Recomendado para você

MotoGP: Bagnaia analisa 'reviravolta' no Japão: "Antes tarde do que nunca"

Italiano fez a pole e venceu em Montegi, destacando teste em Misano como ponto de virada para melhora na etapa japonesa

Francesco Bagnaia, Ducati Team

Francesco Bagnaia disse que redescobriu sua forma "antes tarde do que nunca" na MotoGP, explicando as principais razões por trás da reviravolta no GP do Japão.

Leia também:

O piloto da Ducati dominou a corrida de sprint de sábado em Motegi a partir da pole position, superando seu companheiro de equipe Marc Márquez e conquistando sua primeira vitória desde o GP das Américas, em março.

Bagnaia vinha enfrentando dificuldades há um tempo considerável, não conseguindo marcar nenhum ponto em sprints desde o GP da República Tcheca, antes das férias de verão.

Seus resultados ruins até levaram o chefãe da Ducati, Gigi Dall'Igna, a dizer que estava "perdendo a paciência" com ele, enquanto o chefe da equipe, Davide Tardozzi, também colocou a responsabilidade pela queda em Bagnaia.

Embora tenha havido vários outros momentos em que o italiano parecia ter avançado nesta temporada, o bicampeão pareceu dar um passo à frente de verdade somente no teste em Misano, no início deste mês, antes de levar esse impulso para o Japão neste fim de semana.

Para Bagnaia, uma apresentação perfeita no sábado em Motegi foi um grande suspiro de alívio, já que finalmente conseguiu se adaptar à GP25 após meses de dificuldades: "Depois de ganhar dois títulos e terminar sempre entre os dois primeiros e lutar [por vitórias] nas últimas quatro temporadas, viver esse último período foi um dos momentos mais difíceis", disse. 

"Poder voltar a pressionar, controlar e fazer o que fiz durante este fim de semana é um grande alívio. Não apenas pelo resultado, mas também por mim mesmo. Sempre acreditei, sempre disse aos jornalistas, que se eu voltasse a me sentir bem na minha moto, seria capaz de lutar novamente pelos melhores resultados", continuou. "Esse é o resultado de me sentir bem na motocicleta e isso é ótimo para mim".

Francesco Bagnaia, Ducati Team

Francesco Bagnaia, Equipe Ducati

Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images

Sem conseguir tirar proveito dos testes anteriores em Jerez e Aragón, Bagnaia 'encontrou o ouro' pela terceira vez em Misano, quando finalmente se entendeu com a Ducati da maneira que queria.

"O que fizemos em Misano me ajudou muito. A me sentir bem novamente na frenagem, na entrada e no controle da moto", explicou. "Antes do teste em Misano eu estava fazendo o mesmo esforço e não sabia se estava um décimo mais rápido ou um décimo mais lento. Eu não estava pilotando minha moto". 

"E hoje, quando decidi fazer a volta da pole, fiz a volta da pole. Foi o que consegui fazer no passado, o que aprendi a fazer no passado, e isso era algo que eu estava começando a esquecer. Não tive este tipo de chance nesta temporada, com exceção de Brno mas, sinceramente, não sei por que fiz a pole lá", admitiu. "É ótimo saber onde devo me esforçar e onde devo controlar. Hoje fiz a corrida de sprint com controle, forcei nas primeiras voltas, depois abri a distância e cheguei a 3 segundos, 2,9s". 

"Então isso é muito bom para mim e para a equipe. A única pena é que só precisávamos de 16 corridas, mas é o que é. Antes tarde do que nunca. Melhor [tarde] do que nunca", falou. 

Questionado se sua moto mudou significativamente desde o GP de San Marino, respondeu: "Sinceramente, eu não sei, mas um pouco sim, porque a diferença é enorme. No teste em Misano eu estava pilotando sete décimos mais rápido, então [é] uma diferença enorme". 

Embora haja motivos para acreditar que Bagnaia tenha reencontrado seu talento, especialmente por ter encerrado uma sequência sem vitórias em sprints que remonta ao final do ano passado, o piloto de 28 anos acha que o GP da Indonésia do próximo fim de semana oferecerá outra oportunidade de confirmar o passo que deu.

"A Indonésia é uma pista onde sempre tive um pouco de dificuldade. Não é uma das minhas melhores, mas se eu puder lutar novamente pelas primeiras posições será ótimo, porque isso significa que voltamos à nossa posição", concluiu.

Liberty DESRESPEITA MotoGP? MARC MÁRQUEZ rumo ao título. ÁLEX promovido IRRITA ROSSI? Diogo Moreira!

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Artigo anterior VÍDEO: Martín cai na sprint do Japão e fratura clavícula; espanhol será submetido a cirurgia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros