Porsche Cup Interlagos I - Endurance

Porsche Cup: Dupla Salas e Lara brilha e vence em Interlagos

Na GT3 Cup, a vitória ficou com Rafael Suzuki e Lucas Salles, que haviam conseguido a pole na sexta-feira

Guilherme Salas e Fran Lara

Neste sábado (14) aconteceu a primeira etapa da Porsche Endurance Series, no Autódromo de Interlagos. A dupla Guilherme Salas e Fran Lara brilhou, praticamente do início ao fim, além de terem visto os concorrentes mais próximos, o #7 de Dennis Dirani e Miguel Paludo, e o #1 de Thiago Camilo e Alceu Feldmann, com problemas em seus carros.

A dupla também ficou com a vitória na classe Sport na Carrera Cup. Na Trophy, Enzo Elias e Jeff Giassi foram os melhores, chegando na segunda posição no geral.

Na categoria GT3 Cup, Rafael Suzuki e Lucas Salles converteram a pole em vitória, na 15ª posição no geral. Beto Gresse e Lineu Pires foram os melhores na Sport e a dupla Marcio Mauro e Paulo Totaro foram os melhores na Trophy.

Entre os 'novatos', Pietro Fittipaldi foi o nono colocado na geral, quinto na Sport, junto com Rodrigo Mello. Rubens Barrichello viu problemas do carro #11 com Pedro Boesel e terminou oito voltas atrás. Tony Kanaan, que fez par com Caio Castro, foi o quarto colocado na GT3 Cup, segundo na classe Sport.

A CORRIDA

Guilherme Salas pulou à frente logo após a largada, deixando Renan Pizii na segunda posição. No primeiro giro, o safety car entrou por conta do carro de Ayman Darwich que ficou parado na pista. Na relargada, Salas manteve a ponta e Miguel Paludo conseguiu o segundo posto na sexta volta. Na GT3 Cup, Sergio Jimenez começou com tudo e ficou à frente na categoria.

A partir da 16ª volta, começaram os primeiros pits, com Werner Neugebauer – que era o quarto colocado - sendo o primeiro entre os ponteiros no 18º giro. O mesmo aconteceu com Pedro Boesel, companheiro de Rubens Barrichello.

Salas, que tinha diferença de mais de oito segundos para o segundo colocado, fez sua primeira parada com 22 voltas, cedendo o lugar a Fran Lara. Paludo assumiu a liderança, para fazer seu primeiro pit stop apenas na 28ª volta.

Antes, na 27ª, Pedro Boesel apresentou problemas no carro #11 e ficou parado na subida da Junção e foi recolhido pelo resgate sem a necessidade de amarela.

Ao mesmo tempo, para apimentar a competição, uma chuva fina começava a cair sobre o autódromo, mas sem continuidade. Na 30ª volta, Barrichello entrava pela primeira vez, com o carro reserva, já que o #11 de Boesel não estava em condições.

Após todos pararem pela primeira vez, Fran Lara colocava o carro #3 na frente novamente, seguido de Dennis Dirani, Werner Neugebauer, Thiago Camilo e Jeff Giassi. Na GT3 Cup, Matheus Iorio comandava.

Quase na metade da corrida, Lara fazia a segunda para de seu carro, em uma estratégia diferente da dos outros ponteiros. Enquanto isso, Suzuki assumia a liderança na GT3 Cup.

Dirani entrava para a segunda parada na 49ª volta, com Camilo fazendo o mesmo. Ambos não precisaram sair de seus carros, já que Paludo e Feldmann já haviam feito o número mínimo de voltas que o regulamento impõe. 

Na 50ª volta, o pneu do carro de Átila Abreu estourou. O companheiro de Leo Sanchez estava com o carro reserva, já que o 'titular' apresentou problemas antes mesmo da largada.

Na saída de Dennis Dirani, o carro #3 de Lara conseguiu recuperar a liderança, além de Camilo na terceira posição. Mas, no 51º giro, o carro #7 de Dirani parou na pista, assim como as pretenções de vitória.

Na 52ª volta, Lara fazia a terceira parada, o que seria a última da corrida. Na 54ª, quem ficava lento na pista era o #1 de Thiago Camilo.

A briga nas voltas finais se concentrou em Salas e Enzo Elias, que voltava à pista em segundo, mas a 16 segundos do líder. Na GT3 Cup Suzuki aparecia à frente, para não precisar parar mais.

 E ficou assim: Salas e Lara venceram na Carrera Cup e Suzuki e Salles pela GT3 Cup.

A segunda etapa da Porsche Endurance Series acontece no dia 16 de outubro, em Goiânia.

Resultado final

  1. #3 Francisco Lara e Guilherme Salas* 2:15:27.829
  2. #73 Enzo Elias e Jeff Giassi** +16.465
  3. #8 Werner Neugebauer e Fabio Carbone +24.249
  4. #80 Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande* +31.080
  5. #16 Renan Pizii e Danilo Dirani* +35.577
  6. #90 Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio* +39.711
  7. #9 Franco Giaffone e Cesar Ramos** +51.560
  8. #20 Pedro Aguiar e Ricardo Zonta +54.172
  9. #29 Rodrigo Mello e Pietro Fittipaldi* +56.942
  10. #199 Nelson Marcondes e Renan Guerra** +58.779
  11. #88 Georgios Frangulis e Gaetano di Mauro** +1:14.548
  12. #85 Eduardo Menossi e Diego Nunes** +1:27.725
  13. #0 Daniel Schneider e Cacá Bueno* -1 volta
  14. #121 João Barbosa e João Gonçalves** -1volta
  15. #19 Lucas Salles e Rafael Suzuki -1volta
  16. #87 Nelson Monteiro e Alan Hellmeister -2 voltas
  17. #888 Lineu Pires e Beto Gresse* -2 voltas
  18. #22 Caio Castro e Tony Kanaan* -2 voltas
  19. #145 Carlos Renaux e Vitor Baptista -2 voltas
  20. #45 Paulo Totaro e Marcio Mauro** -2 voltas
  21. #817 SangHo Kim e Vitor Genz** -2 voltas
  22. #12 Edson dos Reis e Sergio Jimenez** -3 voltas
  23. #17 Ricardo Fontanari e Matheus Iorio* -3 voltas
  24. #117 Guilherme Bottura e Gabriel Robe* -3 voltas
  25. #32 Paulo Sousa e Galid Osman* -3 voltas
  26. #15 Leonardo Sanchez e Átila Abreu* -3 voltas
  27. #77 Francisco Horta e William Freire** -4 voltas
  28. #10 Sergio Laurentys e Henrique Tielas** -4 voltas
  29. #1 Alceu Feldmann e Thiago Camilo -5 voltas
  30. #23 Marco Pisani e Vinicius Valle** -6 voltas
  31. #11 Pedro Boesel e Rubens Barrichello -7 voltas
  32. #440 Carol Aranha e Raphael Abbate** -9 voltas

DNF

#7 Miguel Paludo e Dennis Dirani 1:37.628

#555 Ayman Darwich e Nicolas Costa* 1:39.816

#880 Gustavo Farah e Pedro Nunes** 1:41.554

#99 Edu Guedes e Bruno Campos** 1:43.86

*Sport

**Trophy

 

 

Veja como foi

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Qual piloto merece uma segunda chance na F1?

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Porsche Cup: Amizade é combustível para parceria entre Eduardo Azevedo e Ricardo Maurício
Próximo artigo Porsche Cup: Salas exalta ritmo em Interlagos, mas não vê perfeição em corrida

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil