MotoGP GP da Áustria

VÍDEO: Acosta sofre duas quedas e causa bandeira vermelha no TL1 do GP da Áustria de MotoGP

Jovem talento corre pela primeira vez na casa da KTM como piloto da categoria-rainha

Pedro Acosta, Red Bull GASGAS Tech3 crash

Correndo pela primeira vez na casa da KTM, o jovem Pedro Acosta não teve um bom início de fim de semana no GP da Áustria de MotoGP. O piloto da Tech3 sofreu duas quedas durante o primeiro treino livre, inclusive uma mais forte que causou bandeira vermelha.

Em seu primeiro ano na categoria, Acosta tornou-se a nova referência da KTM e, apesar de sua inexperiência, assumiu as rédeas de um líder. Durante o último GP da Grã-Bretanha, o espanhol explicou que não havia chegado ao Q2 devido à falta de comunicação entre os pilotos da marca laranja quando se tratava de testar os compostos dianteiros, e que isso "tem que mudar".

Leia também:

Nesta sexta-feira, no TL1 do GP da Áustria, uma corrida importante para a marca da casa, os pilotos da KTM e da GasGas Tech3 usaram os três compostos dianteiros disponíveis, macio, médio e duro, para que todos eles, acompanhados por Pol Espargaró como wildcard, tivessem as informações necessárias e não passassem como em Silverstone .

Porém, ele não teve o melhor dos treinos. Durante a sessão, Acosta possivelmente sentiu a pressão ou a ansiedade de seu status e, a 15 minutos do final, sofreu uma queda de alta velocidade da pista, o que o levou a atingir a barreira e a bater lateralmente nos pneus, embora tenha permanecido na moto sem bater.

 

Não foi assim. Faltando apenas sete minutos para a bandeirada do TL1, o piloto da GasGas foi ao chão na curva 2b, a segunda curva da chicane, uma muito lenta para a esquerda, o que permitiu que ele levantasse a moto e se recuperasse.

Todos pensaram que Acosta tinha ido para os boxes, mas não, o espanhol ainda estava na pista e dois minutos depois sofreu um acidente na curva 4, quase uma reta, um ponto muito rápido, tanto que a moto saiu de muitos metros, meio destruída e soltando muito 'detrito' na pista, o que forçou uma bandeira vermelha a 03min34s para o final da sessão.

A situação foi, no mínimo, estranha, pois depois da primeira queda e da longa caminhada pela pista, o espanhol, em vez de voltar para o box, voltou direto para a pista e sofreu a forte queda.

 

A parte de trás do macacão de Acosta foi destruída, embora tenha resistido e protegido a integridade do piloto. "Está tudo bem", disse Pedro à Motorsport, que estará pronto para começar o FP2 e garantir a tão esperada passagem direta para o Q2, que é seu principal objetivo. Espero que um pouco mais calmo e correndo apenas os riscos necessários.

Veja o acidente por outro ângulo:

 

O espanhol revelou que não conseguiu colocar os pneus na temperatura ideal, levando aos problemas com a dianteira da moto na frenagem.

"Comecemos com a primeira queda. Caí porque o pneu estava meio frio, porque eu freei um pouco para deixar Pol [Espargaró] passar. [O pneu] estava meio verde do lado esquerdo, porque não temos muitas curvas. [Depois disso] passei três minutos andando e disse 'vamos lá, para duas voltas'. Minha ideia era de aquecer de novo o pneu. Mas não estava esperando a mesma temperatura do pneu".

Acosta revelou que sofreu um problema incomum com seus pneus Michelin: uma grande diferença entre a temperatura registrada pelos sensores internos e na superfície.

"O lado interno estava quente, mas a superfície está fria - mais na esquerda do que na direita. Eu não esperava que o centro estivesse frio assim, porque quando você está na reta, já está superaquecendo o centro. O problema de hoje foi estranho. Não é normal ter o lado de dentro quente e o de fora frio".

Rossi DETONA escolha por Márquez: Ducati vai PAGAR CARO? Pramac encaminha contratação | ARENA CROSS

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

PÓDIO CAST analisa declaração polêmica de Rossi sobre Márquez e Ducati

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Morbidelli é confirmado na VR46 para 2025
Próximo artigo MotoGP: Bagnaia bate recorde e termina sexta como mais rápido do GP da Áustria, à frente de Morbidelli e Martín

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil