Moto2: Diogo Moreira dá aula tática, vence em Portugal e coloca as duas mãos na taça
Com os resultados deste domingo, Diogo aumenta vantagem para González para 24 pontos com 25 em jogo em Valência
A Moto2 abriu as atividades deste domingo em Portimão com um GP de Portugal muito movimentado e disputado. Diogo Moreira deu uma aula de estratégia, ultrapassando Colin Veijer nas voltas finais para garantir a vitória mais importante na temporada. Com Manu González em sexto, a diferença no Mundial subiu para 24 pontos com apenas 25 em jogo na final em Valência.
O domingo trouxe Diogo com chances de garantir o título com uma corrida de antecedência. Para isso, o brasileiro precisaria aumentar a vantagem de nove para pelo menos 26 pontos, havendo somente duas combinações possíveis: Moreira vencer, com González em oitavo ou menos ou Moreira em segundo com o espanhol em 13º ou abaixo.
Antes do início da corrida, uma mudança no grid. No sábado, horas após a classificação, foi divulgada uma punição para Dani Muñoz por atrapalhar Alonso López, que vinha em volta rápida. Com isso, o espanhol caiu para décimo no grid, promovendo Manu González para sétimo.
Diogo largou muito bem, conseguindo estilingar na frente já na primeira curva, enquanto González manteve a sétima posição, buscando atacar Alonso. Veijer subia para segundo, com Dixon caindo para terceiro, com Vietti em quarto.
Ao final da primeira volta, Moreira mantinha a ponta, abrindo 0s4 para Veijer, enquanto González subia para sexto, aproveitando um erro de Baltus, passando a atacar Alonso pela quinta posição. Aos poucos, Veijer foi se aproximando, chegando no início da terceira volta colado no brasileiro, com os dois abrindo 0s3 para Dixon. Mais atrás, González passava Vietti para chegar ao quinto lugar.
Já no giro seguinte, Veijer conseguiu a ultrapassagem em cima de Diogo pela ponta, aproveitando o vácuo na reta principal, dando o bote na chegada à curva 1. Com Moreira erm segundo e González em quinto, a diferença neste momento subia para 18 no campeonato.
Veijer começou a abrir, chegando a 0s4 no início da volta seguinte, enquanto Dixon começava a ensaiar um ataque em cima do Diogo, mas o britânico acabou se descuidando com Alonso, que deu o bote nele na curva 1. Logo atrás, uma balançada de González fez com que ele caísse para sétimo, perdendo posições para Vietti e Canet. A diferença subia para 20.
Quando a prova completava seu primeiro terço, na volta 7 de 21, a diferença de Veijer para Moreira oscilava entre 0s250 e 0s350, com Alonso próximo do brasileiro. Já González seguia em sétimo, mas agora pressionado por Baltus, que vinha a 0s2 de distância. Mas a pressão do belga fez com que o espanhol apertasse o passo, ultrapassando novamente Vietti pela sexta colocação.
Na décima volta, Veijer aumentava a vantagem para Moreira para 0s5, com o brasileiro a 1s de Alonso, que tinha 1s2 para Canet. González passava Dixon e subia novamente para quinto, mas a 1s5 do espanhol.
Na volta 14 de 21, Baltus ultrapassava González, deixando o espanhol em sexto. Lá na frente, Moreira seguia em segundo, a 0s7 de Veijer, com 1s2 para Alonso, que tinha 0s8 para Canet.
A cinco voltas do fim, Diogo conseguiu colar de vez em Veijer, aproveitando uma condição melhor de pneus, chegando na reta principal a apenas 0s150 do holandês. Mais atrás, González seguia em sexto mas colado em Baltus, buscando a quinta posição.
Na antepenúltima volta, um erro de Veijer em uma das curvas permitiu ao brasileiro retomar a liderança, enquanto González errava na primeira curva e perdia contato para Baltus, deixando a diferença no Mundial em 24 pontos.
No final, Diogo Moreira conquista uma vitória importantíssima no GP de Portugal, colocando as duas mãos na taça, abrindo 24 pontos de vantagem no Mundial com 25 em jogo na final em Valência. Colin Veijer e David Alonso fecharam o pódio, enquanto Manu González foi o sexto.
O Mundial de Motovelocidade encerra a temporada 2025 na próxima semana, voltando à Espanha para o GP de Valência. Você acompanha a cobertura completa no Motorsport.com.
| Cla | PILOTO | # | VOLTAS | TEMPO | DIFERENÇA | km/h | PONTOS | |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | D. MoreiraItaltrans Racing Team | 10 | 21 |
35'40.573 |
25 | |||
| 2 | C. VeijerAjo Motorsport | 95 | 21 |
+0.090 35'40.663 |
0.090 | 20 | ||
| 3 | D. AlonsoCFMOTO Inde Aspar Team | 80 | 21 |
+0.492 35'41.065 |
0.402 | 16 | ||
| 4 | A. CanetFantic Racing | 44 | 21 |
+0.992 35'41.565 |
0.500 | 13 | ||
| 5 | B. BaltusFantic Racing | 7 | 21 |
+5.214 35'45.787 |
4.222 | 11 | ||
| 6 | M. GonzalezLiqui Moly Dynavolt Intact GP | 18 | 21 |
+7.929 35'48.502 |
2.715 | 10 | ||
| 7 | D. HolgadoCFMOTO Inde Aspar Team | 27 | 21 |
+8.376 35'48.949 |
0.447 | 9 | ||
| 8 | A. ArenasITALJET Gresini Moto2 | 75 | 21 |
+9.153 35'49.726 |
0.777 | 8 | ||
| 9 | S. AgiusLiqui Moly Dynavolt Intact GP | 81 | 21 |
+9.707 35'50.280 |
0.554 | 7 | ||
| 10 | I. GuevaraBLU CRU Pramac Yamaha Moto2 | 28 | 21 |
+10.018 35'50.591 |
0.311 | 6 | ||
| 11 |
D. MuñozAjo Motorsport
|
17 | 21 |
+15.042 35'55.615 |
5.024 | 5 | ||
| 12 | A. EscrigKLINT Forward Factory Team | 11 | 21 |
+15.252 35'55.825 |
0.210 | 4 | ||
| 13 | C. ViettiBeta Tools SpeedRS Team | 13 | 21 |
+16.556 35'57.129 |
1.304 | 3 | ||
| 14 | I. OrtolaQJMOTOR - FRINSA - MSI | 4 | 21 |
+17.916 35'58.489 |
1.360 | 2 | ||
| 15 | F. SalačElf Marc VDS Racing Team | 12 | 21 |
+18.789 35'59.362 |
0.873 | 1 | ||
| 16 | Z. van den GoorberghRW-Idrofoglia Racing GP | 84 | 21 |
+18.833 35'59.406 |
0.044 | |||
| 17 | T. ArbolinoBLU CRU Pramac Yamaha Moto2 | 14 | 21 |
+20.034 36'00.607 |
1.201 | |||
| 18 | A. HuertasItaltrans Racing Team | 99 | 21 |
+23.237 36'03.810 |
3.203 | |||
| 19 | A. LópezBeta Tools SpeedRS Team | 21 | 21 |
+30.461 36'11.034 |
7.224 | |||
| 20 | S. GarcíaITALJET Gresini Moto2 | 3 | 21 |
+32.180 36'12.753 |
1.719 | |||
| 21 | M. AjiHonda Team Asia | 64 | 21 |
+33.756 36'14.329 |
1.576 | |||
| 22 | J. NavarroKLINT Forward Factory Team | 9 | 21 |
+38.772 36'19.345 |
5.016 | |||
| 23 | Y. KuniiHonda Team Asia | 92 | 21 |
+49.425 36'29.998 |
10.653 | |||
| 24 |
A. MorosiFantic Racing Eagle-1
|
91 | 21 |
+1'06.023 36'46.596 |
16.598 | |||
| 25 | J. DixonElf Marc VDS Racing Team | 96 | 20 |
+1 Lap 34'18.982 |
1 Lap | |||
| dnf | M. RamirezOnlyFans American Racing Team | 24 | 14 |
+7 Laps 27'09.638 |
6 Laps | |||
| dnf |
E. FernándezQJMOTOR - FRINSA - MSI
|
61 | 7 |
+14 Laps 13'20.695 |
7 Laps | |||
| dnf | A. SasakiRW-Idrofoglia Racing GP | 71 | 4 |
+17 Laps 7'18.682 |
3 Laps | |||
| dnf |
X. ZurutuzaOnlyFans American Racing Team
|
85 | 2 |
+19 Laps 4'06.190 |
2 Laps |
DIOGO MOREIRA EXCLUSIVO: Liderança da MOTO2, ida à MOTOGP, Márquez x Rossi, GP do BRASIL e + | MotoE
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.