Após ausência, Luthi vence em Silverstone; Morbidelli é 2º
Thomas Luthi, que não correu em Brno após forte acidente, voltou com tudo e venceu o GP da Grã-Bretanha; Johann Zarco tirou Sam Lowes da pista e foi punido, saindo zerado de Silverstone
Grã-Bretanha; Johann Zarco tirou Sam Lowes da pista e foi punido, saindo zerado de Silverstone
Thomas Luthi pode utilizar a máxima ‘nada como um dia após o outro’ – no caso, nada como uma corrida após a outra. O suíço, que sofreu um forte acidente na classificação em Brno e não participou do GP da República Tcheca, voltou no GP da Grã-Bretanha, realizado neste domingo (4), e venceu a prova.
A disputa pela vitória envolvia Luthi, Johann Zarco e Sam Lowes. A quatro voltas do fim, porém, Zarco jogou Lowes para fora da pista, deixando o britânico inconformado. A direção de prova considerou o francês culpado pelo incidente e puniu Zarco com 30 segundos no tempo de corrida – com isso, o líder do campeonato caiu para 22º.
Quem sorriu com isso foi Álex Rins. Sétimo colocado em Silverstone, o espanhol reduziu a vantagem de Zarco para apenas dez pontos (181 a 171). O ítalo-brasileiro Franco Morbidelli se aproveitou da confusão entre Zarco e Lowes para terminar em segundo, com Takaaki Nakagami em terceiro.
A corrida
Lowes partiu bem, mas Folger largou melhor ainda e assumiu a liderança, com Zarco em terceiro. Enquanto isso, Isaac Viñales caiu e abandonou. No trecho mais sinuoso da pista, no último setor da primeira volta, o britânico retomou a ponta.
Na abertura da segunda volta, Zarco chegou a roubar o segundo posto de Folger, mas o alemão deu o troco. O ítalo-brasileiro Franco Morbidelli era o sexto colocado, logo atrás de Álex Márquez. Já Álex Rins, vice-líder do campeonato, seguia lá atrás, na 20ª posição.
A quinze voltas do fim, Morbidelli partiu para o ataque e subiu para a terceira posição, atrás apenas do líder Lowes e de Zarco. No giro seguinte, Márquez caiu sozinho na curva 14, mas retornou à disputa.
A doze voltas do fim, quem aparecia forte era Thomas Luthi, que superou Folger e Morbidelli para assumir a terceira posição e partir para cima de Zarco. Na volta seguinte, o suíço não somente superou o francês como deixou Lowes para trás, assumindo a ponta da prova.
Lowes parecia perder rendimento na fase final da prova, sendo ultrapassado por Morbidelli e caindo para quarto. Faltando nove voltas para o fim, o britânico retomou a terceira posição do ítalo-brasileiro e apertou o ritmo para buscar o segundo lugar de Zarco.
Um pouco mais atrás, Rins vinha se recuperando aos poucos e subia para a décima posição a oito voltas do fim. Na frente, disputa indefinida entre Luthi, Zarco e Lowes. O britânico parecia ter mais velocidade do que o francês, mas não conseguia superar o líder do campeonato.
A quatro voltas do final da prova, Lowes tentou partir para cima de Zarco e se deu mal: os dois se tocaram na curva 16 e Lowes caiu, perdendo várias posições para o desespero dele e da torcida britânica – o incidente passou para investigação dos comissários de prova.
Com isso, Luthi ficou com caminho livre para vencer com tranquilidade o GP da Grã-Bretanha. Takaaki Nakagami vinha em segundo na última volta, mas Morbidelli arriscou tudo e superou o japonês para terminar com o segundo posto. Para Nakagami, restou o terceiro lugar.
No fim, a direção de prova puniu Zarco com um acréscimo de 30 segundos no tempo de prova pelo incidente com Lowes. O francês caiu para 22º na classificação final e sai zerado de Silverstone.
Rins, que esteve longe de apresentar uma performance competitiva em Silverstone, saiu no lucro com a punição a Zarco, terminando em sétimo e reduzindo a desvantagem em relação a Zarco para dez pontos - 181 a 171 para o francês.
Confira o resultado final:
Pos. | Pontos | Num. | Piloto | Equipe | Moto | Tempo/Dif. |
1 | 25 | 12 | Thomas LUTHI | Garage Plus Interwetten | Kalex | 38'49.473 |
2 | 20 | 21 | Franco MORBIDELLI | Estrella Galicia 0,0 Marc VDS | Kalex | +0.856 |
3 | 16 | 30 | Takaaki NAKAGAMI | IDEMITSU Honda Team Asia | Kalex | 1.179 |
4 | 13 | 55 | Hafizh SYAHRIN | Petronas Raceline Malaysia | Kalex | 1.359 |
5 | 11 | 94 | Jonas FOLGER | Dynavolt Intact GP | Kalex | 1.970 |
6 | 10 | 7 | Lorenzo BALDASSARRI | Forward Team | Kalex | 5.292 |
7 | 9 | 40 | Alex RINS | Paginas Amarillas HP 40 | Kalex | 7.962 |
8 | 8 | 24 | Simone CORSI | Speed Up Racing | Speed Up | 8.421 |
9 | 7 | 54 | Mattia PASINI | Italtrans Racing Team | Kalex | 8.556 |
10 | 6 | 49 | Axel PONS | AGR Team | Kalex | 13.740 |
11 | 5 | 23 | Marcel SCHROTTER | AGR Team | Kalex | 15.381 |
12 | 4 | 11 | Sandro CORTESE | Dynavolt Intact GP | Kalex | 16.089 |
13 | 3 | 97 | Xavi VIERGE | Tech 3 Racing | Tech 3 | 16.564 |
14 | 2 | 60 | Julian SIMON | QMMF Racing Team | Speed Up | 22.155 |
15 | 1 | 52 | Danny KENT | Leopard Racing | Kalex | 22.190 |
16 | 19 | Xavier SIMEON | QMMF Racing Team | Speed Up | 27.892 | |
17 | 2 | Jesko RAFFIN | Sports-Millions-EMWE-SAG | Kalex | 29.045 | |
18 | 14 | Ratthapark WILAIROT | IDEMITSU Honda Team Asia | Kalex | 29.195 | |
19 | 27 | Iker LECUONA | CarXpert Interwetten | Kalex | 31.565 | |
20 | 87 | Remy GARDNER | Tasca Racing Scuderia Moto2 | Kalex | 31.722 | |
21 | 22 | Sam LOWES | Federal Oil Gresini Moto2 | Kalex | 32.701 | |
22 | 5 | Johann ZARCO | Ajo Motorsport | Kalex | 35.232 | |
23 | 57 | Edgar PONS | Paginas Amarillas HP 40 | Kalex | 38.296 | |
24 | 70 | Robin MULHAUSER | CarXpert Interwetten | Kalex | 38.716 | |
25 | 73 | Alex MARQUEZ | Estrella Galicia 0,0 Marc VDS | Kalex | 44.146 | |
Não completaram | ||||||
10 | Luca MARINI | Forward Team | Kalex | 1 volta | ||
44 | Miguel OLIVEIRA | Leopard Racing | Kalex | 7 voltas | ||
32 | Isaac VIÑALES | Tech 3 Racing | Tech 3 | 0 voltas |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.