Recomendado para você

Norris detalha planos para férias: "Esquecer que eu corro na F1"

Norris detalha planos para férias: "Esquecer que eu corro na F1"

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
Norris detalha planos para férias: "Esquecer que eu corro na F1"
F1 - Ralf Schumacher pede a saída de Stroll: "Não é mais aceitável"

F1 - Ralf Schumacher pede a saída de Stroll: "Não é mais aceitável"

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1 - Ralf Schumacher pede a saída de Stroll: "Não é mais aceitável"
F1: Teto de gastos tornou possível o título da McLaren, diz Wolff

F1: Teto de gastos tornou possível o título da McLaren, diz Wolff

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Teto de gastos tornou possível o título da McLaren, diz Wolff
Analisando os números do efeito solo na F1: quais equipes se deram melhor nesse regulamento?

Analisando os números do efeito solo na F1: quais equipes se deram melhor nesse regulamento?

Fórmula 1
Fórmula 1
Analisando os números do efeito solo na F1: quais equipes se deram melhor nesse regulamento?
F1 - Hamilton descarta conversas sobre aposentadoria: "Ainda tenho um sonho"

F1 - Hamilton descarta conversas sobre aposentadoria: "Ainda tenho um sonho"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Hamilton descarta conversas sobre aposentadoria: "Ainda tenho um sonho"
Câmara é 2º e Fittipaldi 19º no primeiro dia de testes da F2 em Abu Dhabi

Câmara é 2º e Fittipaldi 19º no primeiro dia de testes da F2 em Abu Dhabi

FIA F2
FIA F2
Yas Marina
Câmara é 2º e Fittipaldi 19º no primeiro dia de testes da F2 em Abu Dhabi
Kanaan elogia FIA por revisão dos pontos da superlicença, agora com mais peso para a IndyCar

Kanaan elogia FIA por revisão dos pontos da superlicença, agora com mais peso para a IndyCar

Indy
Indy
Kanaan elogia FIA por revisão dos pontos da superlicença, agora com mais peso para a IndyCar
F1 - Norris destaca papel de Gil de Ferran na trajetória pelo título: "Foi um mentor para mim"

F1 - Norris destaca papel de Gil de Ferran na trajetória pelo título: "Foi um mentor para mim"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Norris destaca papel de Gil de Ferran na trajetória pelo título: "Foi um mentor para mim"

KTM interrompe programa de desenvolvimento da MotoGP por falência e dívida bilionária

Rombo de R$19 bi levou a fabricante austríaca a congelar o desenvolvimento de seus protótipos da categoria rainha, conforme apurado pelo Motorsport.com

Pit Beirer, KTM Motorsport Director

Em meio à grave crise que obrigou a KTM a declarar falência, depois de divulgar uma dívida de cerca de 3 bilhões de euros (equivalente à mais de R$ 19.12 bilhões), os chefes da divisão da MotoGP da fabricante austríaca decidiram frear o desenvolvimento de seus protótipos, pelo menos durante o inverno (verão no Brasil) até os testes de pré-temporada no início de fevereiro, em Sepang, Malásia. 

Essa medida é mais uma das medidas incluídas no plano de choque que busca manter seguro o projeto esportivo austríaco.

O Motorsport.com apurou que os dirigentes da MotoGP realizaram uma reunião na oficina oficial da KTM durante a última corrida da temporada, em Barcelona, na qual informaram a todos os presentes sobre a delicada situação financeira da empresa.

Leia também:

No entanto, na mesma reunião, a equipe foi tranquilizada e a continuidade do projeto no campeonato foi dada como certa.

Além de enfatizar a política de contenção de custos que vem sendo adotada há algum tempo, também foi discutida a desaceleração no desenvolvimento das motos que serão pilotadas no próximo ano por Pedro Acosta e Brad Binder na garagem de fábrica e por Maverick Viñales e Enea Bastianini na Tech 3.

Pedro Acosta, Red Bull KTM Factory Racing

Pedro Acosta, Red Bull KTM Factory Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Na verdade, nos testes de pós-temporada após a última corrida, também em Montmeló, os novos componentes da RC16 se limitaram a uma nova carenagem e algumas novas telas de proteção. Nem Dani Pedrosa, que renovou seu status de piloto de testes para 2025, nem Pol Espargaró participaram desse dia de testes.

Embora as mensagens não oficiais da KTM dêem a certeza de que o fabricante estará no grid de 2025 com suas quatro motos, as da equipe de fábrica e as da Tech3, o Motorsport.com apurou que há dúvidas sobre isso nos escritórios da Dorna, empresa proprietária da MotoGP. É uma incerteza razoável, considerando o buraco em que o grupo liderado por Stefan Pierer se encontra.

Nos últimos meses, a KTM passou por uma grande reestruturação, com várias filiais da empresa controladora - KTM AG, KTM Components GmbH e KTM F&E - sendo divididas. O lado de corrida do negócio foi colocado sob o guarda-chuva da KTM Racing GmbH.

Enea Bastianini, Red Bull KTM Tech3, escucha atentamente al piloto de pruebas y desarrollo de la marca, Dani Pedrosa

Enea Bastianini, da Red Bull KTM Tech3, ouve atentamente o piloto de testes e desenvolvimento da KTM, Dani Pedrosa.

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Inicialmente, isso parecia assegurar a divisão de corridas, mas a escala do rombo financeiro que foi exposto é muito maior do que o estimado inicialmente.

Além do já mencionado congelamento do desenvolvimento de máquinas para a MotoGP, espera-se que a KTM apresente nos próximos dias um plano estratégico que visa isolar a divisão esportiva.

Dentro da própria empresa, é considerado essencial que o braço de corrida permaneça ativo, caso contrário, o golpe na imagem da empresa seria ainda maior do que é atualmente, pois provavelmente prejudicaria ainda mais as vendas.

Uma enorme crise financeira

Foi no segundo semestre de 2024 que os primeiros rumores sobre a saúde financeira da KTM começaram a ser compartilhados, principalmente devido à superprodução e a uma queda significativa nas vendas, como o fracasso no projeto de bicicletas elétricas.

Já na segunda metade do ano, relatórios nesse sentido começaram a se espalhar pelo paddock da MotoGP. " Estive na fábrica e eles me garantiram que o programa esportivo terá todo o apoio, que podemos ficar tranquilos", disse Acosta em setembro, após o teste de Misano.

A partir de então, e nos dois meses seguintes, as más notícias se acumularam e a magnitude do buraco foi "crescendo". O golpe mais duro até agora veio no início da semana passada, quando foi divulgado o início do processo de insolvência, com a dívida já mencionada de quase 3 bilhões de euros.

Maverick Viñales, Red Bull KTM Tech3

Maverick Viñales, Red Bull KTM Tech3

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

 

MÁRQUEZ x BAGNAIA, Quartararo 2º, MARTÍN debuta na Aprilia, QUEDA de Bastianini: os testes da MotoGP


Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Márquez x Bagnaia, Quartararo 2º, Martín debuta na Aprilia, queda de Bastianini: os testes da MotoGP!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior MotoGP: Marc Márquez sente que "renasceu" após um ano na Gresini
Próximo artigo MotoGP - Márquez: Eu não teria conquistado título de 2024 mesmo com Ducati GP24

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros