Márquez diz que escolheu estratégia para pontuar, não para vencer
Pentacampeão explicou que estava tentando reduzir chances de perder pontos e que vitória estava em segundo plano
O líder do campeonato na MotoGP, Marc Márquez, disse que usou uma estratégia que serviu para minimizar possíveis perdas de pontos na etapa da Grã-Bretanha, ao invés de uma que o ajudasse a vencer a prova.
Márquez largou da pole em Silverstone e liderou 18 das 20 voltas da corrida, perdendo a liderança na última curva para Alex Rins, cruzou a linha de chegada 0s013 à frente do pentacampeão.
O pentacampeão admitiu que sua configuração não era a melhor para suas esperanças de vitória, mas disse que estava buscando especificamente minimizar os riscos de diminuir sua vantagem na briga pelo título.
“Minha estratégia para a corrida era muito fácil, mas exigia precisão”, explicou o espanhol. “O ponto não era ter a melhor estratégia para vencer a corrida, apenas uma tática para manter o pelotão da ponta pequeno, porque assim você perde menos pontos”.
“Eu seu que ao liderar a corrida você usa mais pneus, força mais a condição física, usa mais combustível, mas de qualquer forma esse era o objetivo, somar o máximo de pontos para o campeonato. E essa era a meta principal, eu disse ‘vou liderar a corrida, vou acelerar muito e tentar andar com um pequeno grupo’, e foi isso que fiz”.
“No final, éramos apenas eu e Rins, claro que ele estava mais forte nas últimas voltas, mas eu já tinha atingido o objetivo. E então no fim, tentei vencer, não foi possível, mas o mais importante foi somar 20 pontos no campeonato. Chegamos em Silverstone 58 pontos na frente e saímos com 78”.
“Claro que foi difícil me defender de Rins no final, porque não sabia quais eram seus pontos fracos”, disse Márquez. “Mas quando eu tentei usar uma estratégia de deixá-lo passar no meio da corrida, e segui-lo por algumas voltas para economizar pneus e combustível e entender onde ele estava mais vulnerável, ele apenas diminuiu o ritmo mais ainda”.
“E então, nós perdemos cerca de um segundo em uma volta, e percebi que Maverick (Viñales) estava chegando. Então eu pensei ‘Ok, não me importo com a vitória, me importo apenas com os pontos”.
“Eu sabia que se ficasse atrás de Rins, eu poderia fazer apenas 16 pontos na corrida. E sabia que seu eu forçasse o ritmo, poderia fazer 20 ou 25. Continuei acelerando o tempo todo. Quando você está na frente, minha estratégia no passado era ficar atrás e atacar nas últimas cinco voltas, porque você chega com pneus em melhor estado”.
“Mas sei que estou em uma situação diferente no campeonato, e para vencer a guerra, você precisa perder algumas batalhas. Ontem foi por muito pouco, mas foi dessa forma”.
Márquez conseguiu ampliar a vantagem no campeonato por ter chego em segundo e porque Andrea Dovizioso, seu rival mais próximo no campeonato, sofreu um forte acidente logo na primeira volta da corrida.
“É uma pena porque Dovi ficou de fora novamente por algo que não foi sua culpa”, disse Márquez. “Eu desejo o melhor para ele, porque fiquei sabendo que foi um acidente feio”.
Veja imagens da batalha entre Márquez e Rins em Silverstone:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.