Recomendado para você

F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025
F1: GP de São Paulo mira impacto recorde de R$2bi e anuncia novos setores para edição de 2026

F1: GP de São Paulo mira impacto recorde de R$2bi e anuncia novos setores para edição de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo mira impacto recorde de R$2bi e anuncia novos setores para edição de 2026
F1: Entenda por que McLaren não atualizará chassi do carro de Piastri

F1: Entenda por que McLaren não atualizará chassi do carro de Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Entenda por que McLaren não atualizará chassi do carro de Piastri
F1: Hamilton afirma estar "muito decepcionado" com a FIA por "dois pesos e duas medidas"

F1: Hamilton afirma estar "muito decepcionado" com a FIA por "dois pesos e duas medidas"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Hamilton afirma estar "muito decepcionado" com a FIA por "dois pesos e duas medidas"
Enzo Fittipaldi disputa temporada 2026 da Indy NXT pela HMD Motorsports

Enzo Fittipaldi disputa temporada 2026 da Indy NXT pela HMD Motorsports

Indy Lights
Indy Lights
Enzo Fittipaldi disputa temporada 2026 da Indy NXT pela HMD Motorsports
F1: Di Grassi vê Massa como "campeão moral" de 2008, mas tem receios sobre precedentes do processo

F1: Di Grassi vê Massa como "campeão moral" de 2008, mas tem receios sobre precedentes do processo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Di Grassi vê Massa como "campeão moral" de 2008, mas tem receios sobre precedentes do processo
F1: Sainz 'roubou' vaga de Bottas na Williams; entenda

F1: Sainz 'roubou' vaga de Bottas na Williams; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Sainz 'roubou' vaga de Bottas na Williams; entenda
Últimas notícias

MotoGP planeja criar comunicação do box para os pilotos

Organizadores do campeonato trabalham para colocar sistema de informações no painel das motos

Cal Crutchlow, Team LCR Honda, Andrea Dovizioso, Ducati Team and Valentino Rossi, Yamaha Factory Rac

A MotoGP planeja ter em breve um canal de comunicação eletrônico entre box e pilotos. Mas, ao contrário da Fórmula 1, o rádio não seria utilizado. Por razões praticas e econômicas, o campeonato teria descartado esta ideia.

Os times concordaram em um sistema de comunicação visual. O sistema seria parecido com o que a direção de provas já utiliza para se comunicar com as equipes. Melhorado, ele poderia enviar 20 tipos de mensagem diferentes pelo painel de cada moto. Os pilotos teriam detalhes das diferenças e tempos de voltas de concorrentes – algo mais detalhado do que o que se tem atualmente nas placas.

Por exemplo, durante a corrida de Sachsenring do mês passado, Valentino Rossi poderia ter tido mostrada a mensagem “93 / S / 1: 28,525”, dizendo a ele o tempo de volta feito por Marc Márquez com pneus slicks (letra S) para ajudá-lo a saber a hora certa de trocar de pneus.

Tais mensagens também poderiam ser usadas pela promotora do campeonato, a Dorna, para melhorar a cobertura de TV, como acontece com as transmissões de rádio na F1.

"Nos decidimos falar com nossos engenheiros para ver se o sistema utilizado pela direção da prova para alertar os pilotos de certas coisas poderia ser usado pelas equipes.", disse Javier Alonso ao jornal espanhol El Periodico.

"Não estamos levantando a questão da comunicação de rádio, mas se implementarmos este sistema, os pilotos podem ter melhor acesso à informação no momento que precisam."

Espera-se que o sistema seja testado durante as três corridas fora da Europa no final da temporada, no Japão, na Austrália e na Malásia em outubro.

Como o sistema faz uso da tecnologia existente, poderia ser implementado já rapidamente sem que as equipes tenham que fazer qualquer modificação em suas motos.

Artigo anterior Rossi ressalta risco de curva 8 na Áustria: "muito perigosa"
Próximo artigo Ducati confirma favoritismo e domina sexta no Red Bull Ring

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros