Recomendado para você

F1: Leclerc se livra de punição e explica confusão com Norris no pitlane de Singapura

F1: Leclerc se livra de punição e explica confusão com Norris no pitlane de Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Leclerc se livra de punição e explica confusão com Norris no pitlane de Singapura
F1 - Marko exalta "melhor sexta-feira dos últimos anos" em Singapura: "Verstappen está feliz com o carro"

F1 - Marko exalta "melhor sexta-feira dos últimos anos" em Singapura: "Verstappen está feliz com o carro"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Marko exalta "melhor sexta-feira dos últimos anos" em Singapura: "Verstappen está feliz com o carro"
MotoGP: KTM é a primeira marca a divulgar vídeo do novo motor 850cc de 2027

MotoGP: KTM é a primeira marca a divulgar vídeo do novo motor 850cc de 2027

MotoGP
MotoGP
MotoGP: KTM é a primeira marca a divulgar vídeo do novo motor 850cc de 2027
F1: Bortoleto "se sente bem" em Singapura, mas admite que "há muito trabalho pela frente"

F1: Bortoleto "se sente bem" em Singapura, mas admite que "há muito trabalho pela frente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Bortoleto "se sente bem" em Singapura, mas admite que "há muito trabalho pela frente"
VÍDEO F1: Russell e Lawson batem forte e interrompem 'caótico' segundo treino livre do GP de Singapura

VÍDEO F1: Russell e Lawson batem forte e interrompem 'caótico' segundo treino livre do GP de Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
VÍDEO F1: Russell e Lawson batem forte e interrompem 'caótico' segundo treino livre do GP de Singapura
VÍDEO F1: Leclerc vacila e bate em Norris no pitlane; piloto da Ferrari pode ser punido

VÍDEO F1: Leclerc vacila e bate em Norris no pitlane; piloto da Ferrari pode ser punido

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
VÍDEO F1: Leclerc vacila e bate em Norris no pitlane; piloto da Ferrari pode ser punido
F1: Piastri é o mais rápido do TL2 marcado por batidas e lambança de Leclerc

F1: Piastri é o mais rápido do TL2 marcado por batidas e lambança de Leclerc

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Piastri é o mais rápido do TL2 marcado por batidas e lambança de Leclerc
SEXTA-LIVRE AO VIVO: Acompanhe debate sobre treinos do GP de Singapura de F1

SEXTA-LIVRE AO VIVO: Acompanhe debate sobre treinos do GP de Singapura de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
SEXTA-LIVRE AO VIVO: Acompanhe debate sobre treinos do GP de Singapura de F1

MotoGP: VR46 confirma que Bagnaia testou GP24 de Morbidelli; chefe da Ducati se diz "surpreso" com declaração

Mas chefe da equipe de Valentino Rossi aponta diferenças entre a GP24 de Morbidelli e a moto que Pecco usou em Motegi

Francesco Bagnaia, Ducati Team

O chefe da VR46, Uccio Salucci, confirmou que Francesco Bagnaia guiou a Ducati GP24 de Franco Morbidelli durante o teste da MotoGP em Misano no mês passado, algo que deixou o chefe da marca italiana, Davide Tardozzi, "surpreso".

Leia também:

Após semanas de especulações não confirmadas pela Ducati ou pelo próprio Bagnaia, Salucci entrou em cena para esclarecer a situação e revelar o que a marca italiana estava tentando esconder. Em busca de uma solução para as dores de cabeça que o atormentavam há meses, causando-lhe falta de confiança na parte dianteira da moto, Pecco recorreu à moto de 2024 para entender a situação.

Foi confirmado que o italiano pegou emprestada a GP24 de Morbidelli, da VR46, durante o teste oficial em Misano, em 15 de setembro - algo que a Ducati não quis confirmar naquele momento. Nem mesmo depois que Bagnaia conseguiu uma recuperação milagrosa na etapa seguinte  em Motegi, onde fez sua primeira limpa da temporada, a Ducati revelou qual era a especificação da moto que ele estava pilotando.

