Lorenzo foi preparado para substituir Rossi em caso de ida para F1
Heptacampeão da MotoGP, piloto italiano ficou perto de ir para os carros em 2006
A possibilidade de Valentino Rossi abandonar a MotoGP para ir para a Fórmula 1 foi, por muitos anos, uma espécie de lenda urbana que nunca havia sido contada com todos os detalhes e bastidores. Até agora.
Em entrevista recente, o chefe da Yamaha, Lin Jarvis, admitiu que, em 2006, a fabricante firmou um contrato com Jorge Lorenzo para que o espanhol corresse pela equipe na MotoGP em 2008. O motivo era justamente uma eventual ida de Rossi para a F1.
Leia também:
"Rossi se uniu a nós em 2004 e ganhamos dois títulos. Em 2006, ficamos no quase. Foi um momento em que Valentino estava pensando seriamente em correr apenas de carros. Havia uma ameaça, podíamos perdê-lo e tínhamos que buscar o melhor substituto", disse Jarvis.
A confissão do dirigente demonstra que a possibilidade de Rossi deixar as motos era de fato real, não apenas uma especulação fomentada pela imprensa em virtude da relação do piloto italiano com a Ferrari.
A escuderia viveu um mau ano em 2005, quando Michael Schumacher ficou 'apenas' em terceiro no campeonato, vencendo apenas uma prova. Foi nesta época que o time de Maranello convidou Rossi para um teste,
O 'Doutor' guiou o bólido vermelho em Valencia para calibrar sua capacidade a bordo do monoposto italiano. O astro da MotoGP, cuja carreira você relembra abaixo, já havia guiado um carro da Ferrari em atividades 'secretas' em 2004, em Fiorano.
Falando à publicação Gazzetta dello Sport sobre a experiência na Espanha, Rossi disse: "O momento em que estive mais perto de ir para a F1 foi em 2006, nos testes que fiz em Valencia, no mês de fevereiro".
"Foi quando nos sentamos para conversar com a Ferrari e perguntei o que eles queriam", revelou Rossi. Na época, a cúpula do time de Maranello já havia acertado com Felipe Massa para substituir Rubens Barrichello ao lado de Michael Schumacher.
"Me ofereceram um programa sério, mas não imediatamente com a Ferrari. No início, eu estaria com um carro mais lento, como piloto de testes. Aí decidi que eu não queria", ponderou o piloto italiano.
Dois anos mais tarde, em 2008, Rossi voltaria a guiar uma Ferrari de F1 mais duas vezes, em Mugello e em Barcelona, mas a aposta na F1 não foi forte a ponto de tirar o competidor da briga por títulos da MotoGP.
As declarações do Doutor vêm após mais uma experiência do italiano com carros de F1: no fim de 2019, o piloto participou de uma troca de máquinas com Lewis Hamilton, guiando a Mercedes do britânico e 'emprestando' sua Yamaha ao hexacampeão.
"Sabe o que é o mais genial de tudo isso? Pensei nisso numa noite: sou o único ser humano que teve o privilégio de ter pilotado uma Ferrari e uma Mercedes de F1", brincou o heptacampeão da categoria rainha da motovelocidade mundial.
GALERIA: Veja todos os testes de Valentino Rossi com a Ferrari
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP
MotoGP: Ducati confirma que Bulega substituirá Márquez em Portimão e Valência
Novo proprietário da KTM culpa donos anteriores por crise e anuncia redução de 50% que pode afetar esporte a motor
MotoGP: Bagnaia critica lançamento de documentário sobre briga entre Márquez e Rossi
MotoGP: Por que 'chute' entre Rossi e Márquez na Malásia ainda divide fãs 10 anos depois
MotoGP - Rossi comenta situação de Bagnaia: "Começou a ter dificuldades com um companheiro como Márquez"
Últimas notícias
F1 - Hulkenberg enaltece Bortoleto: "Um dos novatos mais promissores que vi em muito tempo"
F1 - McLaren: Preferimos perder como em 2007 do que favorecer um piloto
F1: Em nova série, Galisteu revela 'trama' de Piquet para provocar Senna
F1: Sainz passa mal e perde dia de mídia em Interlagos
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.