MotoGP não planeja aumentar calendário para além das 22 corridas
Mesmo sob o comando da Liberty Media, a classe rainha não pretende fazer alterações no número de corridas

Foto de: Robertus Pudyanto / Getty Images
A MotoGP não tem planos de expandir o calendário para além das 22 corridas em um futuro próximo, de acordo com o CSO da Dorna Sports, Carlos Ezpeleta.
A categoria adicionou vários novos locais nos últimos anos, em meio à crescente demanda da Ásia e de outras regiões para sediar grandes eventos esportivos. Essa expansão levou a MotoGP de 19 corridas por ano antes da pandemia em 2019 para um recorde de 22 rodadas este ano, apenas duas a menos que o recorde de 24 GPs da Fórmula 1.
A introdução de corridas sprint em cada etapa desde 2023 também tornou os fins de semana mais intensos para pilotos e equipes, que agora enfrentam um total de 44 corridas anualmente. Para reduzir a fadiga, a categoria eliminou as rodadas triplas de sua programação este ano e seu calendário de 2026 também foi elogiado por evitar semanas seguidas com corridas.
Falando no GP da Indonésia, Ezpeleta declarou que a MotoGP não adicionará mais corridas ao calendário nos próximos anos, sugerindo que atingiu o equilíbrio certo em 22 finais de semana.
"Não temos nenhuma visão de ir além das 22 corridas", disse ele à TNT Sport.

Carlos Ezpeleta, CSO da Dorna
Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
Ezpeleta reiterou que a Moto2 e a Moto3 continuarão a acompanhar a classe rainha ao redor do mundo em cada evento, apesar das especulações de que elas serão reduzidas a um show secundário sob o comando do novo proprietário Liberty Media.
Ao contrário da Fórmula 2 e da Fórmula 3, as duas categorias de corridas de moto são campeonatos mundiais em seus próprios direitos, o que torna importante para as equipes que as disputam manter uma grande presença.
"Em todas as conversas que tivemos com as equipes de Moto2 e Moto3, elas sempre disseram que é essencial que estejam em todos os eventos, e nós nunca deixaríamos de querer que elas estivesse", disse Ezpeleta.
"Seria uma conversa diferente se as equipes de Moto3 e Moto2 viessem e dissessem 'Não podemos mais fazer 22 corridas'. Mas tentaríamos ajudá-las a permanecer em todos os eventos. Mas de forma alguma é nossa meta que eles não estejam conosco em todos os eventos."
A MotoGP revelou seu calendário de 2026 em julho, com o Brasil substituindo a Argentina como a única etapa na América do Sul.
DIOGO TRIUNFA, GONZÁLEZ SOFRE e MOREIRA fica a SÓ 9 PONTOS! Aldeguer VENCE 1ª, LESÃO de Márquez e MX
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.