Porsche Cup: Dupla Salas e Lara brilha e vence em Interlagos
Na GT3 Cup, a vitória ficou com Rafael Suzuki e Lucas Salles, que haviam conseguido a pole na sexta-feira
Neste sábado (14) aconteceu a primeira etapa da Porsche Endurance Series, no Autódromo de Interlagos. A dupla Guilherme Salas e Fran Lara brilhou, praticamente do início ao fim, além de terem visto os concorrentes mais próximos, o #7 de Dennis Dirani e Miguel Paludo, e o #1 de Thiago Camilo e Alceu Feldmann, com problemas em seus carros.
A dupla também ficou com a vitória na classe Sport na Carrera Cup. Na Trophy, Enzo Elias e Jeff Giassi foram os melhores, chegando na segunda posição no geral.
Na categoria GT3 Cup, Rafael Suzuki e Lucas Salles converteram a pole em vitória, na 15ª posição no geral. Beto Gresse e Lineu Pires foram os melhores na Sport e a dupla Marcio Mauro e Paulo Totaro foram os melhores na Trophy.
Entre os 'novatos', Pietro Fittipaldi foi o nono colocado na geral, quinto na Sport, junto com Rodrigo Mello. Rubens Barrichello viu problemas do carro #11 com Pedro Boesel e terminou oito voltas atrás. Tony Kanaan, que fez par com Caio Castro, foi o quarto colocado na GT3 Cup, segundo na classe Sport.
A CORRIDA
Guilherme Salas pulou à frente logo após a largada, deixando Renan Pizii na segunda posição. No primeiro giro, o safety car entrou por conta do carro de Ayman Darwich que ficou parado na pista. Na relargada, Salas manteve a ponta e Miguel Paludo conseguiu o segundo posto na sexta volta. Na GT3 Cup, Sergio Jimenez começou com tudo e ficou à frente na categoria.
A partir da 16ª volta, começaram os primeiros pits, com Werner Neugebauer – que era o quarto colocado - sendo o primeiro entre os ponteiros no 18º giro. O mesmo aconteceu com Pedro Boesel, companheiro de Rubens Barrichello.
Salas, que tinha diferença de mais de oito segundos para o segundo colocado, fez sua primeira parada com 22 voltas, cedendo o lugar a Fran Lara. Paludo assumiu a liderança, para fazer seu primeiro pit stop apenas na 28ª volta.
Antes, na 27ª, Pedro Boesel apresentou problemas no carro #11 e ficou parado na subida da Junção e foi recolhido pelo resgate sem a necessidade de amarela.
Ao mesmo tempo, para apimentar a competição, uma chuva fina começava a cair sobre o autódromo, mas sem continuidade. Na 30ª volta, Barrichello entrava pela primeira vez, com o carro reserva, já que o #11 de Boesel não estava em condições.
Após todos pararem pela primeira vez, Fran Lara colocava o carro #3 na frente novamente, seguido de Dennis Dirani, Werner Neugebauer, Thiago Camilo e Jeff Giassi. Na GT3 Cup, Matheus Iorio comandava.
Quase na metade da corrida, Lara fazia a segunda para de seu carro, em uma estratégia diferente da dos outros ponteiros. Enquanto isso, Suzuki assumia a liderança na GT3 Cup.
Dirani entrava para a segunda parada na 49ª volta, com Camilo fazendo o mesmo. Ambos não precisaram sair de seus carros, já que Paludo e Feldmann já haviam feito o número mínimo de voltas que o regulamento impõe.
Na 50ª volta, o pneu do carro de Átila Abreu estourou. O companheiro de Leo Sanchez estava com o carro reserva, já que o 'titular' apresentou problemas antes mesmo da largada.
Na saída de Dennis Dirani, o carro #3 de Lara conseguiu recuperar a liderança, além de Camilo na terceira posição. Mas, no 51º giro, o carro #7 de Dirani parou na pista, assim como as pretenções de vitória.
Na 52ª volta, Lara fazia a terceira parada, o que seria a última da corrida. Na 54ª, quem ficava lento na pista era o #1 de Thiago Camilo.
A briga nas voltas finais se concentrou em Salas e Enzo Elias, que voltava à pista em segundo, mas a 16 segundos do líder. Na GT3 Cup Suzuki aparecia à frente, para não precisar parar mais.
E ficou assim: Salas e Lara venceram na Carrera Cup e Suzuki e Salles pela GT3 Cup.
A segunda etapa da Porsche Endurance Series acontece no dia 16 de outubro, em Goiânia.
Resultado final
- #3 Francisco Lara e Guilherme Salas* 2:15:27.829
- #73 Enzo Elias e Jeff Giassi** +16.465
- #8 Werner Neugebauer e Fabio Carbone +24.249
- #80 Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande* +31.080
- #16 Renan Pizii e Danilo Dirani* +35.577
- #90 Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio* +39.711
- #9 Franco Giaffone e Cesar Ramos** +51.560
- #20 Pedro Aguiar e Ricardo Zonta +54.172
- #29 Rodrigo Mello e Pietro Fittipaldi* +56.942
- #199 Nelson Marcondes e Renan Guerra** +58.779
- #88 Georgios Frangulis e Gaetano di Mauro** +1:14.548
- #85 Eduardo Menossi e Diego Nunes** +1:27.725
- #0 Daniel Schneider e Cacá Bueno* -1 volta
- #121 João Barbosa e João Gonçalves** -1volta
- #19 Lucas Salles e Rafael Suzuki -1volta
- #87 Nelson Monteiro e Alan Hellmeister -2 voltas
- #888 Lineu Pires e Beto Gresse* -2 voltas
- #22 Caio Castro e Tony Kanaan* -2 voltas
- #145 Carlos Renaux e Vitor Baptista -2 voltas
- #45 Paulo Totaro e Marcio Mauro** -2 voltas
- #817 SangHo Kim e Vitor Genz** -2 voltas
- #12 Edson dos Reis e Sergio Jimenez** -3 voltas
- #17 Ricardo Fontanari e Matheus Iorio* -3 voltas
- #117 Guilherme Bottura e Gabriel Robe* -3 voltas
- #32 Paulo Sousa e Galid Osman* -3 voltas
- #15 Leonardo Sanchez e Átila Abreu* -3 voltas
- #77 Francisco Horta e William Freire** -4 voltas
- #10 Sergio Laurentys e Henrique Tielas** -4 voltas
- #1 Alceu Feldmann e Thiago Camilo -5 voltas
- #23 Marco Pisani e Vinicius Valle** -6 voltas
- #11 Pedro Boesel e Rubens Barrichello -7 voltas
- #440 Carol Aranha e Raphael Abbate** -9 voltas
DNF
#7 Miguel Paludo e Dennis Dirani 1:37.628
#555 Ayman Darwich e Nicolas Costa* 1:39.816
#880 Gustavo Farah e Pedro Nunes** 1:41.554
#99 Edu Guedes e Bruno Campos** 1:43.86
*Sport
**Trophy
Veja como foi
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST: Qual piloto merece uma segunda chance na F1?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.