MotoGP: Bagnaia quebra hegemonia de Quartararo e crava ponta em Jerez
Francês vinha de três pole positions consecutivas no GP da Espanha e viu rival da Ducati o superar nos momentos finais do Q2.
Após três anos de pole positions de Fabio Quartararo em Jerez, a história da etapa da Espanha na MotoGP mudou neste sábado (30). Em um treino classificatório emocionante, Francesco Bagnaia, da Ducati, superou o francês com uma volta voadora de 1:36.170 e quebrou a sequência 'invicta' do rival, que durava desde 2019.
Aleix Espargaró ficou com a terceira colocação e completa a primeira fila da corrida que será disputada no próximo domingo. Jack Miller e Marc Márquez fecharam o top 5.
Q1
Brad Binder liderou as primeiras passagens do Q1 com 1:37.544, seguido de Pol Espargaró e Álex Rins, que apareciam a apenas alguns décimos do sul-africano. Os dois primeiros passavam ao Q2 e à disputa pela pole position.
Marco Bezzecchi tomou a terceira colocação poucos momentos depois - para ser superado por Johann Zarco em seguida - enquanto Espargaró pulou na liderança e criou uma margem confortável para avançar à segunda fase da sessão.
Na volta seguinte, Rins anotou 1:37.478 e assumiu a ponta no fim da primeira metade de Q1. Binder foi 'empurrado' para fora da zona de classificação.
Com seis minutos para o fim, as motos saíram dos boxes para os últimos momentos da primeira fase de qualificação.
Espargaró voou com 1:37.138 e logo tomou a ponta de Rins. No entanto, Bezzecchi. surpreendeu com 1:37.135 e pulou para a liderança, causando uma bandeira amarela em seguida por ter caído, mas sem maiores problemas para ele e sua moto.
Nos momentos finais, Zarco marcou 1:37.003, assumiu a ponta e 'eliminou' Espargaró, classificando-se ao Q2 junto a Bezzecchi.
Classificação do Q1
Cla | # | Piloto | Moto | Voltas | Tempo | Diferença | Km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 5 | Johann Zarco | Ducati | 7 | 1'37.003 | 164.147 | ||
2 | 72 | Marco Bezzecchi | Ducati | 7 | 1'37.135 | 0.132 | 163.924 | |
3 | 44 | Pol Espargaró | Honda | 8 | 1'37.138 | 0.135 | 163.919 | |
4 | 42 | Alex Rins | Suzuki | 7 | 1'37.401 | 0.398 | 163.476 | |
5 | 33 | Brad Binder | KTM | 8 | 1'37.544 | 0.541 | 163.237 | |
6 | 21 | Franco Morbidelli | Yamaha | 8 | 1'37.668 | 0.665 | 163.029 | |
7 | 49 | Fabio Di Giannantonio | Ducati | 7 | 1'37.882 | 0.879 | 162.673 | |
8 | 87 | Remy Gardner | KTM | 7 | 1'37.889 | 0.886 | 162.661 | |
9 | 10 | Luca Marini | Ducati | 8 | 1'37.910 | 0.907 | 162.626 | |
10 | 6 | Stefan Bradl | Honda | 8 | 1'37.937 | 0.934 | 162.582 | |
11 | 88 | Miguel Oliveira | KTM | 6 | 1'37.958 | 0.955 | 162.547 | |
12 | 73 | Alex Márquez | Honda | 8 | 1'38.014 | 1.011 | 162.454 | |
13 | 4 | Andrea Dovizioso | Yamaha | 8 | 1'38.064 | 1.061 | 162.371 | |
14 | 32 | Lorenzo Savadori | Aprilia | 7 | 1'38.244 | 1.241 | 162.074 | |
15 | 40 | Darryn Binder | Yamaha | 8 | 1'38.405 | 1.402 | 161.808 |
Q2
Zarco e Bezzecchi se juntaram a Bagnaia, Quartararo, Takaaki Nakagami, Márquez, Maverick Viñales, Enea Bastianini, Espargaró, Joan Mir, Jorge Martín e Miller - classificados pelo desempenho nos treinos - na disputa pela pole position.
Logo nas primeiras voltas, Martín caiu no setor 1 e causou uma bandeira amarela. Com isso, teve que correr a pé aos boxes para conseguir retornar à sessão.
Quartararo estabeleceu o tempo referência dos giros iniciais com 1:36.790, acompanhado de Bagnaia e Espargaró na primeira fila parcial. Miller e Márquez fechavam o top 5.
Os pilotos foram aos boxes e saíram com cinco minutos restantes de treino para suas últimas tentativas de volta.
Em seu primeiro giro, Bagnaia tomou a liderança de Quartararo com 1:36.170 e se colocou na pole position com cerca de um minuto e meio para o final. Mais atrás, Bastianini caía e causava uma bandeira amarela, rapidamente retirada.
O francês não conseguiu superar o italiano e viu o rival ficar com a ponta para a corrida. Espargaró pulou para terceiro nos últimos instantes e completa a primeira fila de domingo.
Classificação do Q2
Cla | # | Piloto | Moto | Voltas | Tempo | Diferença | Km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 63 | Pecco Bagnaia | Ducati | 8 | 1'36.170 | 165.569 | ||
2 | 20 | Fabio Quartararo | Yamaha | 8 | 1'36.623 | 0.453 | 164.793 | |
3 | 41 | Aleix Espargaró | Aprilia | 7 | 1'36.933 | 0.763 | 164.266 | |
4 | 43 | Jack Miller | Ducati | 8 | 1'37.049 | 0.879 | 164.069 | |
5 | 93 | Marc Márquez | Honda | 8 | 1'37.145 | 0.975 | 163.907 | |
6 | 5 | Johann Zarco | Ducati | 8 | 1'37.220 | 1.050 | 163.781 | |
7 | 30 | Takaaki Nakagami | Honda | 8 | 1'37.254 | 1.084 | 163.723 | |
8 | 72 | Marco Bezzecchi | Ducati | 7 | 1'37.285 | 1.115 | 163.671 | |
9 | 36 | Joan Mir | Suzuki | 6 | 1'37.330 | 1.160 | 163.596 | |
10 | 89 | Jorge Martín | Ducati | 7 | 1'37.526 | 1.356 | 163.267 | |
11 | 23 | Enea Bastianini | Ducati | 5 | 1'37.618 | 1.448 | 163.113 | |
12 | 12 | Maverick Viñales | Aprilia | 7 | 1'37.675 | 1.505 | 163.018 |
Conheça as origens da rivalidade entre Verstappen e Leclerc
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #175 - Como explicar desempenho constrangedor de Hamilton em Ímola?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.