Recomendado para você

Como Audi pode usar experiência no Dakar e F-E para estreia na F1?

Como Audi pode usar experiência no Dakar e F-E para estreia na F1?

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
Como Audi pode usar experiência no Dakar e F-E para estreia na F1?
Por que as equipes de F1 estão correndo para finalizar seus carros de 2026 "muito mais cedo" que o normal?

Por que as equipes de F1 estão correndo para finalizar seus carros de 2026 "muito mais cedo" que o normal?

Fórmula 1
Fórmula 1
Por que as equipes de F1 estão correndo para finalizar seus carros de 2026 "muito mais cedo" que o normal?
F1 - Brown: 'Norris e Piastri trouxeram agressividade de Verstappen de volta'

F1 - Brown: 'Norris e Piastri trouxeram agressividade de Verstappen de volta'

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1 - Brown: 'Norris e Piastri trouxeram agressividade de Verstappen de volta'
Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde

Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde
ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?

ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?

Fórmula 1
Fórmula 1
ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?
Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla

Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla
F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas

F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner
Últimas notícias

MotoGP: Márquez explica motivo para menos quedas nesta temporada

Pentacampeão da elite da motovelocidade mundial, piloto espanhol da Honda diz que concentração é um diferencial

Marc Marquez, Repsol Honda Team bike

Segundo Marc Márquez, o fato de ele ter caído menos vezes em 2019 do que em temporadas anteriores da MotoGP está relacionado com as características atuais da Honda e com seu estado mental neste ano, no qual o espanhol já faturou uma série de vitórias (veja na galeria abaixo).

Em 2018, o pentacampeão caiu 23 vezes, liderando as estatísticas do campeonato ao superar Cal Crutchlow e Jack Miller, que tiveram 17 quedas. Em 2017, o espanhol também ‘liderou’ a tabela com 27 acidentes, três a mais que Crutchlow.

Leia também:

No entanto, com nove das 19 corridas de 2019 já disputadas, Márquez está a caminho de um recorde muito mais baixo, tendo caído apenas seis vezes. Destas, somente uma foi em corrida: ele caiu no Circuito das Américas quando liderava a etapa de Austin.

Embora a Honda de 2019 tenha se mostrado mais difícil de pilotar do que as anteriores, Márquez disse que seu motor mais potente e características diferentes o estão ajudando a permanecer sem quedas.

"Parece que nesse ano o diferencial é o chassi. Talvez estejamos perdendo em alguns pontos, mas estamos ganhando em outros. Também parece que temos mais motor [potência], então mais [potência] nos permite um pouco mais de segurança na frenagem".

Estatísticas de acidentes na MotoGP em 2019:

Pos. Piloto Moto Incidentes
1 France Johann Zarco KTM 11
2 Australia Jack Miller Ducati (GP19) 10
3 Spain Joan Mir Suzuki 9
4 Italy Francesco Bagnaia Ducati (GP18) 8
5 Spain Alex Rins Suzuki 7

"Se você está muito concentrado na moto, você pode evitar muitas quedas. Eu caio menos [este ano], mas se você olhar os testes eu fiz... Em Montmeló, eu não estava 100% concentrado, então perdi a frente e caí, porque não estava focado o suficiente. Esta é a maneira de pilotar a Honda, encontrar o limite e ser o mais rápido".

Excluindo Austin, Márquez terminou em primeiro ou segundo em todas as corridas deste ano, dando-lhe uma enorme vantagem de 58 pontos sobre Andrea Dovizioso na tabela de pilotos de 2019.

"Experiência, a atmosfera na equipe, todas essas coisas ajudam", disse o espanhol. "Isso não significa que no ano passado ou dois anos atrás eu não estava concentrado, mas quando você tem mais experiência e entende que não é necessário estar 100 por cento em todos os treinos, ou em todas as voltas da prática, isso ajuda muito”.

GALERIA: Relembre as vitórias de Marc Márquez na temporada 2019 da MotoGP

GP da Argentina
GP da Argentina
GP da Espanha
GP da Espanha
GP da França
GP da França
GP da Catalunha
GP da Catalunha
GP da Alemanha
GP da Alemanha
10
Artigo anterior Chefe da Yamaha: "Valentino Rossi não é o nosso futuro na MotoGP"
Próximo artigo Pai de Rossi sobre rumores de aposentadoria: “Ele não se importa com nada que lê”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros