Relato do treino livre
MotoGP GP da Grã-Bretanha

MotoGP: Martin lidera TL1; dupla da Aprilia fecha top 3 na Grã-Bretanha

Apesar da liderança da Pramac, Maverick Viñales e Aleix Espargaró tiveram bom ritmo

Jorge Martin, Pramac Racing

Jorge Martin, da Pramac, liderou o primeiro treino livre da MotoGP da Grã-Bretanha nesta sexta-feira, sendo seguido pela dupla da Aprilia, Maverick Viñales e Aleix Espargaró.

Leia também:

O treino de abertura teve 45 minutos e a Aprilia liderou a maior parte do tempo em Silvertone. É importante relembrar que Espargaró foi o vencedor da prova na última temporada.

Porém, foi Maverick que ficou responsável por estabelecer o ritmo inicial com 2m01s436, se colocando na ponta da fila. Ele foi seguido pelo companheiro de equipe, que completou a volta abaixo dos dois minutos, cravando 1m59s769, após os primeiros 12 minutos da sessão.

Espargaró seguiu liderando até o terço final do treino livre, quando Martin diminiu ainda mais o tempo de volta e assumiu a primeira posição com 1m59s627, trazendo esperança para a Pramac Ducati.

Na volta seguinda, Espargaró conseguiu tirar alguns segundos de sua volta anterior, respondendo com 1m59s719, mas o tempo ainda o deixou 0.092s atrás do líder, que continuou invicto até o fim da sessão.

O competidor espanhol conseguiu ampliar a vantagem ao longo dos últimos dez minutos, alcançando 1m59s383 em sua volta mais rápida em pista.

Viñales fez uma tentativa de assumir a ponta, mas seu melhor tempo ficou na casa de 1m59s473, ficando 0.090 de distância de Martin. No entanto, o fim parece forte para a Aprilia, com a dupla ocupando o segundo e terceiro lugar.

Por sua vez, Jack Miller, da KTM, chegou muito perto de conseguir ficar no pelotão da frente durante a maior parte da sessão, ficando em quarto lugar, quando a bandeira quadriculada se apresentou, colocando fim à sessão.

Enea Bastianini foi o melhor classificado da Ducati, terminando em sexto, duas posições à frente de Francesco Bagnaia, seu companheiro de equipe. As duas motos foram separadas por Fabio di Giannantonio, dessa maneira, a fábrica italiana ocupou cinco espaços nas oito primeiras posições.

Fabio Quartararo, por sua vez, fez um ótimo trabalho para a Yamaha e ficou em novo, a menos de meio segundo atrás do ritmo imposto por Martin.

Marc Márquez, da Gresini, fechou o top 10, apesar de uma queda na Stowe nos últimos minutos da sessão. Ele foi o último piloto a dar uma volta na faixa de 1m59s.

Pedro Acosta, da Tech3 GasGas, também passou pela brita no fim do treino, mas só tocou nas barreiras depois de sair da Brooklands, quando faltava sete minutos no relógio. Ele conquistou a 11ª posição, cravando uma volta de 1m00s052, ficando à frente da segunda moto da Gesini, de Alex Márquez, e do piloto Brad Binder, da KTM.

23 pilotos começaram o fim de semana do GP da Grã-Bretanha, tendo Remy Gardner como participante extra para a Yamaha.

MotoGP British GP - FP1 results:

   
1
 - 
5
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Moto Voltas Tempo Intervalo km/h Velocidade Máxima
1 Spain J. Martin Pramac Racing 89 Ducati 16

1'59.383

  177.643 331
2 Spain M. Viñales Aprilia Racing Team 12 Aprilia 15

+0.090

1'59.473

0.090 177.509 328
3 Spain A. Espargaro Aprilia Racing Team 41 Aprilia 14

+0.336

1'59.719

0.246 177.144 333
4 Australia J. Miller Red Bull KTM Factory Racing 43 KTM 15

+0.344

1'59.727

0.008 177.132 332
5 Italy F. Morbidelli Pramac Racing 21 Ducati 17

+0.420

1'59.803

0.076 177.020 327
6 Italy E. Bastianini Ducati Team 23 Ducati 17

+0.439

1'59.822

0.019 176.992 331
7 Italy F. Di Giannantonio Team VR46 49 Ducati 14

+0.447

1'59.830

0.008 176.980 328
8 Italy F. Bagnaia Ducati Team 1 Ducati 15

+0.465

1'59.848

0.018 176.954 330
9 France F. Quartararo Movistar Yamaha MotoGP 20 Yamaha 14

+0.480

1'59.863

0.015 176.931 327
10 Spain M. Marquez Gresini Racing 93 Ducati 14

+0.550

1'59.933

0.070 176.828 332
11 Spain P. Acosta Tech 3 31 KTM 12

+0.669

2'00.052

0.119 176.653 330
12 Spain A. Marquez Gresini Racing 73 Ducati 17

+0.735

2'00.118

0.066 176.556 325
13 South Africa B. Binder Red Bull KTM Factory Racing 33 KTM 18

+0.797

2'00.180

0.062 176.465 332
14 Italy M. Bezzecchi Team VR46 72 Ducati 16

+0.869

2'00.252

0.072 176.359 327
15 Spain A. Rins Movistar Yamaha MotoGP 42 Yamaha 15

+1.067

2'00.450

0.198 176.069 326
16 Japan T. Nakagami LCR Honda 30 Honda 16

+1.118

2'00.501

0.051 175.995 327
17 Portugal M. Oliveira Trackhouse Racing Team 88 Aprilia 16

+1.119

2'00.502

0.001 175.993 328
18 Spain A. Fernandez Tech 3 37 KTM 16

+1.312

2'00.695

0.193 175.712 328
19 France J. Zarco LCR Honda 5 Honda 16

+1.316

2'00.699

0.004 175.706 327
20 Italy L. Marini Repsol Honda Team 10 Honda 17

+1.328

2'00.711

0.012 175.689 329
21 Spain R. Fernandez Trackhouse Racing Team 25 Aprilia 16

+1.526

2'00.909

0.198 175.401 325
22 Spain J. Mir Repsol Honda Team 36 Honda 15

+1.693

2'01.076

0.167 175.159 324
23 Australia R. Gardner Movistar Yamaha MotoGP 87 Yamaha 17

+3.664

2'03.047

1.971 172.353 326

MOTOGP DE VOLTA! Os DESTAQUES da temporada 2024 com HAMILTON RODRIGUES, a voz da MOTOGP no BRASIL

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

PÓDIO CAST traz Hamilton Rodrigues, a voz da MotoGP no Brasil

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP - Quartararo: Estou bem descansado e otimista após pausa
Próximo artigo MotoGP: Ducati e VR46 confirmam parceria para 2025

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil