Últimas notícias

Lorenzo foi preparado para substituir Rossi em caso de ida para F1

Heptacampeão da MotoGP, piloto italiano ficou perto de ir para os carros em 2006

Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing, Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing

A possibilidade de Valentino Rossi abandonar a MotoGP para ir para a Fórmula 1 foi, por muitos anos, uma espécie de lenda urbana que nunca havia sido contada com todos os detalhes e bastidores. Até agora.

Em entrevista recente, o chefe da Yamaha, Lin Jarvis, admitiu que, em 2006, a fabricante firmou um contrato com Jorge Lorenzo para que o espanhol corresse pela equipe na MotoGP em 2008. O motivo era justamente uma eventual ida de Rossi para a F1.

Leia também:

"Rossi se uniu a nós em 2004 e ganhamos dois títulos. Em 2006, ficamos no quase. Foi um momento em que Valentino estava pensando seriamente em correr apenas de carros. Havia uma ameaça, podíamos perdê-lo e tínhamos que buscar o melhor substituto", disse Jarvis.

A confissão do dirigente demonstra que a possibilidade de Rossi deixar as motos era de fato real, não apenas uma especulação fomentada pela imprensa em virtude da relação do piloto italiano com a Ferrari.

A escuderia viveu um mau ano em 2005, quando Michael Schumacher ficou 'apenas' em terceiro no campeonato, vencendo apenas uma prova. Foi nesta época que o time de Maranello convidou Rossi para um teste,

O 'Doutor' guiou o bólido vermelho em Valencia para calibrar sua capacidade a bordo do monoposto italiano. O astro da MotoGP, cuja carreira você relembra abaixo, já havia guiado um carro da Ferrari em atividades 'secretas' em 2004, em Fiorano.

1996: Rossi estreia nas 125cc
1997: Primeiro título mundial, com a Aprilia, nas 125cc
1999: Segundo ano de Rossi nas 250cc
2000: Vai para as 500cc com a Honda
2001: Conquista o primeiro título na categoria rainha
2002: Segundo título, já na MotoGP
2003: Rossi de cabelo vermelho
2004: Primeiro ano na Yamaha
2005: Ao lado do brasileiro Alex Barros no ano do pentacampeonato consecutivo do italiano
2006: Ao lado da Yamaha M1
2007: Mais uma foto na Yamaha
2008: Depois de dois anos sem título, Rossi voltou a ser campeão, tendo Jorge Lorenzo como companheiro
2010: Rossi exibe capacete personalizado para etapa italiana da MotoGP
2010: Rossi estuda traçado de circuito de Mugello
2011: 'Doutor' barbudo em seu ano de estreia na Ducati
2012: Mais um ano com a Ducati
2013: Volta à Yamaha
2015: Italiano volta ao pódio com regularidade
2016: Mais um ano com a Yamaha
2017: Quase nos quarenta, Rossi voltou ao visual 'careca'
2019: Rossi completa quatro décadas neste ano
21

Falando à publicação Gazzetta dello Sport sobre a experiência na Espanha, Rossi disse: "O momento em que estive mais perto de ir para a F1 foi em 2006, nos testes que fiz em Valencia, no mês de fevereiro".

"Foi quando nos sentamos para conversar com a Ferrari e perguntei o que eles queriam", revelou Rossi. Na época, a cúpula do time de Maranello já havia acertado com Felipe Massa para substituir Rubens Barrichello ao lado de Michael Schumacher.

"Me ofereceram um programa sério, mas não imediatamente com a Ferrari. No início, eu estaria com um carro mais lento, como piloto de testes. Aí decidi que eu não queria", ponderou o piloto italiano.

Dois anos mais tarde, em 2008, Rossi voltaria a guiar uma Ferrari de F1 mais duas vezes, em Mugello e em Barcelona, mas a aposta na F1 não foi forte a ponto de tirar o competidor da briga por títulos da MotoGP.

As declarações do Doutor vêm após mais uma experiência do italiano com carros de F1: no fim de 2019, o piloto participou de uma troca de máquinas com Lewis Hamilton, guiando a Mercedes do britânico e 'emprestando' sua Yamaha ao hexacampeão.

"Sabe o que é o mais genial de tudo isso? Pensei nisso numa noite: sou o único ser humano que teve o privilégio de ter pilotado uma Ferrari e uma Mercedes de F1", brincou o heptacampeão da categoria rainha da motovelocidade mundial.

GALERIA: Veja todos os testes de Valentino Rossi com a Ferrari

Valentino Rossi, Ferrari F2004, com capacete de Schumacher
Valentino Rossi, Ferrari F2004, com capacete de Schumacher
Valentino Rossi, Ferrari F2004
Valentino Rossi, Ferrari F2004
Valentino Rossi
Valentino Rossi
Valentino Rossi, Ferrari F2004
Valentino Rossi, Ferrari F2004
Valentino Rossi, Ferrari F2004
Valentino Rossi, Ferrari F2004
Valentino Rossi, Ferrari F2004
Valentino Rossi, Ferrari F2004
Valentino Rossi, Ferrari F2004
Valentino Rossi, Ferrari F2004
Valentino Rossi, Ferrari F2004
Valentino Rossi, Ferrari F2004
Valentino Rossi, Ferrari F2004
Valentino Rossi, Ferrari F2004
Valentino Rossi
Valentino Rossi
Valentino Rossi, Ferrari F2004
Valentino Rossi, Ferrari F2004
Valentino Rossi, Ferrari F2004
Valentino Rossi, Ferrari, 2008
Valentino Rossi, Ferrari, 2008
Valentino Rossi, 2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi e Stefano Domenicali
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi
Valentino Rossi
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi, Ferrari F2008
Valentino Rossi
Valentino Rossi, Michael Schumacher e Jean Todt
Valentino Rossi, Ferrari F2008
63

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton, Alonso, Márquez e cia: veja todos os campeões de 2019
Próximo artigo Após análise de contraprova, Iannone tem doping confirmado

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil