MotoGP busca retorno do GP da China depois de 17 anos; Tailândia renova contrato
Enquanto a Dorna quer uma nova etapa em Xangai, a Tailândia renovou sua permanência até 2031
Foto de: Toshifumi Kitamura / AFP via Getty Images
A Dorna, promotora da MotoGP, iniciou seu plano para trazer o GP da China de volta ao campeonato mundial depois de 17 anos de ausência, confirmaram fontes ao Motorsport.com.
A China já sediou provas da MotoGP entre 2005 e 2008 no Circuito Internacional de Xangai, com vitórias de Valentino Rossi (2005 e 2008), Dani Pedrosa (2006) e Casey Stoner (2007).
Mas 17 anos após a última corrida, o Motorsport.com apurou que uma delegação executiva da Dorna viajou recentemente a Xangai para acelerar o retorno da MotoGP ao país do leste asiático.
Esse retorno pode acontecer até 2027, no mínimo, e o grupo foi liderado pelo CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, e seu filho Carlos, diretor esportivo do campeonato.
A visita ocorreu entre os GPs da Austrália e da Malásia, em outubro, e também incluiu uma parada em uma das instalações de fabricação da CFMoto - a marca chinesa atualmente é parceira da KTM.
Largada: Casey Stoner e Colin Edwards lutam pela liderança
Foto de: JiR
O objetivo da Dorna é garantir que o novo projeto evite os problemas que afetaram a primeira tentativa, o que resultou no término antecipado do contrato original da China, que inicialmente deveria sediar as corridas até 2011.
Isso porque o baixo comparecimento e o interesse local limitado - em grande parte devido à falta de promoção adequada - provaram ser grandes obstáculos. Para aumentar as complicações, Yu Zhifei, o ex-diretor do circuito, foi posteriormente condenado a quatro anos de prisão por desviar cerca de 100 mil euros.
Desta vez, a Dorna e as autoridades locais estão pressionando por um modelo organizacional misto que envolva várias partes interessadas importantes tanto na administração quanto na promoção do evento.
A esse respeito, o Motorsport.com também apurou que um papel crucial poderia ser desempenhado pela CFMoto, que tem aumentado constantemente sua presença no paddock desde sua estreia em 2022.
A empresa também fez uma forte oferta para se tornar a única fornecedora de motocicletas da Moto3 a partir de 2028, embora esse contrato tenha sido finalmente concedido à Yamaha.
Além da CFMoto, espera-se que a Juss Sports - a promotora responsável pela organização do GP de Fórmula 1 desde 2004 - também esteja envolvida no projeto da MotoGP.
Tailândia renova contrato até 2031
O Circuito Internacional de Chang, em Buriram, sediará uma etapa de MotoGP até 2031, após o anúncio de uma renovação de cinco temporadas entre os promotores do evento e a Dorna.
Depois de mudar de local durante a temporada para se tornar a primeira corrida, questões políticas e bélicas na área onde a pista está localizada levaram à crença de que, após os GPs de 2025 e 2026, o evento não seria mais realizado em Buriram e que havia duas opções: deixar o país ou se mudar para Bangkok. No final, o acordo se cristalizou em uma renovação de cinco anos, até 2031.
DIOGO MOREIRA FALA AO PÓDIO CAST após QUASE TÍTULO em Portugal! MARTÍN VOLTA pós-SHOW de BEZZECCHI?
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.