MotoGP: Pol Espargaró deve ter recuperação plena após grave acidente em Portimão, diz chefe da Tech3
Espanhol está fora do GP deste fim de semana e deve ser enviado à Espanha nos próximos dias para os próximos passos de sua recuperação
A equipe Tech3 GasGas confirmou na manhã deste sábado que o espanhol Pol Espargaró está fora do GP de Portugal, etapa de abertura da temporada 2023 da MotoGP, devido ao forte acidente sofrido durante o segundo treino livre da sexta-feira.
O espanhol vinha nos minutos finais do TL2 quando foi arremessado para fora da moto, caindo com força no chão e rolando pela brita até acertar a barreira. A sessão foi imediatamente interrompida para que ele recebesse atendimento médico na pista. Consciente, ele foi enviado de helicóptero para o hospital.
O piloto foi diagnosticado com uma contusão pulmonar, fratura na mandíbula e fratura na vértebra dorsal.
"Foi um momento horrível, todos ficaram mais do que preocupados", disse Hervé Poncharal, chefe da Tech3. "Já vimos coisas do tipo que não terminam bem. Mas a boa notícia é que apesar dos traumas múltiplos, Pol vai conseguir se recuperar completamente. Ele terá a chance de viver uma vida normal e continuar sendo piloto da MotoGP. A questão é por quanto tempo [ficará fora]".
Pol Espargaro, Tech3 GASGAS Factory Racing crash
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
"Isso eu não tenho como responder. Ele voltará a Barcelona nas próximas 48 horas. Eles vão checar algumas coisas, mas o principal é que ele precisa operar a mandíbula. O resto: estômago, costas, pulmões, não são um problema. Ele precisa apenas de tempo para se recuperar. Quando soubermos mais, avisaremos".
"Isso acontecerá ao longo da próxima semana, e saberemos mais sobre quanto tempo ele ficará afastado".
O fim de semana marcava o retorno de Espargaró à Tech3, equipe pela qual fez sua estreia na MotoGP em 2014, e o retorno à KTM, onde correu entre 2017 e 2020, antes de ir para a Honda.
O acidente reforçou ainda mais o coro de insatisfação dos pilotos com os problemas de segurança do circuito de Portimão, com o tamanho das pedras usadas na caixa de brita sendo o foco das críticas. Para Francesco Bagnaia, se a brita fosse menor, o acidente teria um impacto menor.
Podcast Motorsport.com #222 – ‘Buraco’ da Ferrari é maior que o da Mercedes em 2023?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.