Relato da corrida

Por 0s019, Lorenzo bate Márquez; Rossi abandona

Em disputa emocionante na última volta, Jorge Lorenzo superou Marc Márquez para vencer GP da Itália; com problema no motor, Valentino Rossi abandona e decepciona torcida italiana em Mugello

Podium: race winner Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing, second place Marc Marquez, Repsol Honda Team, third place Andrea Iannone, Ducati Team

Jorge Lorenzo sofreu, mas venceu de maneira espetacular o GP da Itália, realizado neste domingo (22). O espanhol, que teve de suportar os ataques de Valentino Rossi até o abandono do italiano, foi obrigado a lidar com Marc Márquez no final da prova.

A disputa seguiu apertada até a última volta, quando a dupla espanhola trocou de posição em uma disputa antológica até a reta de chegada, quando Lorenzo ultrapassou Márquez e venceu por míseros 0s019. Andrea Iannone venceu o duelo com Dani Pedrosa e completou o pódio.

Com o resultado, Lorenzo permanece na liderança do campeonato, com dez pontos de vantagem sobre Márquez (115 a 105). O grande derrotado do dia é, sem dúvida, Rossi, que permanece com 78 pontos, a distantes 37 do companheiro de equipe.

A corrida

Com o procedimento de largada atrasado em cinco minutos devido aos problemas com a barreira de segurança na curva 14 durante a Moto2, a MotoGP começou com Lorenzo saltando de quinto para primeiro em uma largada impressionante. Outro que largou bem foi Aleix Espargaró, que pulou de sexto para terceiro. Quem largou mal foi Maverick Viñales, que caiu para 11º.

Rossi tentou retomar a liderança no final da reta, mas deixou para frear tarde demais e levou o ‘x’ do espanhol. Enquanto isso, Yonny Hernandez foi punido com um Ride Through por queimar a largada. Quem vinha bem também era Andrea Dovizioso, que largou apenas em 13º e ocupava o quinto lugar.

Na frente, Rossi seguia pressionando Lorenzo de todas as formas e parecia mais veloz do que o companheiro de equipe. Com isso, Marc Márquez se aproximava da dupla da Yamaha, não o suficiente para brigar por posição, entretanto.

Rossi seguia pressionando Lorenzo, especialmente no miolo do circuito de Mugello, mas não conseguia superar o espanhol na freada para a curva 1. A quinze voltas do fim, o motor da moto do italiano foi para o espaço, para a decepção dos italianos que eram maioria entre os 100 mil presentes em Mugello. Praticamente ao mesmo tempo, Scott Redding recolheu e abandonou.

Um pouco mais atrás, Iannone também se recuperava da largada ruim e aparecia em quarto, com Dani Pedrosa em quinto e Viñales em sexto. Enquanto isso, Márquez se aproximava perigosamente de Lorenzo na briga pela liderança – a diferença estava em 0s3 a 11 voltas do fim.

Outra disputa que se avizinhava era a batalha interna na Ducati, com Iannone reduzindo a desvantagem em relação a Dovizioso volta a volta e a oito giros do fim a diferença praticamente já não existia.

Na volta seguinte, o futuro piloto da Suzuki superou o companheiro de equipe, mas levou o troco um giro depois. Com a briga, Pedrosa se aproximou para brigar pelo pódio. Com muita sede ao pote, Dovizioso errou na freada para a curva 1 e caiu para quinto a cinco voltas do final.

Na briga pela vitória, Márquez tentou ultrapassar Lorenzo na saída da curva 9, mas perdeu o ponto da freada e foi superado novamente pelo piloto da Yamaha. Enquanto isso, Pedrosa, executou uma bela manobra sobre Iannone para subir para terceiro. A duas voltas do final, Márquez tentou mais uma vez na freada para a curva 1, mas atrasou o ponto demais e Lorenzo conseguiu se manter à frente.

Na última volta, no segundo ‘S’, Márquez deu o bote na hora certa e, preciso, assumiu a liderança. Nas curvas seguintes, um duelo espetacular entre os espanhóis e a definição se deu apenas na linha de chegada, com Lorenzo vencendo por míseros 0s019.

Iannone superou Pedrosa novamente para completar o pódio, com o espanhol terminando em quarto e Dovizioso em quinto. A largada ruim custou caro a Viñales, que teve de se conformar com o sexto lugar.

Confira o resultado do GP da Itália:

Pos. Pontos Num. Piloto Equipe Moto Tempo/Dif.
1 25 99 Jorge LORENZO Movistar Yamaha MotoGP Yamaha 41'36.535
2 20 93 Marc MARQUEZ Repsol Honda Team Honda +0.019
3 16 29 Andrea IANNONE Ducati Team Ducati 4.742
4 13 26 Dani PEDROSA Repsol Honda Team Honda 4.910
5 11 4 Andrea DOVIZIOSO Ducati Team Ducati 6.256
6 10 25 Maverick VIÑALES Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 8.670
7 9 38 Bradley SMITH Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 13.340
8 8 9 Danilo PETRUCCI OCTO Pramac Yakhnich Ducati 14.598
9 7 41 Aleix ESPARGARO Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 18.643
10 6 51 Michele PIRRO Ducati Team Ducati 22.298
11 5 35 Cal CRUTCHLOW LCR Honda Honda 27.936
12 4 8 Hector BARBERA Avintia Racing Ducati 35.712
13 3 50 Eugene LAVERTY Aspar Team MotoGP Ducati 38.032
14 2 6 Stefan BRADL Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 40.094
15 1 44 Pol ESPARGARO Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 59.811
16   68 Yonny HERNANDEZ Aspar Team MotoGP Ducati +1'04.397
Abandonou   46 Valentino ROSSI Movistar Yamaha MotoGP Yamaha 15 voltas
Abandonou   45 Scott REDDING OCTO Pramac Yakhnich Ducati 15 voltas
Abandonou   43 Jack MILLER Estrella Galicia 0,0 Marc VDS Honda 0 voltas
Abandonou   19 Alvaro BAUTISTA Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 0 voltas
Abandonou   76 Loris BAZ Avintia Racing Ducati 0 voltas
In this article
Gabriel Carvalho
MotoGP
Jorge Lorenzo
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Rossi: "Márquez e Lorenzo não deveriam falar de complô"
Próximo artigo Lorenzo: "ao sair da última curva, pensei que perderia"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros