Sarrazin
#7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 Hybrid: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Stéphane Sarrazin
#6 Toyota Racing Toyota TS050 Hybrid: Stéphane Sarrazin, Mike Conway, Kamui Kobayashi and #5 Toyota Racing Toyota TS050 Hybrid: Anthony Davidson, Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima
#7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 Hybrid: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Stéphane Sarrazin
#7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 Hybrid: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Stéphane Sarrazin
Kamui Kobayashi, Toyota Gazoo Racing
#7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 Hybrid: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Stéphane Sarrazin

A falha mecânica que atingiu a Toyota nas 24 Horas de Le Mans foi indiretamente provocada pelo fato de Kamui Kobayashi ter confundido um piloto da LMP2 com um fiscal no pitlane.

Kobayashi, que assumiu o protótipo #7 que dividiu com Stephane Sarrazin e Mike Conway, liderava confortavelmente quando parou na pista com um problema de embreagem, durante a décima hora de prova, pouco após a meia-noite local. 

A embreagem superaqueceu durante o período do safety car, quando Kobayashi havia acabado de assumir o carro de Conway e teve de ficar parado na saída do pitlane, diante de uma luz vermelha, até que a fila de carros que permaneceu na pista pudesse passar.

No entanto, o japonês começou a deixar o pitlane quando viu aquele que acreditava ser um fiscal acenando para que ele saísse. Então, ele foi instruído por sua equipe para parar novamente, em processo que superaqueceu a embreagem.

“O carro que liderava, o #7, teve um problema extremamente surpreendente”, disse o diretor técnico da Toyota, Pascal Vasselon, à Eurosport. “Ele foi parado na fila do safety car, quando, então, alguém acenou para que ele saísse de novo.”

“Mas as luzes ao fim do pitlane estavam vermelhas, então paramos. Ele saiu e parou de novo por umas duas ou três vezes, o que não estava planejado, e isso superaqueceu a embreagem.”

O “fiscal” foi posteriormente identificado como o piloto da LMP2 Vincent Capillaire, cuja equipe, a Algarve Pro Racing, ocupava o último box do pitlane, perto de onde Kobayashi estava parado.

“Na noite de sábado, durante a corrida, eu estava esperando com meu capacete na beirada do box. Queria mostrar meu incentivo ao carro que liderava, que estava parado a poucos metros de meu box. Foi um encorajamento espontâneo. Fui multado pelos comissários pelo gesto e eu admito que foi inoportuno. Me arrependo”, escreveu, em depoimento no Facebook (assista ao lance abaixo).

 

Em entrevista ao jornal francês L’Equipe, Vasselon disse que espera ouvir um pedido de desculpas de Capillaire por ter potencialmente custado à equipe uma conquista que deseja há muito tempo.

“Entendemos que não houve má intenção em seu comportamento, mas ele não pensou nas consequências de seu gesto. Espero que ele venha se desculpar, o que, até o momento, ele ainda não fez.”

Reportagem adicional de Yaroslav Zarogets e Guillaume Nedelec

Artigo anterior Kobayashi: quebra em Le Mans "dói ainda mais" do que em 2016
Próximo artigo Toyota: Carros híbridos ainda não estão prontos para Le Mans

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros