Porsche Cup Interlagos - Sprint

Feldmann e Leite vencem provas de domingo da Porsche Cup em Interlagos

Margem da vitória na Carrera Cup é 0s1 e na Sprint Challenge é de 0s090

Sadak Leite e Cristian Mohr

O campeonato 2023 da Porsche Cup C6 Bank Mastercard encerrou sua primeira etapa em alto estilo, diante de aproximadamente 12 mil espectadores em Interlagos. As corridas da Carrera Cup e da Sprint Challenge foram bastante movimentadas, com ferrenhas disputas até o final.

Na classe dos carros da geração 992, a vitória ficou com Alceu Feldmann por 0.100s. Na divisão dos carros 991.2, Sadak Leite venceu pela primeira vez na carreira, com margem de 0.090s.

Leia também:

Com os três primeiros colocados da corrida da Carrera Cup separados por apenas 0.447s em Interlagos, Alceu Feldmann venceu em Interlagos. Ele recebeu a bandeirada à frente de Miguel Paludo. Vencedor na véspera, Nicolas Costa terminou em terceiro e sustenta a liderança do campeonato.

A classe Sport teve também disputas do início ao fim, com o pole Georgios Frangulis e Lucas Salles duelando desde a primeira fila até a última volta. Desta vez quem levou a melhor foi o competidor do #88, que venceu na Sport e ficou com a liderança na classe. Esta foi sua primeira vitória na divisão em uma corrida do campeonato de sprint.

Já pela Rookie, Edu Guedes repetiu o triunfo da véspera e abriu mais vantagem no topo da tabela de pontos.

A corrida da Sprint Challenge foi igualmente concorrida, em todos os pelotões. Sadak Leite, que no ano passado estreou no automobilismo no campeonato de Endurance, liderou com autoridade, de ponta a ponta.

Ele sustentou forte assédio de Cristian Mohr no final, para vencer em seu fim de semana de estreia no campeonato de sprint, levantando também a vitória na classe Sport. Com dois segundos lugares em dois dias, o líder do campeonato da Challenge é Cristian Mohr.

A prova teve grandes disputas dentro do top 5, entre Urubatan Junior e Antonella Bassani, que terminaram em terceiro e quarto. E contou com uma memorável jornada de recuperação de Marcelo Tomasoni.

Tocado na primeira curva, ele caiu para o fim do pelotão e soube aproveitar todo tempo de bandeira verde para fazer as ultrapassagens necessárias e obter o quinto lugar, subindo novamente no pódio.

Já pela classe Challenge Rookie, novamente a vitória ficou com Célio Brasil.

A abertura da temporada contou ainda com a novidade da categoria Sprint Trophy. A divisão se apresenta como uma categoria escola e corre cinco etapas em 2023 com os carros da geração 991.1. A prova inaugural contou com nove competidores em Interlagos e foi vencida por Eduardo Taurisiano.

A próxima etapa da Porsche Cup C6 Bank Mastercard acontece nos dias 15 e 16 de abril no Velocitta.

Como foram as corridas:

Carrera Cup

Com a inversão das sete primeiras posições da corrida 1 para a formação do grid da segunda prova, a pole-position coube ao #88, de Gerorgios Frangulis.

Ele tomou uma linha intermediária na entrada do S do Senna. Lucas Salles freou depois por fora e assumiu a liderança. Alceu Feldmann tentou atacar por dentro e Werner Neugebauer veio agressivo também.

Faltou espaço para todos na seguda perna do S. Werner levou a pior, ficando atravessado na pista com o carro #8 na contramão. Salles saiu com a liderança, com Feldmann em segundo e Marçal Muller em terceiro. Frangulis fechou a primeira volta em quarto. Em 11º, Paulo Sousa liderava na classe Rookie.

Na quarta volta foi acionado o safety car para o resgate de carros acidentados no fim da reta.

Salles liderava no geral e na classe Sport, seguido por Feldmann, Muller, Paludo e Frangulis. Paulo Sousa sustentava a dianteira na Rookie.

Na relargada, Feldmann assumiu a liderança e Marçal avançou para segundo lugar. Paludo também passou Salles. E Nicolas Costa entrou no top 5 ao superar Frangulis.

Paludo passou Marçal com estilo na volta 8, enquanto Costa passou Salles.

O carro de segurança novamente foi acionado, outra vez para resgate de carros acidentados na área de escapa no fim da reta. Àquela altura, a liderança na Rookie era de Edu Guedes, em 13º no geral, favorecido pelo abandono de Paulo Sousa.

Na relargada Paludo pressionou Feldmann, que defendeu sua linha com habilidade. Marçal enxergou uma oportunidade e emparelhou com Paludo na tomada do S do Senna, mas ficou sem a melhor linha para o contorno da segunda perna e acabou rodando. Retornou no fim do pelotão.

Nas duas voltas seguintes, Frangulis emparelhou com Salles no mesmo trecho, mas o #70 segurou o quarto lugar no geral e liderança na Sport em ambas investidas.

A disputa favoreceu a chegada de Rodrigo Mello na disputa. Na volta 14, Mello mergulhou por dentro de Frangulis no fim da reta e atingiu o carro de Salles, que saiu rodando. Frangulis evitou o entrevero e assumiu a liderança na Sport com o quarto lugar.

Paludo investiu contra Feldmann até o final, mas o dia era do piloto do carro patrocinado pela TAG Heuer, que recebeu a bandeirada por 0.1s. Em terceiro e 0.447s atrás do vencedor, Costa sustentou a liderança no campeonato. Frangulis e Nelson Marcondes completaram o pódio, com o #88 vencendo na classe Sport. Em 11º, Edu Guedes repetiu o triunfo da véspera.

“Feliz demais", disse Feldmann. "Gostaria mais uma vez de agradecer meu pé quente, meu pai que está em casa torcendo muito. Deus vem nos abençoar para começar o ano desse jeito. É muito mais que eu podia imaginar".

Sprint Challenge

Como na largada da Carrera Cup, o pole Josimar Junior acabou no meio de um 3-wide na tomada da primeira curva. Antonella Bassani atacou por fora e inicialmente sustentou a segunda posição. Mas o nome do início da corrida foi de Sadak Leite, saltando de terceiro para a liderança por dentro. Antonio Junqueira seguiu a linha e consegui avançar para a vice-liderança a seguir.

O safety car logo foi acionado para resgate de carros acidentados na primeira volta, com o top 5 mostrando: Sadak, Junqueira, Antonella, Urubatan Jr e Cristian Mohr. Sadak era o líder também na Sport, com Israel Salmen liderando na Rookie em 12º no geral.

A tutela do carro de segurança se estendeu até a abertura da volta 4, com pouco mais de 15 minutos de prova restando na contagem regressiva.

Sadak sustentou a liderança, pressionado por Junqueira. Mohr atacou Urubatan na reta Oposta, também sem sucesso.

Na abertura da volta 6, Junqueira retardou a freada no fim da reta, mas não conseguiu assumir a liderança. Ele ficou sem a melhor linha no S do Senna, permitindo que Antonella emparelhasse na reta Oposta. Mas não houve troca de posições.

No giro seguinte Mohr conseguiu passar Urubatan e logo emparelhou com Antonella. Mas a adolescente defendeu bem sua linha e segurou o terceiro lugar.

A dez minutos da bandeirada, o pelotão vinha compacto com os oito primeiros separados por 2s. Então faltou pista para Gustavo Zanon e Josimar Junior, que espalharam no fim da reta após contato entre seus carros.

Mohr passou Antonella no S do Senna e Junqueira na subida do Café. Então o safety car foi novamente acionado. Mohr devolveu a posição a Junqueira antes da relargada. E logo recuperou na primeira freada após a relargada. Antonella também tentou passar Junqueira no fim da reta Oposta, mas espalhou a tomada da curva do Lago, o que favoreceu mergulho de Urubatan Jr para ser quarto.

Na volta 12, Mohr atacou Sadak, que defendeu a liderança com astúcia. Urubatan atacou Junqueira e acabou espalhando a trajetória na tomada de uma curva. Antonella aproveitou para retomar a quarta posição. Ela então tracionou bem no Café e atacou por dentro. Passou Junqueira, mas Urubatan foi o maior beneficiado pelo lance, ao mergulhar por dentro e ganhando duas posições de uma só vez, ao avançar de quinto para terceiro.

Em grande recuperação depois do incidente na primeira curva, Tomasoni também achou uma linha de ataque para passar Junqueira, entrando no top 5.

Até a bandeirada final, Sadak Leite defendeu os insistentes ataques de Mohr com habilidade. Levantando também a vitória na classe Sport, ele venceu com margem de 0.090. Urubatan Junior fez um respeitável terceiro lugar, com Bassani em quarto e Tomasoni em quinto. Em 12º, Célio Brasil repetiu a vitória da véspera.

"Comecei quinta e sexta-feira treinando e consegui melhorar 3s do meu tempo, uma evolução enorme", disse Leite. "Sábado consegui o P1 da Sport e perdi o P1 da geral por rodar na volta rápida. Na corrida de ontem rodei sozinho, perdi posições e pontos importantes".

"Hoje com o grid invertido foi muito bom, me concentrei muito e cuidei dos meus próprios erros, pois a pressão era enorme. Fiz o meu trabalho e me concentrei em ser rápido e sabia que seria muito difícil de ser ultrapassado pela proximidade dos carros e dos tempos".

Resultados do domingo

Carrera Cup1. #1 Alceu Feldmann 27:21.9222. #7 Miguel Paludo +0.1003. #999 Nicolas Costa +0.4474. #88 Georgios Frangulis* +7.6155. #199 Nelson Marcondes* +9.9476. #555 Ayman Darwich* +10.0197. #800 Raijan Mascarello* +10.6898. #87 Nelson Monteiro* +12.2589. #56 Peter Ferter* +16.06010. #85 Eduardo Menossi* +17.56011. #9 Edu Guedes** +18.16512. #121 João Barbosa** +19.12413. #44 Gustavo Farah** +19.94114. #74 Piero Cifali** +21.23515. #70 Lucas Salles* +1:08.39416. #29 Rodrigo Mello -1 volta17. #77 Francisco Horta* -1 voltaDNF#544 Marçal Muller#33 Bruno Campos**#888 Lineu Pires*#99 Nasser Aboultaif**#25 Paulo Sousa**#17 Ricardo Fontanari*#3 Franco Giaffone*#80 Rouman Ziemkiewicz*#8 Werner Neugebauer*Sport**Rookie

Sprint Challenge

1. #66 Sadak Leite* 26:59.4032. #3 Cristian Mohr +0.0903. #1 Urubatan Junior +4.9354. #72 Antonella Bassani +5.3325. #5 Marcelo Tomasoni +5.6036. #16 Antonio Junqueira* +9.1317. #21 Miguel Mariotti +9.2398. #71 SangHo Kim* +9.4599. #100 Seba Malucelli* +9.63310. #57 Ramon Alcaraz* +10.21111.#14 Andre Gaidzinksi* +11.31012. #139 Célio Brasil** +11.58513. #133 Israel Salmen** +14.27514. #002 Junior Dinardi* +15.12715. #7 Luiz Souza** +26.47216. #51 Americo Lanzoni +39.67317. #38 Eric Santos** +40.335DNF#77 Josimar Junior#15 Artur Ramos*#19 Walter Lester*DQ#33 Gustavo Zanon**Sport*Rookie

Confira a classificação dos campeonatos após a etapa de Interlagos:

Carrera Cup1. #999 Nicolas Costa 48 pontos2. #7 Miguel Paludo 453. #1 Alceu Feldmann 444. #88 Georgios Frangulis 345. #199 Nelson Marcondes 296. #555 Ayman Darwich 267. #544 Marçal Muller 258. #800 Raijan Mascarello 249. #70 Lucas Salles 2210. #8 Werner Neugebauer 2111. #29 Rodrigo Mello 1912. #9 Edu Guedes 1813. #87 Nelson Monteiro 1814. #121 João Barbosa 1515. #888 Lineu Pires 1416. #77 Francisco Horta 1317. #44 Gustavo Farah 1218. #56 Peter Ferter 1119. #85 Eduardo Menossi 1020. #17 Ricardo Fontanari 821. #74 Piero Cifali 622. #33 Bruno Campos 423. #25 Paulo Sousa 3

Carrera Sport1. #88 Georgios Frangulis 30 pontos2. #199 Nelson Marcondes 233. #70 Lucas Salles 204. #555 Ayman Darwich 195. #800 Raijan Mascarello 156. #888 Lineu Pires 137. #87 Nelson Monteiro 108. #77 Francisco Horta 79. #85 Eduardo Menossi 610. #17 Ricardo Fontanari 511. #56 Peter Ferter 4

Carrera Rookie1. #9 Edu Guedes 33 pontos2. #121 João Barbosa 273. #44 Gustavo Farah 234. #74 Piero Cifali 145. #33 Bruno Campos 116. #25 Paulo Sousa 97. #99 Nasser Aboultaif 7

Sprint Challenge1. #3 Cristian Mohr 47 pontos2. #5 Marcelo Tomasoni 443. #1 Urubatan Junior 434. #66 Sadak Leite 425. #16 Antonio Junqueira 356. #72 Antonella Bassani 347. #21 Miguel Mariotti 278. #002 Junior Dinardi 259. #57 Ramon Alcaraz 2310. #100 Seba Malucelli 2311. #71 SangHo Kim 2212. #139 Célio Brasil 1613. #77 Josimar Junior 1514. #133 Israel Salmen 1415. #15 Artur Ramos 1116. #7 Luiz Souza 1117. #19 Walter Lester 918. #51 Americo Lanzoni 919. #14 André Gaidzinski 920. #38 Eric Santos 3

Challenge Sport1. #16 Antonio Junqueira 30 pontos2. #66 Sadak Leite 283. #57 Ramon Alcaraz 174. #100 Seba Malucelli 175. #002 Junior Dinardi 166. #71 SangHo Kim 167. #15 Artur Ramos 78. #139 Célio Brasil 79. #19 Walter Lester 510. #133 Israel Salmen 511. #14 André Gaidzinski 4

Challenge Rookie1. #139 Célio Brasil 33 pontos2. #133 Israel Salmen 273. #7 Luiz Souza 234. #51 Americo Lanzoni 195. #38 Eric Santos 6

Drive To Survive: erros e acertos da 5ª temporada da série da F1. Cadê Interlagos e Vettel?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Ferrari renovada, Mercedes melhor e Red Bull bem? Que F1 teremos em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Vitória por 0,1 segundo na Porsche Cup em Interlagos
Próximo artigo Porsche Cup: Leite vence na Challenge e Tomasoni é destaque com grande recuperação

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil