Márquez e Rossi dizem que Lorenzo deve persistir com Honda
Para pentacampeão e ex-companheiros, espanhol só precisa de mais tempo e um pouco de sorte. No entanto, rumores dão conta de retorno para a Ducati
O líder do campeonato da MotoGP, Marc Márquez, disse que seu companheiro de equipe, Jorge Lorenzo, precisa persistir com a Honda. A declaração vem após especulações de uma possível aposentadoria ou do retorno de Lorenzo para a Ducati.
Jack Miller, piloto da Pramac Ducati, admitiu em entrevista durante as atividades que antecedem a etapa da Áustria neste fim de semana, que “há alguma verdade” nos rumores de que Lorenzo pode voltar para a equipe italiana no próximo ano.
Lorenzo tem 32 anos de idade e venceu três títulos mundiais com a Yamaha, tem tido dificuldades com a moto da Honda desde que chegou à equipe no início da temporada, tendo somado apenas 19 pontos nas sete primeiras etapas do campeonato, antes de se machucar e ficar de fora das últimas provas (veja galeria de imagens do acidente de Lorenzo no fim da matéria).
Perguntado sobre a possibilidade de uma saída prematura do companheiro, Márquez disse: “A única coisa que sei é que Jorge tem mais um ano com a Honda. Jorge é Jorge, e o que ele diz é que ‘não é um grande piloto, é um campeão’”.
“E se ele é um campeão, e está com uma moto campeã, precisa voltar e mostrar seu potencial com o equipamento da Honda e estar no topo com a equipe”.
“E eu acho que com seu ego e sua ambição, ele vai tentar fazer isso, porque senão, será algo que não atingirá em suas ambições ou seus sonhos”.
“Quero dizer, quando você chega a um projeto como o da Honda, é porque você quer vencer corridas e lutar por títulos”.
Andrea Dovizioso, que teve uma tumultuada relação com Lorenzo no período em que eram companheiros, disse que “concorda completamente” com Márquez.
“Eu não sei sobre a situação atual de Jorge e não sei como julgar isso”, disse o italiano. “Ele ainda tem um ano de contrato e esses rumores são peculiares. Mas isso não me preocupa. Eu ainda tenho meu ano de contrato e estou focado em mim mesmo”.
“Eu não acho que sua chegada (na Ducati) vá influenciar na p´roxima temporada. Nós sabemos que precisamos melhorar e lutar com Márquez. O resto importa muito pouco”.
O ex-companheiro de Lorenzo na Yamaha, Valentino Rossi, disse que a ideia do retorno de Lorenzo para a Ducati faz “algum sentido”, mas também mostra que Lorenzo tem sido azarado com os acidentes e ferimentos com a Honda até agora.
“Eu acho que ele pode pilotar a moto da Honda de alguma forma, talvez se modificar algo”, disse Rossi. “Penso que ele foi muito azarado por que especialmente no primeiro acidente antes do primeiro teste, aquele foi um desastre para ele porque ele já chegou machucado e aquele momento da temporada é crucial, porque você tem seis dias para pilotar a moto sem a pressão do fim de semana”, afirmou o italiano.
“Ele não participou dos testes e depois, quando você chega ao fim de semana de corrida, tudo é mais difícil porque você não tem tempo, você precisa acelerar”.
“Cometeu erros toda hora, ele se acidentou e se machucou de novo. É uma situação difícil neste momento, mas se ele ficar com a Honda por mais algum tempo, um pouco mais de sorte, ele pode ser competitivo”.
Com a colaboração de David Gruz
Galeria: Imagens do acidente causado por Lorenzo em Barcelona
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.