Recomendado para você

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões
Últimas notícias

Tutor de jovens, Barros espera ter piloto na Moto3 em quatro anos

Dono de sete vitórias na MotoGP, Alexandre busca “piloto completo” para lutar por títulos mundiais

Barros e pilotos
Barros e pilotos
Pódio: vencedor Alex Barros celebra
Alex Barros

Desde que Eric Granado não teve seu contrato renovado na Moto3 ao fim do ano passado pela equipe Laglisse, o Brasil voltou a não ter mais representantes no mundial de motovelocidade. O piloto paulista recuou para o campeonato europeu de Moto2, e luta para voltar nos próximos anos à MotoGP.

Paralelamente, para levar mais pilotos ao mundial, Alexandre Barros se juntou à Estrella Galícia e à Honda no ano passado em um programa para dar uma melhor assistência aos jovens pilotos do Brasil. As marcas junto à equipe Monlau, do ex-campeão mundial de 125cc Emílio Alzamora, foram as responsáveis por revelar grandes nomes da MotoGP nos últimos anos, como Marc Maquez, Alex Marquez, Alex Rins, Miguel Oliveira, Fabio Quartararo, entre outros.

Com esta base e o possível caminho a ser trilhado, Alexandre crê que um brasileiro possa chegar ao mundial pelo programa em no máximo quatro anos.

“Meu desejo é formar um piloto completo”, iniciou Barros ao Motorsport.com.

“Temos um projeto em que estamos trabalhando os brasileiros, vários garotos. Começamos isso no ano passado, está engatinhando ainda. Estamos fazendo isso junto com a Estrella Galícia e a Honda. Isso depende de uma série de coisas, mas eu espero que a gente possa ter em quatro anos um piloto chegando na Moto3. Em quatro ou cinco anos no mundial, se Deus quiser.”

Mas estar no mundial por estar não é a intenção de Barros. “O que eu quero é colocar um piloto competitivo na categoria, essa é minha intenção”, ressalta.

“Um piloto completo. Tem muitas coisas que envolvem um piloto, tem muito por trás. Não é só saber andar de moto. Temos outros requisitos também importantes.”

“Estou falando do extra pista. Comportamento, saber vencer as adversidades que acontecem, ter conhecimento técnico, saber se adaptar às circunstâncias das corridas, ser inteligente para saber arriscar nos momentos oportunos e não nos desnecessários. Claro, saber acertar a moto também é importante.”

“Mas ser bom não é só andar de moto”, finalizou.

Artigo anterior Para pilotos, melhora nas motos tem causado problemas físicos
Próximo artigo Moto3: Danny Kent comanda início da ação na Holanda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros