Porsche Cup: Paludo e Hellmeister cravam pole na Argentina; Tomasoni e Campos 'voam' na Challenge
Grid define a ordem da classificação para a corrida endurance neste domingo, a partir das 12h30 (Brasília)
A Porsche Cup Brasil já tem a dupla que irá largar na pole neste domingo na corrida endurance da categoria em Termas de Río Hondo. Miguel Paludo e Allan Hellmeister, no carro #7, foram os mais rápidos e irão ocupar a primeira marca. O tempo feito por eles na média foi de 1m41s811.
Lucas Salles e Rafael Suzuki estarão ao lado dos poles. Marçal Muller e Enzo Elias e Guilherme Salas e Alceu Feldmann completam a segunda fila. Na Sprint Challenge, Marcelo Tomasoni e Gerson Campos ficaram com o primeiro lugar - com isso, a dupla do carro #15 larga da 24ª colocação na tabela geral da corrida.
Carrera
Com 50 minutos disponíveis para poder conseguir o melhor tempo entre todas as duplas, a sessão começou devagar, com os pilotos estudando a pista, deixando ela esfriar um pouco para ir em busca do melhor tempo.
Porém, foi apenas com 15 minutos que a maior parte dos carros realmente começaram a ir em busca das voltas rápidas. Guilherme Salas, dupla de Alceu Feldmann, colocou a primeira marca a ser batida: 1m42s655. Pouco depois, a primeira escapada aconteceu, Lineu Pires perdeu o controle do carro e foi para fora do traçado.
Com o passar da sessão, a briga de quem ficaria com a pole foi tomando forma. Miguel Paludo, segundo colocado, tinha uma diferença de apenas 0s467 para Salas, que era o líder da sessão. Na média dos pilotos, no entanto, Costa e Monteira eram os líderes estavam se dando melhor sendo seguidos por Piquet e Menossi.
O relógio marcava 30 minutos, quando Nelsinho Piquet deu um salto para o terceiro lugar na sessão levando a média da dupla para o top 3. Rafael Suzuki, contudo, apareceu na sequência cravando o melhor tempo até então com 1m41s500.
E foi a partir daí que a disputa pela pole começou de fato. Hellmeister desafiou o tempo feito por Suzuki, ficando 0.001s a frente, contudo, o piloto do carro 70 voou na pista e quebrou o recorde - antes de Enzo Elias - fazendo 1m41s385. Mesmo com o tempo voador, a dupla não assumiu a liderança na média.
Com o cronômetro chegando aos minutos finais da sessão, as duplas completaram suas voltas - indo até o máximo de 15 - mas, foram insuficientes para fazer com que a liderança saísse das mãos de Paludo e Hellmeister.
Sprint
Com menos carros que na Cup, a Challenge foi para pista pouco depois. Os pilotos tinham 40 minutos para conseguir cravar a pole na categoria para largar do lugar principal na corrida do domingo.
A classificação começou tranquila, mas pouco depois, Gabriel Robe - que divide o carro com Erick Santos - saiu da pista dando um toque 'of road' para a competição. Na sequência, Alcaraz - no mesmo ponto - também passou pelo lado de fora do traçado, rodou com o carro, mas conseguiu segurar o suficiente para que não atingisse o muro.
No restante do tempo disponível, a sessão ocorreu sem complicações, com Tomasoni e Campos assumindo a liderança na média e conquistando a pole. Dirani e Brasil foram os mais rápidos na sessão, mas a soma das voltas feitas pelos dois pilotos do carro #139 não foram suficientes para converter a pole na classe.
GRID
1 - #7 Miguel Paludo e Alan Hellmeister - 1:41.811
2 - #70 Lucas Salles e Rafael Suzuki* - 1:41.819 3 - #544 Marçal Müller e Enzo Elias – 1:41.877 4 - #1 Alceu Feldmann e Guilherme Salas – 1:41.883 5 - #3 Franco Giaffone e Rubens Barrichello* - 1:42.053 6 - #8 Werner Neugebauer e Ricardo Zonta – 1:42.159 7 - #888 Lineu Pires e Beto Gresse* - 1:42.165 8 - #56 Peter Ferter e Diego Nunes* - 1:42.213 9 - #199 Nelson Marcondes e Luiz Razia* - 1:42.215 10 - #87 Nelson Monteiro e Nicolas Costa* - 1:42.284 11 - #85 Eduardo Menossi e Pedro Piquet* - 1:42.517 12 - #25 Paulo Sousa e Galid Osman** - 1:42.577 13 - #77 Francisco Horta e William Freire* - 1:42.678 14 - #111 Fefo Barrichello e Dudu Barrichello - 1:42.678 15 - #29 Rodrigo Mello e Thiago Vivacqua - 1:42.702 16 - #80 Rouman Ziemkiewicz e Nelson Piquet Jr.* - 1:42.717 17 - #27 Josimar Júnior e Sérgio Ramalho* - 1:42.872 18 - #16 Marcelo Hahn e Allam Khodair* - 1:42.962 19 - #15 Leo Sanchez e Átila Abreu** - 1:43.136 20 - #555 Ayman Darwich e Ricardo Maurício* - 1:43.173 21 - #12 Marco Pisani e Renan Guerra** - 1:43.486 22 - #9 Edu Guedes e Renan Pizii** - 1:43.680 23 - #74 Piero Cifali e André Bragantini Jr.** - 1:44.431 24 - #5 Marcelo Tomasoni e Gerson Campos – 1:44.923 25 - #2 Luiz Souza e Bruno Bonifácio** - 1:45.432 26 - #66 Sadak Leite e Fabio Carbone* - 1:45.647 27 - #777 Franco Farina e Ianina Zanazzi – 1:46.040 28 - #38 Eric Santos e Gabriel Robe** - 1:46.541 29 - #14 Luiz Landi e Bruno Xavier** - 1:46.830 30 - #44 Giuliano Bertucelli e Pietro Rimbano** - 1:46.834 31 - #57 Ramon Alcaraz e Márcio Mauro* - 1:46.841 32 - #139 Célio Brasil e Danilo Dirani** - 1:47.187 33 - #45 Paulo Totaro e Matheus Roque** - 1:49.832 34 - #133 Israel Salmen e Rafael Martins** - 1:49.976Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Motorsport.com debate Ferrari pós-Monza, futuro de Sainz e possibilidade de Palou na F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.