MotoGP: Bagnaia explica fumaça na moto em Motegi, mas paddock reclama da falta de punição ao italiano
Ducati utilizará o mesmo motor do GP do Japão como resposta, mostrando ao paddock que fumaça não era perigosa

Ninguém fala isso na frente de um microfone, mas no paddock da MotoGP em Mandalika, muitos ainda não digeriram o fato de Francesco Bagnaia não ter recebido uma notificação da direção de prova (ou mesmo uma punição) no GP do Japão do último domingo, após sua GP25 ficar soltando fumaça sem parar a caminho da primeira vitória do bicampeão em quase seis meses.
"Acho que eles me explicaram o que aconteceu, mas não entendi muito bem", admitiu Pecco na coletiva de imprensa em Mandalika.
"Eles me disseram que o motor estava ok, havia um pequeno filtro que não estava funcionando da melhor forma, por isso entrou um pouco de fumaça. Mas isso não tornou a situação insegura. Sinceramente, quando olhei as imagens novamente, foi bastante assustador, mas felizmente terminei a corrida sem nenhuma penalidade. O ponto positivo, no entanto, é que o motor está seguro".

Francesco Bagnaia, Equipe Ducati
Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
A primeira notícia é que a Ducati usará a mesma unidade do Japão na Indonésia para provar que não havia risco de quebra do V4, mesmo que a perda de lubrificante do recuperador não tenha sido ocasional, mas repetida.
Bagnaia, com sua sinceridade habitual, admitiu que teve sorte em terminar o GP, porque a direção de prova poderia tê-lo parado com a bandeira preta com o disco laranja, já que o vazamento de óleo poderia ter sido um sério perigo para Pecco, se o lubrificante tivesse ido parar em seu pneu traseiro e, em geral, para os pilotos na pista, que poderiam ter encontrado uma mancha no asfalto.
"Em Motegi, o fato de que uma moto que solta fumaça porque está vazando óleo não deve ser parada não foi esclarecido", disse uma personalidade proeminente da MotoGP que desejou permanecer anônima, entre os dentes.
"É verdade que a Ducati correu um grande risco porque Bagnaia poderia ter caído e também Márquez, que é que vinha logo atrás, mas o problema não é a equipe italiana, mas sim o comportamento da direção de prova. No Japão, eles realmente cancelaram a bandeira preta e laranja, criando um precedente muito perigoso para o futuro".
"Você não para a moto porque ela está quebrando o motor, mas porque ela está derramando óleo na pista, criando perigo para todos. E ninguém tinha nada a dizer...".
POR QUE TÍTULO de MÁRQUEZ é GIGANTE? Como fica Marc x ROSSI? Pecco VENCE... Papo com DIOGO MOREIRA!
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.