Em disputa acirrada, Mir abre no fim e vence em Losail
Espanhol da Leopard Racing esteve sempre entre os ponteiros e abriu vantagem no momento certo para triunfar pela segunda vez na Moto3
Joan Mir colocou a Espanha no topo na abertura dos trabalhos do Mundial de Motovelocidade em Losail, vencendo o GP do Catar da Moto3 neste domingo (26).
A categoria, como de costume, teve uma corrida bastante acirrada, com trocas constantes de liderança. Mir, entretanto, esteve o tempo todo entre os primeiros colocados.
Nenhum dos pilotos conseguia se distanciar na frente e a batalha pela vitória seguiu até a última frente, quando o espanhol se colocou à frente e abriu vantagem suficiente para conquistar a segunda vitória da carreira na Moto3.
A corrida
Sem chuva, a Moto3 começou no horário programado. Jorge Martin largou bem e contornou a primeira curva na frente, com Phillip Oettl em segundo e Niccolò Antonelli em terceiro. O destaque da primeira volta foi Joan Mir, que crescia na prova e aparecia em segundo.
Não demorou muito e Mir assumiu a liderança da prova, superando Martin na abertura da terceira volta. Entretanto, o piloto da Leopard não conseguia se desgarrar dos rivais. Na volta seguinte, Andrea Migno se intrometeu na disputa e entrou na batalha pela liderança da prova.
Na quarta volta, Bo Bendsneyder caiu na curva 6, mas recuperou a moto e voltou para a prova. Entre os ponteiros, como de costume na Moto3, a disputa seguia acirrada, com muitas trocas de posições. A 12 voltas do final, John McPhee era quem aparecia como novo candidato à vitória, colocando-se em segundo.
Pelo menos 12 pilotos andavam juntos a dez voltas do fim, com a disputa pela vitória totalmente indefinida. Naquele momento, Juanfran Guevara era o líder, seguido por Mir, McPhee, Migno e Martin.
No giro seguinte, tudo mudou: Migno foi para a liderança, com McPhee em segundo e Mir em terceiro. Romano Fenati, após praticamente 2016 inteiro fora da Moto3, aparecia na quinta posição. Uma volta depois, Martin voltava à liderança.
Ninguém conseguia se estabelecer na frente e as trocas de posição seguiam acontecendo com frequência. A seis voltas do fim, Oettl caiu na curva 6 e levou Guevara junto. Os dois voltaram, mas perderam muitas posições.
Enquanto isso, Fenati colocava as mangas de fora e entrava em definitivo na luta pela vitória em Losail, arriscando um pouco mais e pressionando intensamente Mir, que voltara à liderança.
A três voltas do fim, ficou evidente que a decisão da prova ficaria para a última volta. Na abertura da volta final, McPhee abriu na frente, mas Mir retomou a ponta no miolo do circuito e conseguiu abrir vantagem para não ser engolido pelo vácuo na reta dos boxes, vencendo a segunda da carreira na Moto3.
McPhee foi o segundo, com Martin em terceiro. Aron Canet foi o quarto e Fenati completou o grupo dos cinco primeiros em Losail.
Confira o resultado final:
Pos. | Pontos | Num. | Piloto | Equipe | Moto | Tempo/Dif. |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 25 | 36 | Joan MIR | Leopard Racing | Honda | 38'27.364 |
2 | 20 | 17 | John MCPHEE | British Talent Team | Honda | +0.135 |
3 | 16 | 88 | Jorge MARTIN | Del Conca Gresini Moto3 | Honda | +0.218 |
4 | 13 | 44 | Aron CANET | Estrella Galicia 0,0 | Honda | +0.252 |
5 | 11 | 5 | Romano FENATI | Marinelli Rivacold Snipers | Honda | +0.453 |
6 | 10 | 16 | Andrea MIGNO | SKY Racing Team VR46 | KTM | +0.579 |
7 | 9 | 23 | Niccolò ANTONELLI | Red Bull KTM Ajo | KTM | +0.661 |
8 | 8 | 21 | Fabio DI GIANNANTONIO | Del Conca Gresini Moto3 | Honda | +0.878 |
9 | 7 | 42 | Marcos RAMIREZ | Platinum Bay Real Estate | KTM | +1.693 |
10 | 6 | 7 | Adam NORRODIN | SIC Racing Team | Honda | +7.904 |
11 | 5 | 71 | Ayumu SASAKI | SIC Racing Team | Honda | +12.221 |
12 | 4 | 11 | Livio LOI | Leopard Racing | Honda | +16.748 |
13 | 3 | 40 | Darryn BINDER | Platinum Bay Real Estate | KTM | +16.786 |
14 | 2 | 8 | Nicolo BULEGA | SKY Racing Team VR46 | KTM | +16.821 |
15 | 1 | 24 | Tatsuki SUZUKI | SIC58 Squadra Corse | Honda | +16.832 |
16 | 33 | Enea BASTIANINI | Estrella Galicia 0,0 | Honda | +16.943 | |
17 | 95 | Jules DANILO | Marinelli Rivacold Snipers | Honda | +27.583 | |
18 | 41 | Nakarin ATIRATPHUVAPAT | Honda Team Asia | Honda | +27.638 | |
19 | 27 | Kaito TOBA | Honda Team Asia | Honda | +27.641 | |
20 | 84 | Jakub KORNFEIL | Peugeot MC Saxoprint | Peugeot | +28.034 | |
21 | 6 | Maria HERRERA | AGR Team | KTM | +28.150 | |
22 | 96 | Manuel PAGLIANI | CIP | Mahindra | +28.379 | |
23 | 48 | Lorenzo DALLA PORTA | MAHINDRA MOTARD Aspar | Mahindra | +28.388 | |
24 | 14 | Tony ARBOLINO | SIC58 Squadra Corse | Honda | +29.520 | |
25 | 12 | Marco BEZZECCHI | CIP | Mahindra | +54.344 | |
26 | 64 | Bo BENDSNEYDER | Red Bull KTM Ajo | KTM | +1'09.769 | |
Não completaram | ||||||
4 | Patrik PULKKINEN | Peugeot MC Saxoprint | Peugeot | 4 voltas | ||
58 | Juanfran GUEVARA | RBA BOE Racing Team | KTM | 6 voltas | ||
65 | Philipp OETTL | Südmetall Schedl GP Racing | KTM | 6 voltas | ||
75 | Albert ARENAS | MAHINDRA MOTARD Aspar | Mahindra | 14 voltas |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.