MotoGP - Bagnaia explica acidente de Márquez: "Situação que já passei"
Companheiro do hexacampeão, piloto italiano alertou que causa do acidente pode ser problema para Ducati

Pecco Bagnaia voltou ao pódio neste domingo em Jerez, em um dia de sentimentos mistos. Em parte infeliz com a falta de confiança na Desmosedici, mas alegre por ser algo que ele consegue compensar pela felicidade do pódio em si e por estar mais perto da liderança geral da MotoGP, após um novo erro de Marc Márquez.
O campeão de 2022 e 2023 achou que poderia estabelecer um ritmo para lutar pela vitória corrida principal, mas, para isso, precisava fazer uma ótima largada, que o deixasse na liderança e com ar limpo. Ele tentou e conseguiu ficar em segundo lugar depois de um belo duelo com seu companheiro de equipe durante a primeira volta, entretanto, quando alcançou a posição de Fabio Quartararo, voltou a ter dificuldades com a Ducati.
Após a queda da #93, Alex Márquez, com clara superioridade, conseguiu ultrapassar o italiano e o francês na busca por sua primeira vitória na categoria rainha. No entanto, Bagnaia permaneceu atrás da M1 nº 20 durante toda a corrida, com uma diferença entre 4 e 7 décimos de segundo, sem conseguir ultrapassá-lo e se contentando com o último degrau do pódio.
Foi assim que o italiano explicou sua corrida para a DAZN, que ele achava que seria muito boa desde o início: "No começo, me senti muito bem e disse: 'Consegui, hoje eu posso fazer isso'. Ultrapassei Marc no início, depois tivemos uma pequena batalha e então estava chegando perto de Fabio, mas, quando cheguei lá, não consegui mais. Estava perdendo um pouco nas curvas à direita, na 11 e na 12, onde não conseguia me aproximar mais. Tive uma boa frenagem na volta 13 e especialmente na volta 1, quando Alex ultrapassou Fabio".
"Poderia ter tido uma chance [de passar], mas não tive o potencial para isso. Alex conseguiu porque durante todo o fim de semana foi muito competitivo nas voltas 11 e 12 e conseguiu se aproximar muito. Fiquei atrás de Quartararo a corrida inteira, observando, tentando e toda vez que me aproximava, começava a ter problemas com a parte dianteira. Foi muito difícil", continuou.
Pecco continuou explicando os problemas da Desmosedici ao andar atrás de outra moto e, com base nisso, analisou a queda de Márquez. Por um fenômeno, a moto travou ao soltar os freios quando havia ar sujo, o que o piloto da #93 apontou como uma possível explicação e que o próprio Bagnaia admite ter acontecido com ele em mais de uma ocasião.

"Temos que entender. No final das contas, isso está acontecendo comigo muitas vezes e, pela primeira vez, o mesmo aconteceu com Marc. Ele estava atrás de mim e, quando você está atrás, não pode deixar a moto ir como normalmente [deixaria], ela se fecha. Acho que foi o que aconteceu com ele hoje. É uma situação pela qual já passei em muitas corridas. Hoje ele me fechou na curva 5, 8, 11, 12 muitas vezes. Acho que Marc não estava esperando e é algo que precisamos consertar. Estou vendo nos dados do Alex que ele, com a GP24, está fazendo coisas que eu estava fazendo no ano passado. É algo muito interessante para ver esta tarde e tentar algo para amanhã", explicou Bagnaia.
Depois disso, o #63 comentou sobre seus planos para o teste de segunda-feira em Jerez, onde precisará fazer melhorias: "Provavelmente vou colocar algumas peças novas na moto que Marc está fazendo bem e que eu tirei porque não gostei muito, queria voltar a ter equilíbrio. Amanhã vamos testar, mas também temos que, não testar coisas do ano passado, mas tentar colocar a moto como ela era, em termos de posição em 2024. É inacreditável a diferença que faz quando andamos sozinhos ou quando há alguém na nossa frente. Está começando a ser muito difícil ultrapassar ou se aproximar".
Por fim, se referiu ao duelo com Márquez, que foi uma lembrança do ano passado: "Comecei muito bem e o ultrapassei no início. Depois, ele esperava me ultrapassar na curva 8, mas ele não esperava que eu o superasse novamente na curva 9. Nós nos cruzamos e, na reta da curva 10 para a 11, ele estava fazendo um wheelie com a roda dianteira e não conseguiu manobrar, então nos tocamos. Depois disso, acho que ele decidiu ficar lá. Quando você chega à curva 8, estando atrás, isso acontece".
MAIOR ARREPENDIMENTO de Márquez: lição para MARTÍN? Chance de Bagnaia, ACOSTA 'na' Honda e pré-JEREZ
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Márquez DOMINA, Bagnaia MEDIANO, Martín QUEBRA COSTELAS e VIÑALES PUNIDO: o CAOS da MotoGP no Catar
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.