Chefe crê que Yamaha deva dar moto de fábrica a Zarco
Após três pódios e duas poles em ano de estreia, francês faz por merecer mais atenção da Yamaha acredita chefe da Tech 3
MotoGP 2018
MotoGP 2018
Uma das sensações da temporada de 2017, Johann Zarco impressionou a todos com sua rápida adaptação à MotoGP. Por isso, seu chefe na Tech 3, Herve Poncharal, crê que a Yamaha deva dar a ele uma moto de fábrica para 2018.
A Yamaha ainda não confirmou com qual moto o francês irá andar no próximo ano, mas Poncharal conta que se Zarco tiver uma moto de fábrica pode beneficiar tanto a equipe de fábrica quanto a Tech 3.
"Claramente para nós (Tech 3) e para o piloto isso seria muito bom", disse Poncharal ao MotoGP.com. "Mas também para a Yamaha”.
"Na Moto2, a força da Kalex é que eles têm muitos pilotos que obtêm muita informação e podem desenvolver mais, melhor e mais rápido a moto. Para mim, é claro que se você tiver três pilotos obtém 33% a mais de informações.”
"E agora Johann não é mais um novato, Johann é um dos melhores pilotos da MotoGP. Ele tem a experiência e a sensação. Eles sabem o quão técnicos e bons são os comentários dele.”
"Seria bom se ele pudesse ter suporte de fábrica da Yamaha, mas no final do dia ele será seguido e apoiado em 2018."
Manter Zarco após 2018 será "muito difícil"
Como a maioria do grid da MotoGP, o contrato de Zarco expira no final de 2018, e Poncharal admite que será "muito difícil" mantê-lo depois disso.
O bicampeão de Moto2 já está no radar do KTM para 2019 e também é considerado um candidato à vaga de Rossi se o italiano se aposentar após a próxima temporada.
"Algo que não podemos subestimar é que todos os contratos estão terminando, e sabemos que a maioria das conversas para preparar 2019 já começaram", disse Poncharal.
"Claramente, há algum interesse em Johann para se tornar um piloto de fábrica em 2019. Será triste se não ficarmos com ele, mas também entendo.”
"Seria bom mantê-lo se pudéssemos ter uma moto de fábrica, com o mesmo nível de suporte que os dois pilotos de fábrica têm da Yamaha. Mas se isso não acontecer, mesmo que seja triste, o que queremos para Johann?”
"Queremos que ele continue crescendo e o último passo é estar com uma equipe de fábrica completa. Meu orçamento inteiro é talvez 30% menor do que o salário dos melhores pilotos do MotoGP.”
"Somos apenas um time satélite, e mesmo que tenhamos uma boa moto e uma boa equipe, também há uma recompensa financeira que precisa estar acontecendo para caras como Johann."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.