Como a F1 poderia aprender com a NASCAR sobre ordens de equipe

Episódios como visto no GP da Rússia são raros na maior categoria do automobilismo americano

Sebastian Vettel, Ferrari SF90, leads Charles Leclerc, Ferrari SF90

Um dos temas mais controversos dentro do automobilismo, especialmente na F1, é o jogo de equipe. Nada mais irritante para um fã ver seu piloto favorito ter que obedecer uma ordem vinda dos boxes, para deixar seu companheiro/rival ultrapassá-lo para o 'bem do time' ou por conta de algum acordo prévio.

Na F1, o último capítulo foi justamente no GP da Rússia, quando Sebastian Vettel se recusou a devolver a posição a Charles Leclerc, como parte do plano de manter Lewis Hamilton afastado. Mesmo tendo abandonado a corrida, as consequências e críticas ao alemão sobraram.

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No mesmo dia, nos Estados Unidos, Chase Elliott vencia a etapa de Charlotte na NASCAR Cup Series, em prova válida pela terceira etapa dentro da fase de playoffs, quando quatro pilotos acabaram eliminados do mata-mata da categoria. O segundo colocado foi Alex Bowman, seu companheiro de equipe na Hendrick Motorsports, que estava na corda bamba para a classificação. Ele dependia de um mau resultado de seu concorrente direto na tabela, Ryan Newman, que foi o 32º colocado, mas que se conseguisse algumas posições à frente, Bowman teria que obrigatoriamente vencer a prova. Em nenhum momento se pensou que Elliott cederia a vitória, que não mudaria sua situação, e que daria uma ajuda definitiva a Bowman.

Por que não rolou ordem?

Isso se explica muito pela estrutura organizacional das equipes da NASCAR. Mesmo com quatro carros no grid, o caso da Hendrick, cada um deles possui uma estrutura mais independente, se compararmos com a da F1. Seria como se Toto Wolff fosse ligado apenas a Lewis Hamilton e algum outro membro da Mercedes fizesse o mesmo por Valtteri Bottas.

E isso se reflete principalmente nos patrocínios dos carros. Muito raramente uma mesma equipe ostenta as mesmas marcas em mais de um carro. Com anúncios individualizados, temos também interesses individualizados, logo, quem abrir mão de uma vitória ‘pelo time’, terá que se explicar muito bem aos seus patrocinadores, que ficariam sem bons minutos de exposição no victory lane, e sem o retorno de dezenas de milhões de dólares.

Mas também a história mostra algumas exceções, que não pegaram nada bem para a categoria.

Richmondgate

Em 2013, a NASCAR viu uma das páginas mais lamentáveis de sua história, durante a etapa de Richmond, que definia os 12 classificados para o “Chase”, nome anterior dos playoffs. Para beneficiar Martin Truex Jr., companheiro de equipe da Michael Waltrip Racing (MWR), Clint Bowyer, rodou propositalmente, quando restavam apenas 10 voltas para o final. Durante a semana seguinte, a NASCAR examinou os áudios de rádio entre pilotos e equipes e decidiu que, mesmo sem ter participado, Truex estaria fora da fase final e que Ryan Newman e Jeff Gordon passariam, fazendo com que 13 pilotos participassem do Chase, e não 12.

Desde então, ficou definido que na NASCAR todos os pilotos teriam sempre que dar 100% de si para conseguir o melhor resultado possível e que qualquer indício do contrário, punições pesadas entrariam em cena.

A NAPA, companhia de autopeças que injetava US$ 16 milhões na MRW, especialmente no carro #56 de Truex, acabou com a parceria, contribuindo para o encerramento das atividades logo depois. Dando ponto final de maneira amarga a um tipo de jogo de equipe desastroso, que marcou também a carreira dos pilotos.

Ensinamentos para outros esportes

Mesmo com culturas completamente diferentes, exemplos vividos em outras categorias do automobilismo mundial podem ajudar a suprir defeitos no presente, visando um futuro melhor. A Liberty, dona dos direitos comerciais da F1, que é de origem norte-americana, tem bons cases no quintal de casa e que podem ser empregados na categoria de monopostos, incrementando ainda mais o pacote de regras esportivas e técnicas do tão aguardado campeonato de 2021.

A rigidez nas regras que tratam da igualdade das pinturas de carros da mesma equipe poderiam ser amenizadas. Isso poderia ajudar nas finanças dos times e, quem sabe, inibir jogos que prejudicam a credibilidade do esporte, de acordo com os interesses dos patrocinadores envolvidos.

Podcast #012 - A Ferrari tem que escolher entre Vettel e Leclerc?

Após o GP da Rússia de Fórmula 1, jornalistas do Motorsport.com Brasil discutem a polêmica situação da escuderia italiana, confira:

 

 

Ferrari completa 90 anos e passa por jejum

A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:

Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
1950: Ferrari 125
Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead
1950-1951: Ferrari 375
Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi
1952-1953: Ferrari 500
Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon
1954-1955: Ferrari 625
Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips
1957: Lancia-Ferrari 801
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips
1958-1960: Ferrari 246
Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips
1960: Ferrari 246P
Piloto: Ritchie Ginther
1961-1962: Ferrari 156
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips
1963: Ferrari 156/63
Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1964-1965: Ferrari 158
Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella
1964-1965: Ferrari 1512
Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1966: Ferrari 246/66
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti
1966-1967: Ferrari 312
Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1967-1968: Ferrari 312/67
Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams
1968-1969: Ferrari 312/68
Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez
1969: Ferrari 312/69
Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez
1969-1971: Ferrari 312B
Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni
1971-1973: Ferrari 312B/2
Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni
1973: Ferrari 312B3-73
Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1975-1976: Ferrari 312T
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1976-1978: Ferrari 312T2
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve
1978-1979: Ferrari 312T3
Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1979: Ferrari 312T4
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1980: Ferrari 312T5
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1981: Ferrari 126CK
Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve
1982: Ferrari 126C2
Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve
1983: Ferrari 126C2B
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1983: Ferrari 126C3
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1984: Ferrari 126C4
Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux
1985: Ferrari 156/85
Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson
1986: Ferrari 156/85
Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson
1987: Ferrari F1-87
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1988: Ferrari F1-87/88C
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1989: Ferrari 640
Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell
1990: Ferrari 641
Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost
1991: Ferrari 642
Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost
1991: Ferrari 643
Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost
1992: Ferrari F92A
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini
1992: Ferrari F92AT
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli
1993: Ferrari F93A
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1994: Ferrari 412T1
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini
1994: Ferrari 412T1B
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1995: Ferrari 412T2
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1996: Ferrari F310
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1997: Ferrari F310B
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1998: Ferrari F300
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1999: Ferrari F399
Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher
2000: Ferrari F1-2000
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2001-2002: Ferrari F2001
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2002-2003: Ferrari F2002
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2003: Ferrari F2003-GA
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2004: Ferrari F2004
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2005: Ferrari F2005
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2006: Ferrari 248F1
Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher
2007: Ferrari F2007
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2008: Ferrari F2008
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2009: Ferrari F60
Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2010: Ferrari F10
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2011: Ferrari F150
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2012: Ferrari F2012
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2013: Ferrari F138
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2014: Ferrari F14 T
Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen
2015: Ferrari SF-15T
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2016: Ferrari SF16-H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2017: Ferrari SF70H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2018: Ferrari SF71H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2019: Ferrari SF90
Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel
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