Reações

Dovizioso: "Ver a Honda testar um novo chassi não é algo bom"

Depois de vencer o GP da Espanha com Márquez, equipe japonesa testou chassi de fibra de carbono nesta segunda em Jerez

Andrea Dovizioso, Ducati Team

Depois da vitória na abertura da temporada 2019 da MotoGP no Qatar e do terceiro posto na Argentina, Andrea Dovizioso teve que se contentar com dois quartos lugares em pistas onde a Ducati continua a mostrar deficiências (veja fotos abaixo). Nem em Austin e nem em Jerez o italiano pôde brigar pela vitória, o que o demoveu da liderança do campeonato mundial, agora ocupada por Marc Márquez, da Honda. E o fato de a montadora japonesa testar um novo chassi não anima Dovi.

Mesmo com o triunfo na etapa espanhola, a escuderia nipônica continua a testar novidades na sua moto de 2019. No teste desta segunda-feira, em Jerez, a Honda testou um chassi de fibra de carbono. "Com certeza o fato de a Honda ser a equipe de referência e continuar a trazer novidades como esse chassi não é algo bom", comentou Dovizioso.

Leia também:


Já a sua Ducati apresenta principais inovações técnicas no início da temporada, seguindo uma evolução mais contida durante o campeonato, como é tendência da montadora italiana já há alguns anos. Nesta segunda, por exemplo, Dovi não dispunha de novidades importantes para testar. "Os testes sempre correm bem, mesmo quando você não tem muitas coisas novas para experimentar", ponderou o piloto.

“Você pode trabalhar na configuração, porque durante os fins de semana de GP há pouco tempo para fazer certas coisas. Nós trabalhamos para ter tudo sob controle nas próximas corridas, para saber o que acontece quando você faz alguma modificação com a eletrônica ou com a configuração. Tentamos coisas que podem servir bem no futuro", disse Dovizioso, que terminou em 11º no teste, a 1s2 do líder Fabio Quartararo, da Yamaha Petronas.

"Os tempos contam pouco nessas sessões. É uma segunda-feira, então você vem do fim de semana com muita borracha na pista, o que faz com que todos sejam muito rápidos. Não ajuda a ver o verdadeiro ritmo dos pilotos", explicou.

O quarto lugar do italiano na corrida de domingo não deixou ninguém feliz na Ducati, que esperava conseguir um pódio e manter a liderança do Mundial com Dovi. “Depois do fim de semana é fácil dizer onde você poderia ter feito melhor. Mas continuo trabalhando como sempre para tentar fazer melhor, elevar o nível da moto em pontos onde queremos melhorar, e assim continuarei”.

O que também foi visto no fim de semana é que a combinação entre Honda e Márquez está acima do resto. "É difícil avaliar quanto do resultado da Honda vai para a moto ou para o piloto. É difícil entender o que eles podem fazer nesta temporada porque a moto é diferente da do ano passado. Marc diz que está muito feliz porque eles fizeram melhorias. Seguramente a nível de potência eles são melhores, mas a tração é diferente. Vamos ver em outras pistas", comentou Dovizioso.

Já em relação à Ducati, não há muita novidade: “Eu não esperava coisas novas para nós. É mais difícil melhorar certos aspectos porque a base da moto é muito boa, o que é positivo. A moto é forte, mas isso não é suficiente, espero que no [teste de] Barcelona tenhamos notícias maiores, mas na Ducati eles não costumam fazer programas de longo prazo”.

“A equipe faz um ótimo trabalho, constante, testando todo o material, e se houver algo interessante a gente experimenta durante um fim de semana de GP". A próxima rodada do Campeonato Mundial é o GP da França. "Em Le Mans, queremos disputar”.

“Eu não espero altos e baixos de Márquez, Rins ou da Yamaha. Eu sempre espero por eles entre os primeiros, mas nas próximas pistas teremos mais chances. Em Jerez sabemos o que nos custou, mas nos próximos acho que podemos ter mais opções. Então vamos ver, vai depender de muitos fatores”, projetou Dovizioso.

Andrea Dovizioso, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
16
In this article
Germán Garcia Casanova
MotoGP
Andrea Dovizioso
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior "Não encontramos nada que mude nossa vida", diz Rossi após teste da MotoGP
Próximo artigo Com novo recapeamento, Silverstone fica na MotoGP até 2021

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros