Chefe da MotoGP sugere que F1 copie seu modelo de distribuição de dinheiro
Carmelo Ezpeleta diz que campeonato deveria distribuir mais lucro para as equipes menores do grid
O velho problema da distribuição de renda na Fórmula 1 continua em 2019 e é principalmente o que faz os três times grandes serem tão mais bem evoluídos que o resto do grid. O assunto é uma das pautas a serem solucionadas pela Liberty Media para o Pacto de Concórdia para 2021.
Este problema não existe na MotoGP, onde a competição está mais próxima que nunca, o que faz o CEO da promotora da categoria, Carmelo Ezpeleta, sugerir que a F1 copie seu sistema.
"Nossos acordos comerciais beneficiam tanto a Dorna como as equipes”, disse Ezpeleta em uma entrevista ao francês Autohebdo.
“Nosso sistema é diferente do que é feito na F1, porque damos mais dinheiro para equipes privadas do que para equipes oficiais."
É exatamente o oposto disso que acontece na Fórmula 1, onde as equipes maiores têm acesso aos maiores bônus. Mas a MotoGP não para por aí, já que oferece às equipes oficiais uma contribuição adicional se fornecerem as suas motos a equipas privadas.
"Essas equipes têm o direito de receber apoio financeiro se decidirem fornecer uma moto para equipes privadas. Assim, encontramos soluções para permitir que os times privados possam competir e ter suas oportunidades", acrescentou Ezpeleta.
E se a F1 se centra mais na tecnologia, a MotoGP também acredita no ser humano.
"Somos essencialmente um esporte em que o fator mais importante é o ser humano.”
“A MotoGP é o melhor show de motos do mundo e que reúne os melhores pilotos do mundo. O nosso objetivo é proporcionar a eles uma estrutura que garanta as melhores oportunidades para mostrar o seu talento. Se a MotoGP é atrativa, é também por essa razão."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.