"Explicar o que aconteceu é de pouca importância. O que realmente importa é que Pecco foi rápido, que conquistou a pole position, que venceu o sprint e também a corrida", disse o gerente geral da Ducati, Gigi Dall'Igna, ao Motorsport.com após a corrida de Motegi no domingo.

No entanto, o desejo de Dall'Igna de manter o assunto estritamente confidencial não impediu Uccio de revelar a transferência da moto de Morbidelli no teste de Misano.

"A Ducati nos pediu, então ajudamos Pecco um pouco. Ele experimentou nossa moto, a moto de Morbidelli, no teste de Misano. Mas depois de segunda-feira, a moto voltou para a nossa garagem. E depois disso eu não sei [qual moto ele está usando desde então]." Salucci disse durante a transmissão do TL1 antes do GP da Indonésia".

Francesco Bagnaia, Ducati Team

Francesco Bagnaia, Equipe Ducati

Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images

Embora tenha esperado até o teste de Misano, a Ducati poderia facilmente ter usado a moto do ano passado no início do ano. Os regulamentos exigem apenas que os pilotos usem a mesma especificação de motor durante toda a temporada. Isso significa que Bagnaia poderia ter usado a moto da especificação anterior, com o motor atual, sempre que ele ou a Ducati quisessem. 

De qualquer forma, o bicampeão da MotoGP terá que esperar até o final do GP da Indonésia para confirmar seu avanço, considerando que ele terminou o primeiro treino em Mandalika como o piloto mais lento da Ducati, em 17º lugar, mais de um segundo atrás do companheiro de equipe Marc Márquez, que terminou em quinto.

Durante o GP da Hungria de agosto, perguntaram a Bagnaia se ele estava pensando em voltar para a GP24 no teste de Misano para se livrar das dúvidas sobre a possibilidade de voltar a ser competitivo.

"Se eu pudesse voltar atrás, com minha experiência atual, eu obviamente escolheria correr com a GP24. Mas naquela época [na pré-temporada], eu não conseguia ver a diferença", disse ele na Hungria. "Tenho certeza absoluta de que a GP24 me pareceu melhor do que a GP25; não preciso provar isso. Não faz sentido testar a GP24 porque eu não poderia usá-la de qualquer maneira".

Davide Tardozzi ficou "surpreso" com declaração da VR46

Curiosamente, o chefe da Ducati, Davide Tardozzi, disse que ficou "surpreso" com os comentários de Uccio: "Temos a oportunidade de fazer várias mudanças, então usando peças que já foram usadas é normal. Fiquei muito surpreso com a declaração de Uccio".

"No momento, há algumas diferenças, mas o importante, como o motor e o chassi, é o mesmo. Todo piloto de fábrica tem a chance de testar todas as peças disponíveis para a moto. O piloto decide a mistura em busca de sua confiança. Pecco, Marc e Fabio di Giannantonio têm a oportunidade de escolher de uma variedade de peças que podem ir à moto, vai dele montar da melhor forma possível".

Pablo Nieto, chefe da VR46, em entrevista à DAZN, bancou a declaração de Uccio: "Um dia de testes é quando você tem mais tempo para experimentar. Somos uma família, então por que não ajudar Pecco".

"Mas há diferenças [entre a GP24 e a moto de Pecco]. O chassi, braço oscilante e eletrônica são diferentes. Obviamente a carenagem também é diferente, é mais visual. E mais coisas internas. Pode não parecer, mas há diferenças pequenas".

POR QUE TÍTULO de MÁRQUEZ é GIGANTE? Como fica Marc x ROSSI? Pecco VENCE... Papo com DIOGO MOREIRA!

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Aprilia mira retorno de Martín na Malásia, mas médico da MotoGP pede cautela

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros