Recomendado para você

MotoGP: Martín terá punição caso volte ao grid no GP de Valência; entenda

MotoGP: Martín terá punição caso volte ao grid no GP de Valência; entenda

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Martín terá punição caso volte ao grid no GP de Valência; entenda
F1: Confira as primeiras imagens de Pérez testando carro da Ferrari pela Cadillac em Ímola

F1: Confira as primeiras imagens de Pérez testando carro da Ferrari pela Cadillac em Ímola

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Confira as primeiras imagens de Pérez testando carro da Ferrari pela Cadillac em Ímola
Moreira: "Se eu ganhar o título da Moto2, será como um presente. Meu trabalho está feito"

Moreira: "Se eu ganhar o título da Moto2, será como um presente. Meu trabalho está feito"

Moto2
Moto2
Algarve
Moreira: "Se eu ganhar o título da Moto2, será como um presente. Meu trabalho está feito"
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP
MotoGP
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Stock Car
Stock Car
A Definir
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
A Definir
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

MotoGP: VR46 confirma que Bagnaia testou GP24 de Morbidelli; chefe da Ducati se diz "surpreso" com declaração

Mas chefe da equipe de Valentino Rossi aponta diferenças entre a GP24 de Morbidelli e a moto que Pecco usou em Motegi

Francesco Bagnaia, Ducati Team

O chefe da VR46, Uccio Salucci, confirmou que Francesco Bagnaia guiou a Ducati GP24 de Franco Morbidelli durante o teste da MotoGP em Misano no mês passado, algo que deixou o chefe da marca italiana, Davide Tardozzi, "surpreso".

Leia também:

Após semanas de especulações não confirmadas pela Ducati ou pelo próprio Bagnaia, Salucci entrou em cena para esclarecer a situação e revelar o que a marca italiana estava tentando esconder. Em busca de uma solução para as dores de cabeça que o atormentavam há meses, causando-lhe falta de confiança na parte dianteira da moto, Pecco recorreu à moto de 2024 para entender a situação.

Foi confirmado que o italiano pegou emprestada a GP24 de Morbidelli, da VR46, durante o teste oficial em Misano, em 15 de setembro - algo que a Ducati não quis confirmar naquele momento. Nem mesmo depois que Bagnaia conseguiu uma recuperação milagrosa na etapa seguinte  em Motegi, onde fez sua primeira limpa da temporada, a Ducati revelou qual era a especificação da moto que ele estava pilotando.

"Explicar o que aconteceu é de pouca importância. O que realmente importa é que Pecco foi rápido, que conquistou a pole position, que venceu o sprint e também a corrida", disse o gerente geral da Ducati, Gigi Dall'Igna, ao Motorsport.com após a corrida de Motegi no domingo.

No entanto, o desejo de Dall'Igna de manter o assunto estritamente confidencial não impediu Uccio de revelar a transferência da moto de Morbidelli no teste de Misano.

"A Ducati nos pediu, então ajudamos Pecco um pouco. Ele experimentou nossa moto, a moto de Morbidelli, no teste de Misano. Mas depois de segunda-feira, a moto voltou para a nossa garagem. E depois disso eu não sei [qual moto ele está usando desde então]." Salucci disse durante a transmissão do TL1 antes do GP da Indonésia".

Francesco Bagnaia, Ducati Team

Francesco Bagnaia, Equipe Ducati

Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images

Embora tenha esperado até o teste de Misano, a Ducati poderia facilmente ter usado a moto do ano passado no início do ano. Os regulamentos exigem apenas que os pilotos usem a mesma especificação de motor durante toda a temporada. Isso significa que Bagnaia poderia ter usado a moto da especificação anterior, com o motor atual, sempre que ele ou a Ducati quisessem. 

De qualquer forma, o bicampeão da MotoGP terá que esperar até o final do GP da Indonésia para confirmar seu avanço, considerando que ele terminou o primeiro treino em Mandalika como o piloto mais lento da Ducati, em 17º lugar, mais de um segundo atrás do companheiro de equipe Marc Márquez, que terminou em quinto.

Durante o GP da Hungria de agosto, perguntaram a Bagnaia se ele estava pensando em voltar para a GP24 no teste de Misano para se livrar das dúvidas sobre a possibilidade de voltar a ser competitivo.

"Se eu pudesse voltar atrás, com minha experiência atual, eu obviamente escolheria correr com a GP24. Mas naquela época [na pré-temporada], eu não conseguia ver a diferença", disse ele na Hungria. "Tenho certeza absoluta de que a GP24 me pareceu melhor do que a GP25; não preciso provar isso. Não faz sentido testar a GP24 porque eu não poderia usá-la de qualquer maneira".

Davide Tardozzi ficou "surpreso" com declaração da VR46

Curiosamente, o chefe da Ducati, Davide Tardozzi, disse que ficou "surpreso" com os comentários de Uccio: "Temos a oportunidade de fazer várias mudanças, então usando peças que já foram usadas é normal. Fiquei muito surpreso com a declaração de Uccio".

"No momento, há algumas diferenças, mas o importante, como o motor e o chassi, é o mesmo. Todo piloto de fábrica tem a chance de testar todas as peças disponíveis para a moto. O piloto decide a mistura em busca de sua confiança. Pecco, Marc e Fabio di Giannantonio têm a oportunidade de escolher de uma variedade de peças que podem ir à moto, vai dele montar da melhor forma possível".

Pablo Nieto, chefe da VR46, em entrevista à DAZN, bancou a declaração de Uccio: "Um dia de testes é quando você tem mais tempo para experimentar. Somos uma família, então por que não ajudar Pecco".

"Mas há diferenças [entre a GP24 e a moto de Pecco]. O chassi, braço oscilante e eletrônica são diferentes. Obviamente a carenagem também é diferente, é mais visual. E mais coisas internas. Pode não parecer, mas há diferenças pequenas".

POR QUE TÍTULO de MÁRQUEZ é GIGANTE? Como fica Marc x ROSSI? Pecco VENCE... Papo com DIOGO MOREIRA!

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Aprilia mira retorno de Martín na Malásia, mas médico da MotoGP pede cautela
Próximo artigo MotoGP: KTM é a primeira marca a divulgar vídeo do novo motor 850cc de 2027

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros