MotoGP: Marc Márquez passa por cirurgia no ombro direito
Após lesão sofrida no GP da Indonésia, o piloto da Ducati foi submetido a uma intervenção em Madri na escápula direita

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
Marc Márquez sofreu uma lesão no ombro do seu já castigado braço direito durante a corrida do GP da Indonésia de MotoGP, há nove dias, em Mandalika. O piloto foi atropelado por Marco Bezzecchi e, ao entrar na área de escape, um degrau na caixa de brita provocou uma lesão na região da clavícula e do ombro direito.
Inicialmente, a equipe médica que o ajudou a se recuperar da lesão no braço direito em 2020 recomendou uma recuperação passiva, sem intervenção. Finalmente, a Ducati comunicou nesta segunda-feira (13) que o heptacampeão da categoria rainha passou pelo centro cirúrgico na capital espanhola.
"Após passar por avaliação médica devido à lesão na escápula direita, Marc Márquez foi finalmente operado com sucesso no Hospital Ruber Internacional de Madrid. A mesma equipe médica que o avaliou há 7 dias constatou que a fratura do coracoide e a lesão nos ligamentos não apresentavam sinais suficientes de estabilização após uma semana de imobilização, por isso, diante do risco de instabilidade residual, decidiu-se realizar uma estabilização cirúrgica e também reparar os ligamentos acrômio-claviculares", explica a Ducati no comunicado.
"Esta operação era uma das possibilidades consideradas desde o início pelos médicos caso o tratamento conservador estipulado não evoluísse de forma favorável. Em todo caso, a recuperação de Marc Márquez, que já está em casa, seguirá o mesmo processo e sua evolução determinará seu retorno à competição", acrescenta a nota.
Apesar da má-sorte de uma nova lesão e intervenção cirúrgica, especialmente em uma área tão afetada por lesões anteriores como seu braço e ombro direitos, Márquez teve a sorte de poder garantir o título de campeão mundial de MotoGP no Japão, justamente uma semana antes do acidente na Indonésia.
Evidentemente, mesmo perdendo todas as corridas, parecia improvável que o título escapasse, mas certamente teria sido um momento difícil para o piloto de 32 anos, campeão cinco anos após a fatídica queda em Jerez 2020.
Márquez já havia sido oficialmente descartado para os GPs da Austrália e da Malásia, que acontecem nos próximos dois finais de semana, onde será substituído por Michele Pirro, piloto de testes da Ducati. No entanto, o atual campeão de MotoGP tinha a intenção de reaparecer antes do fim da temporada, retomar o ritmo e poder participar do teste oficial de pré-temporada 2026 em Valência, no dia 18 de novembro. Agora, será preciso aguardar as novas atualizações sobre a recuperação do piloto catalão.
DIOGO TRIUNFA, GONZÁLEZ SOFRE e MOREIRA fica a SÓ 9 PONTOS! Aldeguer VENCE 1ª, LESÃO de Márquez e MX
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.