MotoGP estabelece nova regra que proíbe pilotos de voltar após quedas no final da classificação
Uma pequena mudança no regulamento pode ter um grande impacto na forma como os grid são formadas

Foto de: Robertus Pudyanto / Getty Images
A MotoGP introduziu um ajuste nos regulamentos destinado a reduzir o impacto das bandeiras amarelas tardias nas sessões de classificação. De acordo com as novas regras, que já entrarão em vigor no GP da Malásia deste fim de semana, os pilotos não poderão tentar voltar às sessões de classificação se caírem durante os três minutos finais.
O mesmo se aplicará à sessão de treinos da tarde de sexta-feira, que determinará os pilotos que passarão diretamente para o Q2 no sábado.
O desenvolvimento vem na esteira do esforço prolongado de Alex Rins para retomar a classificação no Q2 em Mandalika no início deste mês. Depois de abandonar sua Yamaha no final da volta e da sessão, sua presença contínua na caixa de brita fez com que os rivais fossem desnecessariamente afetados por uma longa bandeira amarela.
As quedas tardias nas sessões cronometradas são uma ocorrência quase cotidiana nos finais de semana da MotoGP, com os pilotos frequentemente tendo que abandonar as voltas rápidas como resultado. A minimização do tempo da bandeira amarela por meio do ajuste das regras é um desenvolvimento bem-vindo em princípio, embora possa haver potencial para controvérsia em termos de interpretação e implementação.

Jack Miller bateu no treino no Japão
Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
Em outro pequeno ajuste nas regras, os pilotos foram instruídos a não aquecer os pneus por meio de zigue-zagues no pitlane. Também envolvendo segurança, os pilotos agora deverão indicar sua intenção de ir para os boxes por meio de um sinal de perna.
Falando sobre a regra do zigue-zague, o piloto da Yamaha, Fabio Quartararo, disse que o único grande desafio seria quebrar o hábito. "Eles achavam que não era seguro, mas eu faço isso há 15 anos e nada aconteceu. Mas você sabe que talvez haja um motivo. O problema é que eu faço isso há 15 anos, então talvez às vezes eu faça isso, mas só porque é uma rotina".
"Essas são algumas coisas que mudaram e com as quais eu realmente não concordo, mas isso não é um problema para mim", acrescentou o campeão de 2021.
DIOGO COLA NA LIDERANÇA da Moto2! FERNÁNDEZ VENCE: Aprilia AMEAÇA DUCATI em 2026? THEO MANNA e M1GP
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.