Relato de classificação
Porsche Cup Termas de Río Hondo - Endurance

Porsche Cup: Paludo e Hellmeister cravam pole na Argentina; Tomasoni e Campos 'voam' na Challenge

Grid define a ordem da classificação para a corrida endurance neste domingo, a partir das 12h30 (Brasília)

Classificação; Carrera; Porsche; Etapa 7

A Porsche Cup Brasil já tem a dupla que irá largar na pole neste domingo na corrida endurance da categoria em Termas de Río Hondo. Miguel Paludo e Allan Hellmeister, no carro #7, foram os mais rápidos e irão ocupar a primeira marca. O tempo feito por eles na média foi de 1m41s811.

Leia também:

Lucas Salles e Rafael Suzuki estarão ao lado dos poles. Marçal Muller e Enzo Elias e Guilherme Salas e Alceu Feldmann completam a segunda fila. Na Sprint Challenge, Marcelo Tomasoni Gerson Campos ficaram com o primeiro lugar - com isso, a dupla do carro #15 larga da 24ª colocação na tabela geral da corrida.

Carrera

Com 50 minutos disponíveis para poder conseguir o melhor tempo entre todas as duplas, a sessão começou devagar, com os pilotos estudando a pista, deixando ela esfriar um pouco para ir em busca do melhor tempo. 

Porém, foi apenas com 15 minutos que a maior parte dos carros realmente começaram a ir em busca das voltas rápidas. Guilherme Salas, dupla de Alceu Feldmann, colocou a primeira marca a ser batida: 1m42s655. Pouco depois, a primeira escapada aconteceu, Lineu Pires perdeu o controle do carro e foi para fora do traçado.

Com o passar da sessão, a briga de quem ficaria com a pole foi tomando forma. Miguel Paludo, segundo colocado, tinha uma diferença de apenas 0s467 para Salas, que era o líder da sessão. Na média dos pilotos, no entanto, Costa e Monteira eram os líderes estavam se dando melhor sendo seguidos por Piquet e Menossi.

O relógio marcava 30 minutos, quando Nelsinho Piquet deu um salto para o terceiro lugar na sessão levando a média da dupla para o top 3. Rafael Suzuki, contudo, apareceu na sequência cravando o melhor tempo até então com 1m41s500.

E foi a partir daí que a disputa pela pole começou de fato. Hellmeister desafiou o tempo feito por Suzuki, ficando 0.001s a frente, contudo, o piloto do carro 70 voou na pista e quebrou o recorde - antes de Enzo Elias - fazendo 1m41s385. Mesmo com o tempo voador, a dupla não assumiu a liderança na média.

Com o cronômetro chegando aos minutos finais da sessão, as duplas completaram suas voltas - indo até o máximo de 15  - mas, foram insuficientes para fazer com que a liderança saísse das mãos de Paludo e Hellmeister. 

Sprint

Com menos carros que na Cup, a Challenge foi para pista pouco depois. Os pilotos tinham 40 minutos para conseguir cravar a pole na categoria para largar do lugar principal na corrida do domingo.

A classificação começou tranquila, mas pouco depois, Gabriel Robe - que divide o carro com Erick Santos - saiu da pista dando um toque 'of road' para a competição. Na sequência, Alcaraz - no mesmo ponto - também passou pelo lado de fora do traçado, rodou com o carro, mas conseguiu segurar o suficiente para que não atingisse o muro. 

No restante do tempo disponível, a sessão ocorreu sem complicações, com Tomasoni e Campos assumindo a liderança na média e conquistando a pole. Dirani e Brasil foram os mais rápidos na sessão, mas a soma das voltas feitas pelos dois pilotos do carro #139 não foram suficientes para converter a pole na classe.

GRID

1 - #7 Miguel Paludo e Alan Hellmeister - 1:41.8112 - #70 Lucas Salles e Rafael Suzuki* - 1:41.8193 - #544 Marçal Müller e Enzo Elias – 1:41.8774 - #1 Alceu Feldmann e Guilherme Salas – 1:41.8835 - #3 Franco Giaffone e Rubens Barrichello* - 1:42.0536 - #8 Werner Neugebauer e Ricardo Zonta – 1:42.1597 - #888 Lineu Pires e Beto Gresse* - 1:42.1658 - #56 Peter Ferter e Diego Nunes* - 1:42.2139 - #199 Nelson Marcondes e Luiz Razia* - 1:42.21510 - #87 Nelson Monteiro e Nicolas Costa* - 1:42.28411 - #85 Eduardo Menossi e Pedro Piquet* - 1:42.51712 - #25 Paulo Sousa e Galid Osman** - 1:42.57713 - #77 Francisco Horta e William Freire* - 1:42.67814 - #111 Fefo Barrichello e Dudu Barrichello - 1:42.67815 - #29 Rodrigo Mello e Thiago Vivacqua - 1:42.70216 - #80 Rouman Ziemkiewicz e Nelson Piquet Jr.* - 1:42.71717 - #27 Josimar Júnior e Sérgio Ramalho* - 1:42.87218 - #16 Marcelo Hahn e Allam Khodair* - 1:42.96219 - #15 Leo Sanchez e Átila Abreu** - 1:43.13620 - #555 Ayman Darwich e Ricardo Maurício* - 1:43.17321 - #12 Marco Pisani e Renan Guerra** - 1:43.48622 - #9 Edu Guedes e Renan Pizii** - 1:43.68023 - #74 Piero Cifali e André Bragantini Jr.** - 1:44.43124 - #5 Marcelo Tomasoni e Gerson Campos – 1:44.92325 - #2 Luiz Souza e Bruno Bonifácio** - 1:45.43226 - #66 Sadak Leite e Fabio Carbone* - 1:45.64727 - #777 Franco Farina e Ianina Zanazzi – 1:46.04028 - #38 Eric Santos e Gabriel Robe** - 1:46.54129 - #14 Luiz Landi e Bruno Xavier** - 1:46.83030 - #44 Giuliano Bertucelli e Pietro Rimbano** - 1:46.83431 - #57 Ramon Alcaraz e Márcio Mauro* - 1:46.84132 - #139 Célio Brasil e Danilo Dirani** - 1:47.18733 - #45 Paulo Totaro e Matheus Roque** - 1:49.83234 - #133 Israel Salmen e Rafael Martins** - 1:49.976

Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Motorsport.com debate Ferrari pós-Monza, futuro de Sainz e possibilidade de Palou na F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior AO VIVO: Assista à classificação da Porsche Cup em Termas de Río Hondo, na Argentina
Próximo artigo Porsche Cup: Dudu e Fefo Barrichello largam na sétima fila na etapa de Termas de Río Hondo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil