MotoGP
R
GP da República Tcheca
06 ago
-
09 ago
Próximo evento em
25 dias
R
GP da Áustria
13 ago
-
16 ago
Próximo evento em
32 dias
R
GP da Grã-Bretanha
27 ago
-
30 ago
Canceled
R
GP de San Marino
10 set
-
13 set
Próximo evento em
60 dias
15 out
-
18 out
Próximo evento em
95 dias
R
GP de Aragón
16 out
-
18 out
Próximo evento em
96 dias
R
GP da Austrália
23 out
-
25 out
Canceled
R
GP da Malásia
29 out
-
01 nov
Canceled
R
GP de Valência
13 nov
-
15 nov
Próximo evento em
124 dias

MotoGP: Veja por que a Honda vai contratar Pol Espargaró para 2021

compartilhar
comentários
MotoGP: Veja por que a Honda vai contratar Pol Espargaró para 2021
Por:
13 de jun de 2020 19:50

Ida do catalão para a equipe impacta futuro de Álex Márquez, contratado pelos japoneses para 2020

A Honda alcançou um acordo com Pol Espargaró para 2021, uma manobra que aparentemente estigmatiza Álex Márquez sem que este sequer tenha estreado na MotoGP. Além disso, a medida vai erodir o projeto da KTM na categoria.

O acordo entre Honda e Espargaró está fechado, ainda que falte a assinatura e o acordo oficial, o que não pode ser levado a cabo neste momento devido a uma cláusula que vincula o espanhol à sua atual equipe, a KTM.

Leia também:

As negociações entre Pol e Honda começaram faz algumas semanas depois que a equipe japonesa chegou à conclusão de que deveria se 'rearrumar' em meio às movimentações de suas rivais no mercado de pilotos.

Ter Maverick Viñales e Fabio Quartararo como dupla de 2021, deixando Valentino Rossi de fora, foi um aviso claro da Yamaha oficial de fábrica de que sua equipe está deixando os romantismos de lado para recuperar o título que não ganha desde 2015 (com Jorge Lorenzo).

No caso da Suzuki, renovar com Álex Rins e Joan Mir significa manter uma linha de crescimento constante, uma vez que a dupla levou a equipe a duas vitórias com Rins no ano passado. Um dos triunfos foi num pega espetacular com Marc Márquez em Silverstone. O que doeu para a Honda.

As próximas a fazer seu dever de casa são Ducati, que já confirmou Jack Miller para 2021, e KTM. Na visão da Honda, a marca austríaca pode ser uma rival direta em médio prazo. Já os italianos foram os rivais diretos dos últimos três campeonatos, com Andrea Dovizioso.

Segundo apurou o Motorsport.com, a Ducati nunca esteve interessada em contratar Pol Espargaró, que recebe na KTM 1,8 milhão de euros anuais, o triplo do que a equipe da Itália paga atualmente a Danilo Petrucci.

Golpe na KTM

De qualquer forma, o compromisso entre Espargaró e a Honda impede que o espanhol vá para a Ducati como substituto de Dovizioso, que ainda está em negociações para uma renovação com a equipe italiana.

Também não se pode perder de vista a má relação entre KTM e Honda nos últimos anos, com declarações cruzadas e até insinuações de jogo sujo. Nada que se compare, porém, a contratação de Espargaró pela HRC. Ao mesmo tempo, não se acredita que a KTM queira ou possa contratar Dovizioso, circunstância que coloca a Ducati em uma posição de tranquilidade para renovar com o piloto italiano de Forlí.

Alex Marquez debutará neste ano na MotoGP com a Repsol Honda Team

Alex Marquez debutará neste ano na MotoGP com a Repsol Honda Team

Já a KTM ficou nos últimos dias sem suas principais apostas de presente e futuro. Convencidos de não estarem aptos a impedir a saída de Espargaró, a estratégia dos austríacos se baseava em achar a fórmula para ter Jorge Martín, a quem chegaram a oferecer uma moto oficial para 2021. Entretanto, a equipe chegou tarde, já que o piloto de Madri já se comprometeu com a Ducati a correr pela satélite Pramac.

Espargaró é um piloto agressivo, trabalhador e com um estilo de pilotagem que, no papel, se adapta à Honda. O piloto é do gosto de Alberto Puig, diretor esportivo da equipe e grande influenciador na dança das cadeiras. A chegada do catalão deverá servir para que todo o peso da fabricante não fique sobre os ombros de Marc Márquez, que se encarregou praticamente sozinho de ganhar a tríplice coroa para a HRC em 2019.

É a ideia que Puig tem agora e já tinha no passado, em novembro, quando Lorenzo anunciou sua aposentadoria. Naquele momento, a opção mais lógica parecia ser promover Cal Crutchlow e colocar Álex Márquez ao lado de Takaaki Nakagami na LCR.

Alex Márquez, Repsol Honda Team, Cal Crutchlow, Team LCR Honda

Alex Márquez, Repsol Honda Team, Cal Crutchlow, Team LCR Honda

Difícil situação para Álex Márquez

Entretanto, distintos compromissos comerciais 'impediram' a ida de Cal para a Honda, além de o britânico insinuar que pode se aposentar no fim de seu atual contrato (2020), uma ameaça permanente que obrigou Puig a se precaver.

"A HRC sempre pensa no futuro de sua estrutura, desde os times de Moto3 até a MotoGP. Devido às circunstâncias, a atual temporada não está se desenvolvendo normalmente, mas isso não impede que a Honda siga planejando o melhor futuro", disse Puig após o Motorsport.com publicar que Espargaró iria para a equipe japonesa.

Com a chegada de Pol à Repsol Honda, ninguém sabe neste momento o que acontecerá com Álex Márquez, jovem piloto que ainda não estreou na MotoGP com a equipe oficial e que pode ficar estigmatizado pelos fatos recentes.

A lógica nos convida a pensar que Álex poderia passar a correr pela LCR, que seguramente se encaixa mais tranquilamente ao campeão da Moto2 para que este possa ter uma progressão natural de sua carreira na categoria rainha.

GALERIA: Veja todos as motos e pilotos da Repsol Honda nas 500cc/MotoGP

Galeria
Lista

1995. Mick Doohan

1995. Mick Doohan
1/70

Foto de: Repsol Media

1995. Àlex Crivillé

1995. Àlex Crivillé
2/70

Foto de: Repsol Media

1995. Shinichi Ito

1995. Shinichi Ito
3/70

Foto de: Repsol Media

1996. Mick Doohan

1996. Mick Doohan
4/70

Foto de: Repsol Media

1996. Àlex Criville

1996. Àlex Criville
5/70

Foto de: Repsol Media

1996. Tadayuki Okada

1996. Tadayuki Okada
6/70

Foto de: Repsol Media

1996. Shinichi Ito

1996. Shinichi Ito
7/70

Foto de: Repsol Media

1997. Mick Doohan

1997. Mick Doohan
8/70

Foto de: Repsol Media

1997. Àlex Criville

1997. Àlex Criville
9/70

Foto de: Repsol Media

1997. Tadayuki Okada

1997. Tadayuki Okada
10/70

Foto de: Repsol Media

1997. Takuma Aoki

1997. Takuma Aoki
11/70

Foto de: Repsol Media

1998. Mick Doohan

1998. Mick Doohan
12/70

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

1998. Àlex Crivillé

1998. Àlex Crivillé
13/70

Foto de: Repsol Media

1998. Tadayuki Okada

1998. Tadayuki Okada
14/70

Foto de: Repsol Media

1998. Sete Gibernau

1998. Sete Gibernau
15/70

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

1999. Àlex Crivillé

1999. Àlex Crivillé
16/70

Foto de: Repsol Media

1999. Mick Doohan

1999. Mick Doohan
17/70

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

1999. Tadayuki Okada

1999. Tadayuki Okada
18/70

Foto de: Repsol Media

1999. Sete Gibernau

1999. Sete Gibernau
19/70

Foto de: Repsol Media

2000. Àlex Crivillé

2000. Àlex Crivillé
20/70

Foto de: Repsol Media

2000. Sete Gibernau

2000. Sete Gibernau
21/70

Foto de: Repsol Media

2000. Tadayuki Okada

2000. Tadayuki Okada
22/70

Foto de: Repsol Media

2001. Àlex Crivillé

2001. Àlex Crivillé
23/70

Foto de: Repsol Media

2001. Tohru Ukawa

2001. Tohru Ukawa
24/70

Foto de: Repsol Media

2002. Valentino Rossi

2002. Valentino Rossi
25/70

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2002. Tohru Ukawa

2002. Tohru Ukawa
26/70

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2003. Valentino Rossi

2003. Valentino Rossi
27/70

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2003. Nicky Hayden

2003. Nicky Hayden
28/70

Foto de: Richard Sloop

2004. Nicky Hayden

2004. Nicky Hayden
29/70

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2004. Álex Barros

2004. Álex Barros
30/70

Foto de: Fabrice Crosnier

2005. Nicky Hayden

2005. Nicky Hayden
31/70

Foto de: Repsol Media

2005. Max Biaggi

2005. Max Biaggi
32/70

Foto de: Repsol Media

2006. Nicky Hayden

2006. Nicky Hayden
33/70

Foto de: Repsol Media

2006. Dani Pedrosa

2006. Dani Pedrosa
34/70

Foto de: Repsol Media

2007. Dani Pedrosa, Repsol Honda Team

2007. Dani Pedrosa, Repsol Honda Team
35/70

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2007. Nicky Hayden

2007. Nicky Hayden
36/70

Foto de: Bob Heathcote

2008. Dani Pedrosa

2008. Dani Pedrosa
37/70

Foto de: Bridgestone Corporation

2008. Nicky Hayden

2008. Nicky Hayden
38/70

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

2008. Tadayuki Okada*

2008. Tadayuki Okada*
39/70

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Piloto sustituto

2009. Dani Pedrosa

2009. Dani Pedrosa
40/70

Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH

2009. Andrea Dovizioso

2009. Andrea Dovizioso
41/70

Foto de: Repsol Media

2010. Dani Pedrosa

2010. Dani Pedrosa
42/70

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

2010. Andrea Dovizioso

2010. Andrea Dovizioso
43/70

Foto de: Bridgestone Corporation

2011. Casey Stoner

2011. Casey Stoner
44/70

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

2011. Dani Pedrosa

2011. Dani Pedrosa
45/70

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

2011. Andrea Dovizioso

2011. Andrea Dovizioso
46/70

Foto de: Repsol Media

2011. Hiroshi Aoyama*

2011. Hiroshi Aoyama*
47/70

Foto de: Repsol Media

*Piloto sustituto

2012. Casey Stoner

2012. Casey Stoner
48/70

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

2012. Dani Pedrosa

2012. Dani Pedrosa
49/70

Foto de: Repsol Media

2012. Jonathan Rea*

2012. Jonathan Rea*
50/70

Foto de: Repsol Media

*Piloto sustituto

2013. Marc Márquez

2013. Marc Márquez
51/70

Foto de: Repsol Media

2013. Dani Pedrosa

2013. Dani Pedrosa
52/70

Foto de: Repsol Media

2014. Marc Márquez

2014. Marc Márquez
53/70

Foto de: Repsol Media

2014. Dani Pedrosa

2014. Dani Pedrosa
54/70

Foto de: Repsol Media

2015. Marc Márquez

2015. Marc Márquez
55/70

Foto de: Repsol Media

2015. Dani Pedrosa

2015. Dani Pedrosa
56/70

Foto de: Repsol Media

2015. Hiroshi Aoyama*

2015. Hiroshi Aoyama*
57/70

Foto de: Repsol Media

*Piloto sustituto

2016. Marc Márquez

2016. Marc Márquez
58/70

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2016. Dani Pedrosa

2016. Dani Pedrosa
59/70

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2016. Hiroshi Aoyama*

2016. Hiroshi Aoyama*
60/70

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

*Piloto sustituto

2016. Nicky Hayden*

2016. Nicky Hayden*
61/70

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

*Piloto sustituto

2017. Marc Márquez

2017. Marc Márquez
62/70

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2017. Dani Pedrosa

2017. Dani Pedrosa
63/70

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2018. Marc Márquez

2018. Marc Márquez
64/70

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2018. Dani Pedrosa

2018. Dani Pedrosa
65/70

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2019. Marc Márquez

2019. Marc Márquez
66/70

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2019. Jorge Lorenzo

2019. Jorge Lorenzo
67/70

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2019. Stefan Bradl*

2019. Stefan Bradl*
68/70

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

*Piloto sustituto

2020. Marc Márquez

2020. Marc Márquez
69/70

Foto de: Honda Racing

2020. Alex Márquez

2020. Alex Márquez
70/70

Foto de: Honda Racing

Próximo artigo
Stoner: saí porque "queridinho" da Honda não me queria por perto

Artigo anterior

Stoner: saí porque "queridinho" da Honda não me queria por perto

Próximo artigo

Com Hamilton e Rossi no Top 10, jornal espanhol elege os 100 maiores atletas do século XXI

Com Hamilton e Rossi no Top 10, jornal espanhol elege os 100 maiores atletas do século XXI
Carregar comentários