Lorenzo detona Agostini: Espero não ser fossilizado nas lembranças das minhas vitórias
Espanhol respondeu às últimas declarações de Giacomo Agostini, em que reiterou que o atual piloto da Yamaha falhou na Ducati
Giacomo Agostini acendeu o pavio no início de maio em uma entrevista no jornal italiano Gazzetta dello Sport, na qual duvidava do nível de Jorge Lorenzo se decidisse voltar à competição após sua retirada, iniciando uma guerra declaratória entre os campeões da MotoGP, que, somados, conquistaram 20 títulos entre as diferentes classes do mundial, com 15 para o italiano e 5 para o espanhol.
“Bem, para mim, Lorenzo é um risco. É a segunda vez que ele não consegue alcançar resultados, depois de sua passagem pela Ducati e Honda. Repito: motos são motos, um piloto de nível corre bem", afirmou.
Lorenzo não titubeou e respondeu com força em um comentário nas redes sociais no dia de seu 33º aniversário.
"Devo dinheiro a este homem ou algo assim? Fracassei na Ducati... olha como é bom. Como é fácil falar quando você não anda de moto há 50 anos", disse ele.
Agostini não parou por aí e voltou a responder ao tricampeão de MotoGP: "A verdade dói. Não preciso lamber os pés de ninguém e, como sempre parabenizo Lorenzo por fazer grandes coisas, sou livre para criticá-lo quando ele falhar. Infelizmente, Lorenzo não fez o que era esperado dele na Ducati."
A relação entre eles, que no passado era muito cordial, agora parece longe de ser redirecionada e Lorenzo respondeu com força, dedicando uma extensa publicação no Instagram.
"Espero que, um dia, não tenha que lidar com as novas gerações de maneira fossilizado nas lembranças das minhas vitórias, comparando o futuro com o meu passado e dizendo: 'no meu tempo...' Eu acho que o que o Sr. Giacomo Agostini deve entender é que cada época do motociclismo tem sua história, cada campeão tem sua importância no contexto em que viveu, tanto em termos de rivais quanto de tecnologia.”
“Por exemplo, embora na década de 1960 você rodasse em circuitos com um nível de segurança muito baixo, muitas vezes a diferença entre as motos mais rápidas e as mais lentas era de cerca de 10 segundos. Alguns pilotos desfrutaram de tal vantagem que podiam correr (e vencer) em várias categorias no mesmo ano.”
“Embora a tecnologia já estivesse avançada, ainda estava a anos-luz da atual. Nas últimas décadas, os circuitos e a tecnologia avançaram enormemente. As fábricas buscam qualquer pequena vantagem que as faça vencer seus rivais e muitas das vitórias são alcançadas por alguns milésimos.”
“Quando, após 45 minutos de corrida, um segundo separa o primeiro do quinto, significa que qualquer pequeno detalhe é necessário para obter alguma vantagem e poder vencer. Nesse contexto, detalhes na aerodinâmica, um ajuste no mapa eletrônico ou algumas arestas do tanque se tornam decisivos para esse fim.”
“Por outro lado, quando a diferença é medida em dezenas de segundos, minutos ou até voltas, os pequenos detalhes se tornam insignificantes. E sim, você também pode ficar satisfeito com a ergonomia imperfeita.”
“E isso, querido Giacomo, é uma verdade irrefutável.”
Assim, quando alguém (que conhece as circunstâncias e os fatos) diz que não tive resultados na Ducati, não posso deixar de me surpreender.”
“Com todo o respeito, acho que recorrer a "no meu tempo..." ou ao puro resultadismo para avaliar a capacidade de um campeão da era moderna, me parece uma banalidade", escreveu ele.
GALERIA: Relembre as vitórias de Jorge Lorenzo na MotoGP
O dia em que o Barão Vermelho 'invadiu' o GP do Brasil em uma Kombi velha
PODCAST: Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.