Moto2 e Moto3 mudam formato de fim de semana para 2025, alinhando com MotoGP; entenda novidade

Comissão de Grandes Prêmios anunciou também mudanças no regulamento técnico das categorias de apoio do Mundial

Tony Arbolino, Marc VDS Racing Team

A Dorna anunciou nesta terça-feira uma mudança no formato da Moto2 e da Moto3, alinhando com o que se vê atualmente na MotoGP, com os grupos da classificação do sábado sendo definidos exclusivamente com base no resultado do segundo treino livre do fim de semana.

Com a introdução das corridas sprint, a MotoGP eliminou um dos treinos livres no começo de 2023, reduzindo de quatro para três, sendo que os dois da sexta-feira valiam para a formação dos grupos de classificação.

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O modelo foi muito criticado por pilotos e equipes, que relataram um aumento da pressão em cima do primeiro dia de atividades do fim de semana, além de limitar o tempo para realização de testes. Com isso, no meio do ano passado, a MotoGP decidiu que apenas o segundo treino livre valeria para a formação dos grupos de classificação. Agora, Moto2 e Moto3 seguirão esse formato em 2025.

"Após o sucesso do novo formato nMotoGP, que equilibra a batalha pelo Q2 com o tempo na pista para que as equipes e os pilotos trabalhem na configuração, a estrutura das sessões da Moto2 e Moto3 será alterada para criar consistência em todas as classes de Grand Prix", compartilhou a Comissão de Grandes Prêmios (GPC).

"Como resultado, as classes Moto2 e Moto3 terão duas sessões de treinos livres que não contam para a participação no Q2 e uma sessão de treinos na tarde de sexta-feira que determinará a participação no Q2".

Além da mudança de formato, a GPC também fez uma alteração nas regras relativas às corridas com chuva. Mais uma vez, a MotoGP quer nivelar todas as classes e isso significa que, a partir de 2025, mesmo na Moto2 e na Moto3, os motores serão levados para os boxes para ajustes caso a chuva caia durante os procedimentos de grid.

As coisas também mudarão no aspecto técnico a partir de 2025. Para a Moto3, o limite de custo do chassi e do motor será "ligeiramente aumentado [para] equilibrar melhor os aumentos de gastos atualmente suportados exclusivamente pelos fabricantes".

Além disso, após a aprovação de uma solicitação anterior de um fabricante para atualizar seu motor de Moto3, o congelamento de todas as peças de desempenho (motor e chassi) na Moto3 foi estendido até o final de 2026. Por fim, os fabricantes da Moto2 receberão mais dias de testes privados a partir de 2025. Isso se aplica apenas aos fabricantes com concessões: eles passarão de sete para nove dias de testes.

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